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Não pode faltar

Através da cultura e do lazer

Tania de Carvalho Spada

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Praticar para aprender

Nesta seção, ampliaremos os conhecimentos sobre diferentes possibilidades de promoção de atividade física, coletivas ou individuais, e de lazer; identificaremos, também, as barreiras e as oportunidades para a prática, e reforçaremos a importância do profissional de educação física na promoção da saúde.

As práticas de aventura podem ser realizadas na natureza (terra, água ou ar) ou no meio urbano, possibilitando a aproximação do homem com a natureza e melhorando o condicionamento físico, a saúde e a qualidade de vida. A procura por essas atividades tem aumentado a cada dia, uma vez que elas proporcionam a superação de limites, o controle das emoções e a liberação de adrenalina.

Outra possibilidade que se tornou necessária devido ao isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 foi o lazer dentro de casa, com isso, as pessoas tiveram de reinventar suas formas de lazer.

A forma de lazer escolhida deve ser prazerosa, senão não poderá ser identificada como lazer; é por isso que as atividades escolhidas devem estar de acordo com o gosto e a preferência pessoal.

Nem todos têm as mesmas possibilidades de lazer; as condições socioeconômicas dificultam diversas práticas devido à falta de recursos financeiros. Além das barreiras socioeconômicas, fatores como clima, segurança, companhia para a prática, condições físicas e falta de tempo também dificultam a prática de atividades físicas de lazer.

Nesse contexto, o profissional de educação física planeja, organiza e realiza atividades de lazer em diferentes áreas, como hotéis, clubes, condomínios, cruzeiros, etc., promovendo movimento e diversão aos praticantes.

São amplas as áreas de atuação desse profissional, que, além de divertir, ensinar, instruir e treinar seus alunos, proporciona saúde e qualidade de vida. Trata-se de um profissional polivalente, que promove a saúde e o bem-estar nas suas diferentes áreas de atuação, seja por meio da prescrição de atividades físicas, da conscientização sobre a importância da manutenção de hábitos de vida saudável ou da motivação para uma vida ativa.

Ampliaremos nossos conhecimentos sobre as possiblidades de lazer examinando o caso de um profissional de educação física que precisa organizar um evento de lazer em sua cidade.

O evento é gratuito e será aberto a toda comunidade, tendo sido financiado por uma parceria entre Prefeitura Municipal e empresas locais.

Esse evento ocorrerá em um único dia, pelo período de cinco horas, e tem como objetivo proporcionar atividades de lazer para diferentes públicos, além de conscientizar sobre a importância da manutenção de um estilo de vida saudável e de motivar a prática de exercícios.

Esse profissional deverá organizar, planejar e comandar as equipes que atuarão em cada atividade durante o evento.

O grande desafio é organizar um evento grande pela primeira vez, dando conta de planejar atividades que, a um só tempo, se adequem a um público diverso e despertem o interesse de todos, independentemente da idade. Outro desafio é planejar as atividades sem saber ao certo a quantidade de pessoas que comparecerão, uma vez que o evento é aberto à comunidade e está acontecendo pela primeira vez na cidade.

O papel do professor, nesse contexto, é promover ações que estimulem a mudança de hábitos e que mostrem que há diferentes possibilidades de prática de atividades físicas de lazer.

As modalidades escolhidas devem ser diferentes, variadas e inovadoras, capazes de despertar a curiosidade e o interesse das pessoas e estimulá-las a modificar seu estilo de vida. Como o intuito é promover mudança no estilo de vida, é interessante que sejam atividades mais acessíveis e fáceis de praticar posteriormente.

Esse profissional deverá elaborar um planejamento contendo todas as atividades, seus objetivos, a faixa etária proposta, os materiais e equipamentos necessários e a quantidade de instrutores por atividade.

Quais atividades físicas de lazer podem ser propostas para esse contexto?

Como o planejamento deve ser elaborado?

