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Fonte: Shutterstock.
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sem medo de errar
Nessa situação-problema, nos deparamos com um profissional de educação física que foi contratado para implementar um programa de ginástica laboral em uma grande empresa, porém, esse profissional não tem experiência alguma na área.
Alguns passos podem ser dados para que o profissional em questão esteja apto e seja capaz de cumprir sua nova demanda com qualidade e eficiência:
- Capacitação: realização de cursos ou especialização, leitura de artigos científicos e livros sobre o tema para compreender as características dessa modalidade e o conceito organizacional;
- Conhecimento de mercado: fazer um levantamento dos valores da hora-aula em sua região ou cidade para a definição do valor que será cobrado caso a empresa não o tenha definido;
- Análise da empresa: fazer uma visita na empresa para conhecer o local das aulas, os diferentes departamentos que serão atendidos, as tarefas e atividades executadas, as posturas mais utilizadas, e também as características da empresa e o funcionamento da cultura organizacional;
- Elaboração do projeto: elaborar um projeto contendo introdução sobre o tema, os objetivos do projeto proposto, que correspondam às necessidades do contratante, como a redução de abstenção, e uma justificativa que ampare sua necessidade, contendo os benefícios da ginástica laboral por meio de embasamento científico;
- Identificação do problema: conversar com o médico do trabalho ou com a equipe responsável pela saúde dos trabalhadores para aprofundar o conhecimento sobre as necessidades e problemas específicos desse público, entendendo quais departamentos são mais afetados e se há relação entre a tarefa executada e o tipo de doença apresentada. Essas observações podem ser acrescentadas ao projeto;
- Planejamento das aulas: determinar o cronograma de aulas, fazer a divisão dos departamentos – alguns, com grande número de funcionários, devem ser divididos em duas ou mais turmas –, e definir quantas sessões serão dadas no dia para atender todos os setores. Estipular a duração de cada aula (pode ser entre 10 a 15 minutos), a frequência semanal (depende do orçamento da empresa, podendo variar de 1 a 5 vezes na semana), a quantidade de aulas no dia (geralmente é realizada uma sessão diária, mas há a possibilidade de se realizar até três sessões diárias divididas em aula preparatória, compensatória e de relaxamento). Escolher exercícios que atendam às necessidades e às queixas de dores dos trabalhadores; por exemplo, para as pessoas que trabalham sentadas, priorizar os exercícios em pé, e para os que ficam em pé durante toda a jornada, quando possível, realizar os exercícios sentados. Optar por exercícios que possam atingir as diferentes necessidades de um mesmo departamento, pois as pessoas terão demandas e queixas diferentes, assim, é necessário ouvi-las e tentar saná-las durante as aulas. Departamentos com tarefas diferentes necessitarão de aulas diferentes. Lembrar-se da saúde emocional, e realizar, também, exercícios de descompressão, relaxantes e recreativos.
- Materiais: investir em materiais fáceis de carregar, como elásticos e bolas de borracha para fortalecimento, além de bolinhas para fortalecimento de punho e realização de massagem. Uma opção é providenciar uma caixa de som, caso haja autorização, para a utilização de música durante a aula, mas é imprescindível verificar se o som não atrapalhará os funcionários que não participarem;
- Controle das aulas: realizar a chamada durante as aulas para controle do número de funcionários participantes, anotar eventos adversos ou observações sobre queixas de dores ou relatos de melhora informados durante as aulas pelos colaboradores para acrescentar no relatório.
Para estimular a participação dos colaboradores, deve haver uma ação conjunta entre o RH e o profissional de educação física, a fim de convidarem os colaboradores e demonstrarem a importância e os benefícios da prática de ginástica laboral, para isso, o educador físico deve estar preparado e bem-informado, provido de argumentos verdadeiros para responder às questões que possam surgir.
Mesmo que o profissional não tenha experiência na área, ele pode efetuar um ótimo trabalho informando-se sobre o contexto organizacional e a ginástica laboral, e utilizando, também, suas capacidades e o conhecimento prévio na área da ginástica para a elaboração das aulas.
Avançando na prática
Ergonomia para coletores de lixo reciclável
Nesta problemática, acompanharemos um profissional de educação física contratado pela prefeitura municipal para realizar programas de exercícios e ações esportivas na cidade.
Uma das funções propostas foi a realização de um trabalho de ergonomia em um centro de reciclagem de lixo. Esse setor tem apresentado afastamentos devido a problemas musculoesqueléticos, entre as principais queixas estão dores no pescoço, costas e ombro, além disso, são observados afastamentos devido a causas psicológicas, como depressão e ansiedade.
Como esse profissional deve planejar sua ação para que seja efetiva e traga benefícios físicos e psicológicos para esse público?
Para atender a essa demanda, o profissional pode seguir os seguintes passos:
- Realizar uma análise ergonômica: primeiramente, analisar o ambiente de trabalho, a postura mantida, o tipo de tarefa executada e a identificação de riscos à saúde desses trabalhadores;
- Anamnese: durante a análise ergonômica, o profissional pode fazer perguntas para a identificação de queixas e doenças preexistentes para o conhecimento do perfil dessa população e para identificar quais são suas necessidades e expectativas relacionadas à ergonomia e ao ambiente de trabalho;
- Identificação do problema: levantar quais os pontos ergonomicamente inadequados e os problemas relatados pelos funcionários;
- Melhorias e adequações: planejar ações para a adequação do ambiente às necessidades físicas e psicológicas dos trabalhadores, e promover mudanças no ambiente e na postura de trabalho. Sugerir estratégias que possam minimizar os efeitos psicológicos nocivos, como um local de descompressão para descanso ou utilização de música em alguns momentos do trabalho.
Destacamos que essa poderia ser uma maneira de atender aos questionamentos desta situação; você percebe outras possibilidades? Vamos lá, exercite os conhecimentos adquiridos!