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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Período e ambiente escolar

Tania de Carvalho Spada

Fonte: Shutterstock.

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sem medo de errar

Na situação-problema desta seção, conhecemos um professor de Educação Física que dá aulas no ensino médio e precisa inserir em suas aulas a promoção de saúde e qualidade de vida.

Os desafios encontrados por esse professor começam pela falta de capacitação para tratar sobre temas como saúde mental, meio ambiente, relações sociais e comportamento de risco. Além da formação do professor, outros fatores podem dificultar esse processo por parte dos alunos, como baixa condição socioeconômica, falta de conhecimento sobre o tema e manutenção de comportamentos de risco.

O professor deve iniciar pela própria capacitação e aprofundamento sobre o tema, além do planejamento das aulas.

Os diferentes temas que influenciam a qualidade de vida podem ser abordados em aulas diferentes, ou é possível combinar temas em uma mesma aula. Por exemplo, no mesmo dia, podem ser tratados os temas “atividade física” e “saúde mental”, fazendo uma correlação entre os dois fatores.

O professor deve planejar qual ou quais temas serão expostos durante a aula, explicando sua importância para a qualidade de vida e expondo quais atitudes e comportamentos devem ser adotados ou evitados. É preciso que os alunos sejam incentivados a participar ativamente das discussões, expondo seus pontos de vistas, dúvidas e experiências. Para a parte expositiva da aula, quando o tema é abordado, profissionais de fora ou de dentro da escola, assim como pessoas da comunidade, podem ser convidados para falar sobre determinados assuntos específicos, com os quais têm experiência.

Após a exposição e discussão do tema, que podem ser realizadas por meio de uma roda de conversa, inicia-se a parte prática da aula. Nessa parte, o professor pode realizar uma atividade que contextualize a temática debatida. As atividades podem ser esportivas, lúdicas, musicais, com dinâmicas educativas ou jogos cooperativos.

Alguns exemplos de atividades que podem ser feitas para representar os diferentes fatores que influenciam a qualidade de vida:

Essa poderia ser uma opção de prática dentro das perspectivas dos questionamentos levantados nesta situação, vá em frente e indique uma nova possibilidade de resposta, pois a partir do que discutimos nesta seção, você tem plenas condições.

Avançando na prática

Participação da família e da comunidade em um projeto de promoção de qualidade de vida escolar

Nesta problemática, acompanharemos um profissional da educação física que atua como professor em uma escola infantil e faz parte de um conselho formado para desenvolver um projeto de qualidade de vida na escola.

O objetivo desse conselho é desenvolver ações que proporcionem mais qualidade de vida para toda a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários) e que estimulem a participação da família dos alunos e da comunidade vizinha.

O grande desafio desse projeto é contar com a parceria da comunidade e das famílias, já que muitas delas não acompanham de maneira ativa a vida escolar das crianças e jovens.

Como o profissional pode colaborar nesse conselho, propondo ações que estimulem a participação das famílias e da comunidade na promoção de qualidade de vida escolar? Pense em ações relacionadas às atividades corporais.

Para atender a essa proposta, o profissional pode realizar um planejamento com atividades recreativas e eventos esportivos.

As ações devem ser planejadas e, para isso, será necessária a elaboração de um cronograma. Para facilitar a participação da família, as ações devem ocorrer aos finais de semana, podendo ser um final de semana por mês ou alguns finais de semana seguidos, por tempo limitado.

O professor pode propor campeonatos esportivos e convidar os pais para assistirem, ou pode promover gincanas que contem com a participação dos familiares em algumas brincadeiras. O comércio local pode participar, apoiando as iniciativas por meio da doação de prêmios aos alunos.

Muitas ações podem ser propostas nesse contexto, mas devem ser factíveis, possíveis de realizar no ambiente escolar.

Destacamos que essa poderia ser uma maneira de atender aos questionamentos desta situação, você percebe outras possibilidades? Vamos lá, exercite os conhecimentos adquiridos! 

Bons estudos!

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