Podemos ver que a atuação do profissional de educação física é muito ampla, e fica cada vez mais evidente, também, sua importância e consequente responsabilidade por trabalhar na promoção de mudanças nas vidas das pessoas.

Seja um agente modificador! Proporcione as melhores experiências, as práticas mais seguras e eficazes e motive seus alunos e clientes, pois esse é o papel de um grande profissional de educação física!

conceito-chave

Ampliando as possibilidades de momentos de lazer

Práticas de lazer na natureza

As práticas de lazer na natureza ampliam as possibilidades de lazer e aproximam o homem do ambiente natural. Muitos buscam essa possibilidade com o intuito de passear, de conhecer um lugar diferente, de descansar ou de praticar alguma atividade física.

São atividades que buscam a superação de limites, o controle das emoções e a liberação de adrenalina, representando um tipo de prática que tem crescido e que engloba diferentes faixas etárias, classes sociais e condições físicas (MARINHO, 2006).

O lazer na natureza vai desde práticas corporais, como caminhar, nadar, escalar e surfar, até aquelas relacionadas ao turismo, como conhecer outros lugares, ter novas experiências, descansar e repousar.

Atividades de aventura

As práticas de aventura vêm crescendo a cada dia, prova disso é o aumento do número de praticantes e o surgimento de novas modalidades. Esse crescimento pode estar relacionado à vontade do ser humano de experimentar novas sensações e emoções (LISBOA, 2019).

As atividades de aventura correspondem a práticas realizadas na natureza (terra, água ou ar) ou no meio urbano, e seus benefícios são: condicionamento físico, melhora da saúde psicológica, desenvolvimento das relações sociais, competição, recreação e lazer, além dos benefícios relacionados ao ambiente, como desenvolvimento local ambiental, econômico e sociocultural (LISBOA, 2019).

Essas práticas proporcionam a aproximação do homem com a natureza, e são motivadas pela imprevisibilidade do meio, relacionada ao risco e à incerteza, o que resulta, para muitas pessoas, na sensação de prazer pela experiência vivida (LISBOA, 2019).

As modalidades de aventura praticadas na natureza ou em ambientes urbanos podem ser classificadas em três grandes meios: terra, água e ar (BETRÁN, 2003; FRANCO, 2008 apud LISBOA, 2019).

  1. Modalidades terrestres: trekking (Figura 4.1), escalada, skate, esqui, trenó, mountain bike, caving ou espeleologia (Figura 4.2);
Figura 4.1 | Trekking    
Fonte: Shutterstock.
Figura 4.2 | Caving ou espeleologia
Fonte: Shutterstock.
  1. Modalidades aquáticas: canoagem, rafting (Figura 4.3), mergulho, cascading (descida de cachoeiras), surfe, windsurf, kitesurf (Figura 4.4);
Figura 4.3 | Rafting  
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Figura 4.4 | Kitesurf
Fonte: Shutterstock.
  1. Modalidades aéreas: paraquedismo, bungee jump, base jump (Figura 4.5), asa delta, balonismo, paraglider ou parapente (Figura 4.6).
Figura 4.5 | Base jump
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Figura 4.6 | Paraglider ou parapente
Fonte: Shutterstock.
  1. Dentre as atividades que podem ser realizadas no meio urbano, estão o skate, o parkour (Figura 4.7), bungee jump, rapel urbano, escalada (Figura 4.8), base jump, ciclismo e slackline.
Figura 4.7 | Parkour  
Fonte: Shutterstock.
Figura 4.8 | Escalada
Fonte: Shutterstock.

Prática do lazer em casa

O isolamento social, provocado pela pandemia de Covid-19, tornou necessária a adoção de um diferente modo de vida, modificando nossa forma de estudar, de trabalhar, de socializar com os amigos e com a família e também a nossa forma de buscar atividades de lazer.

Por conta disso, outras possibilidades de lazer foram (re)criadas ou voltaram a fazer parte da nossa rotina. Foi observado, por exemplo, um aumento na busca por plataformas digitais que disponibilizam entretenimento. Tiveram aumento, também, atividades como acesso às redes sociais, acesso aos canais de notícias, televisão, uso de plataformas digitais para reuniões e encontros online (CLEMENTE; STOPPA, 2020).

Houve, ainda, a realização de aulas de ginástica, dança, yoga, pilates, música, línguas, entre outras, no modo on-line. Porém, assim como em outras formas de lazer, os fatores socioeconômicos aparecem como barreiras a essas novas práticas, devido à restrição de espaço, à falta de materiais ou instrumentos, à falta de acesso à internet, ou à falta de recursos financeiros para custear as plataformas de streaming e aulas on-line.

Uma situação extrema fez com que o ser humano se readaptasse, criando novas possibilidades de lazer. É claro que a interação com o meio ambiente e com outras pessoas é fundamental ao ser humano, mas é muito importante conhecer novas possibilidades de lazer quando essas interações não são possíveis, como em casos de pessoas com limitações que as impedem de sair de casa, ou que vivem por um tempo prolongado em hospitais, ou ainda no caso da necessidade de isolamento social, provocada por uma pandemia, nesses casos, o entretenimento a partir de jogos de tabuleiro, jogos eletrônicos, encontros e bate-papos on-line, leitura, trabalhos manuais, tocar instrumentos, entre outros, são possibilidades de lazer.

Reflita

A promoção de atividades de aventura na educação física é uma proposta muito interessante, pois traz novas possibilidades de atuação, desperta a curiosidade e o interesse dos alunos, trabalha autoconfiança, autocuidado, habilidades motoras e condicionamento físico de uma maneira diferente. No entanto, a aplicação dessas atividades pode sofrer resistência por parte da escola ou dos pais por receio relacionado às questões de segurança. Qual sua opinião a respeito dessas atividades no ambiente escolar? Quais atividades de aventura poderiam ser exploradas nas aulas de Educação Física de forma segura?

Atividades de lazer individuais e coletivas

As atividades de lazer são aquelas que praticamos durante o ócio, de acordo com nossa vontade e gosto pessoal; elas podem ser classificadas em cinco tipos:

Além dessa classificação, há as atividades turísticas, motivadas pela mudança de rotina e pela vontade de conhecer outros lugares e vivenciar novas experiências, como passeios, viagens e excursões (CAMARGO, 2002 apud RIBEIRO, 2014).

O ideal seria vivenciar os diferentes tipos de lazer, porém, algumas barreiras, como acesso, tempo livre, condições financeiras, habilidades e medos, limitam novas vivências de participação em atividades de lazer, além da supervalorização do trabalho pela sociedade, que pode fazer com que o lazer seja menosprezado (RIBEIRO, 2014).

Exemplificando

Entre as diferentes possibilidades de lazer, há algumas que só são possíveis de se realizar em grupos, já outras podem ser realizadas individualmente. Grande parte das atividades físico-esportivas são coletivas (futebol, basquetebol e certas modalidades de ginástica) e algumas necessitam de, pelo menos, uma outra pessoa para praticá-las (lutas, tênis e dança de salão), entretanto, há modalidades de lazer que podem ser realizadas individualmente, como natação, corrida, caminhada, surfe, skate, ciclismo, além das atividades manuais, artísticas e intelectuais.

Nesse contexto, o profissional de educação física atua como professor, treinador ou instrutor das modalidades coletivas ou individuais, e treinador pessoal, ou personal trainer, somente para as modalidades individuais.

Relação afetiva e de prazer com atividades físicas: identificação das barreiras e possibilidades

As relações humanas são muito importantes para as pessoas e grande parte das atividades físicas de lazer proporcionam a interação social. As relações sociais durante a prática permitem a distração e o divertimento por meio do contato com outras pessoas, desse modo, além dos benefícios físicos, as atividades físicas de lazer também trazem benefícios sociais.

A relação da atividade escolhida com a sensação de prazer é essencial, senão essa atividade não poderá ser identificada como lazer. As escolhas devem ser feitas por meio da vontade, do gosto e das preferências pessoais para que se estabeleça uma relação afetiva com a prática. Porém, vale ressaltar que novas experiências devem ser experimentadas, o que significa que não é indicado permanecermos em uma zona de conforto. Experimentar é importante para que novas possibilidades surjam e novas experiências sejam vividas, formando novos gostos pessoais.

Em relação às atividades de lazer, há diferentes possibilidades, desde atividades mais elaboradas, ou que necessitam de maior recurso financeiro, até atividades mais simples ou gratuitas. Certas atividades, como corrida e caminhada, podem ser realizadas com a companhia de outras pessoas, ou ouvindo música, para que sejam mais motivadoras. Essas atividades não necessitam de recursos financeiros para sua prática. No entanto, há atividades que solicitam algum equipamento, como andar de bicicleta, praticar atividades de aventura ou ginástica, por isso implicam na disponibilidade de certo recurso financeiro. Já atividades como jogar golfe, praticar pilates, yoga e ballet são ainda mais restritas, pois são mais caras e por isso requerem do praticante maior recurso financeiro.

Barreiras para a prática de atividades físicas de lazer

Há algumas barreiras que restringem a prática do lazer, e a maioria delas está relacionada às condições socioeconômicas, que reduzem o acesso a diversas possibilidades de lazer.

Referente ao lazer em casa, as barreiras encontradas são: falta de espaço, de materiais, de equipamentos, de jogos, de livros e de acesso à internet e a plataformas de streaming.

As barreiras para a prática da atividade física de lazer foram classificadas, por Vieira e Silva (2019), em diferentes aspectos:

A falta de tempo corresponde a uma barreira importante; para os adolescentes, há uma grande preocupação com o vestibular e o ingresso na universidade. Para os adultos, a jornada de trabalho é uma das principais causas associadas à falta de tempo (ALMEIDA; CUNHA, 2003 apud VIEIRA; SILVA, 2019).

Novos hábitos para a construção da melhora da qualidade de vida: o papel do profissional de educação física na promoção da saúde

As áreas de atuação do profissional de educação física são muito amplas, englobando diferentes modalidades e nichos. Para que essa atuação seja eficaz e responsável, o profissional deve ser preparado para atuar em determinados setores da Educação Física.

No lazer, ele pode atuar em diferentes áreas e prestar serviço para diferentes órgãos, conforme aponta Ribeiro (2014):

A atuação desses profissionais, diferentemente da maioria dos outros, ocorre, principalmente, aos finais de semana, feriados e períodos de férias, ou seja, no momento de folga da maioria das outras pessoas. Dentre suas funções, estão: planejar, organizar e realizar atividades de lazer; coordenar equipes de recreadores; e supervisionar e avaliar projetos de lazer (RIBEIRO, 2014).

Nas atividades físicas de lazer, o profissional de educação física tem o papel de tornar a atividade prazerosa, além de promover o movimento, demonstrando as diferentes facetas que a profissão tem de entreter, proporcionar o exercício e promover a saúde e a qualidade de vida. Trata-se de uma profissão admirável por proporcionar tantos benefícios, impactando os aspectos da qualidade de vida, incentivando a prática de exercícios físicos, promovendo a melhora da saúde física e mental, incentivando o bem-estar, o prazer e o divertimento, prevenindo doenças, promovendo bons hábitos de saúde e higiene e trabalhando os aspectos sociais. Nesse contexto, vemos que o profissional de educação física é polivalente, ocupando um lugar de grande importância na promoção da saúde.

Como promotor de saúde, o profissional de educação física: propõe e realiza práticas corporais; avalia os resultados da prática; conscientiza sobre hábitos de higiene e saúde; e motiva a adoção e a manutenção de um estilo de vida ativo.

Assimile

O Código de Ética dos Profissionais de Educação Física, publicado em 2015, regula o exercício da profissão e considera a Educação Física como atividade imprescindível à promoção da saúde e da qualidade de vida.

Destacamos, a seguir, alguns parágrafos pertinentes à temática da seção.

Das responsabilidades e deveres:

promover a Educação Física no sentido de que se constitua em meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seus beneficiários, através de uma educação efetiva, para promoção da saúde e ocupação saudável do tempo de lazer. 

(CONFEF, 2015, [s.p.])

Dos princípios da profissão:

prestação, sempre, do melhor serviço a um número cada vez maior de pessoas, com competência, responsabilidade e honestidade e a atuação dentro das especificidades do seu campo e área do conhecimento, no sentido da educação e desenvolvimento das potencialidades humanas, daqueles aos quais presta serviços.

(CONFEF, 2015, [s.p.])

Das diretrizes:

comprometimento com a preservação da saúde do indivíduo e da coletividade, e com o desenvolvimento físico, intelectual, cultural e social do beneficiário de sua ação e aperfeiçoamento técnico, científico, ético e moral dos Profissionais registrados no Sistema CONFEF/CREF. 

(CONFEF, 2015, [s.p.])

Nesta seção, pudemos ampliar nossos conhecimentos sobre novas possibilidades de lazer e diferentes modalidades de atividade física coletiva e individual. Conhecemos, ainda, diferentes possibilidades de atividades de aventura, e vimos as barreiras que dificultam a prática de atividades físicas e de lazer. Por último, reforçamos a importância do profissional de educação física na promoção da saúde e do lazer.

Faça valer a pena

Questão 1

O lazer é fundamental para a qualidade de vida e há diversas possibilidades para praticá-lo; entretanto, há algumas barreiras que dificultam sua prática, e grande parte delas está relacionada às condições socioeconômicas, que reduzem o acesso a diferentes opções de lazer. Segundo Vieira e Silva (2019), essas barreiras podem ser classificadas de acordo com as condições físicas, ambientais, sociais e comportamentais.

De acordo com as condições físicas, ambientais, sociais e comportamentais, quais barreiras são mais importantes para a população idosa?

Tente novamente...

Clima / Companhia / Falta de tempo. INCORRETA, pois o clima e a falta de tempo não são as principais barreiras entre os idosos, uma vez que, em geral, essa é uma população que dispõe de maior tempo livre.

Tente novamente...

Falta de interesse / Cansaço físico / Clima. INCORRETA, pois falta de interesse não é a principal barreira comportamental e o clima não é a principal barreira ambiental.

Correto!

Medo de se lesionar / Segurança / Limitação física. CORRETA, pois para essa população, no que diz respeito às barreiras comportamentais, a mais importante é o medo de se lesionar; na questão ambiental, é a segurança, e, na questão física, é a limitação física.

Tente novamente...

Condições socioeconômicas / Cansaço / Falta de tempo. INCORRETA, pois as condições socioeconômicas não estão nessa classificação, além disso, o cansaço não é a principal barreira física para os idosos e a falta de tempo também não corresponde a uma importante barreira, já que, geralmente, essa é uma população que dispõe de maior tempo livre.

Tente novamente...

Limitação física / Falta de tempo / Companhia. INCORRETA, pois falta de tempo não corresponde a uma importante barreira, já que, geralmente, essa é uma população que dispõe de maior tempo livre.

Questão 2

A procura por práticas de aventura vem crescendo a cada dia, devido à vontade do ser humano de experimentar novas sensações e emoções. Essas atividades podem ser realizadas na natureza ou no meio urbano, e, além dos benefícios físicos, trabalham o autoconhecimento e o autocuidado, proporcionando, também, a aproximação do homem com a natureza. Há diversas possibilidades de atividades de aventura e elas podem ser classificadas de acordo com o meio onde são praticadas (terra, água ou ar). Algumas só podem ser praticadas no meio natural, mas outras podem ser praticadas também no meio urbano.

Quais das modalidades a seguir podem ser realizadas tanto no ambiente natural quanto no urbano?

Tente novamente...

Kitesurf / Skate / Trekking. INCORRETA, pois o skate é realizado no meio urbano e o kitesurf só é realizado no meio natural.

Tente novamente...

Caving / Ciclismo / Paraquedismo. INCORRETA, pois caving, que é exploração em cavernas, e paraquedismo são realizados no meio natural, já o ciclismo pode ser realizado nos dois ambientes.

Correto!

Escalada / Slackline / Rapel. CORRETA, pois escalada pode ser realizada em paredões naturais, montanhas ou em paredes de escalada, no meio urbano. O slackline pode ser ancorado e realizado tanto na natureza quanto no meio urbano, e o rapel também pode ser realizado tanto de cima de uma ponte ou de um prédio quanto de uma cachoeira ou de um paredão natural.

Tente novamente...

Mergulho / Parkour / Asa delta. INCORRETA, pois o mergulho pode ser iniciado em uma piscina, mas depois é realizado no meio natural, e asa delta só pode ser praticada no meio natural.

Tente novamente...

Stand up paddle / Rafting / Paraglider. INCORRETA, pois stand up paddle pode ser iniciado em uma piscina, mas é realizado no meio natural, e rafting e paraglider só podem ser praticados no meio natural.

Questão 3

O profissional de educação física, na área de lazer, tem o papel de planejar, organizar e executar atividades voltadas ao divertimento, à recreação, à socialização, à prática de atividade física, etc. Nessa área, o profissional atua, geralmente, aos feriados, finais de semana e períodos de férias, quando as outras pessoas estão no seu momento de lazer, e em diferentes locais, classificados como organizações públicas, organizações privadas e organizações do terceiro setor.

De acordo com a classificação dos locais de atuação do profissional de educação física na área do lazer, quais locais a seguir correspondem, respectivamente, a organizações públicas, organizações privadas e organizações do terceiro setor?

Tente novamente...

Clubes / Condomínios / Empresas. INCORRETA, pois clubes, em geral, são organizações particulares ou de terceiro setor, e empresas são organizações particulares, representando o segundo setor.

Correto!

Centros esportivos / Hotéis / SESC. CORRETA, pois há centros esportivos públicos; os hotéis correspondem às organizações privadas, e clubes como o SESC representam o terceiro setor.

Tente novamente...

Academias / Cruzeiros / Escolas. INCORRETA, pois academias, geralmente, são privadas, e escolas são organizações públicas ou privadas e não representam o terceiro setor.

Tente novamente...

Parques / ACM / Colônias de férias. INCORRETA, pois academias e centros como ACM correspondem ao terceiro setor.

Tente novamente...

SESI / Parques temáticos / Praças. INCORRETA, pois clubes e centros esportivos, como o SESI, correspondem ao terceiro setor, e as praças, ao setor público.

Referências

CLEMENTE, A. C. F.; STOPPA, E. A. Lazer doméstico em tempos de pandemia da Covid-19. Licere, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, set. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3qc1S8R. Acesso em: 18 fev. 2021.

CONFEF. Conselho Federal de Educação Física. Resolução CONFEF n°307/2015, de 9 de novembro de 2015. Dispõe sobre o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREFs. Rio de Janeiro: CONFEF, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3uWFN1A. Acesso em: 29 jan. 2021.

LISBOA, S. D. C. Práticas corporais de aventura. Porto Alegre: SAGAH, 2019.

MARINHO, A. Lazer, natureza, viagens e aventuras: novos referentes. In: MARINHO, A.; BRUHNS, H. T. (Orgs.). Viagens, lazer e esporte. Barueri: Manole, 2006.

RIBEIRO, O. C. F. Lazer e recreação. São Paulo: Érica, 2014.

SANTOS, J. P. et al. Esportes e atividades de aventura como conteúdo das aulas de Educação Física. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires, v. 18, n. 190, mar. 2014. Disponível em: https://bit.ly/3c3oSSn. Acesso em: 18 fev. 2021.

VIEIRA, V. R.; SILVA, J. V. P. Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros: revisão sistemática. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, p. 1-22, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2O04rhn. Acesso em: 18 fev. 2021.

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