lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc dignissim euismod urna tincidunt sagittis. Vivamus id vehicula eros, non scelerisque eros.

Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
sem medo de errar
Nesta situação-problema, vimos o caso de um profissional de educação física que coordenará e planejará uma tarde de lazer em sua cidade, com o objetivo de estimular o estilo de vida ativo e a mudança de hábitos sedentários.
Vale lembrar que as atividades escolhidas para o evento devem contemplar diferentes públicos e faixas etárias, e devem, também, ser variadas, uma vez que o lazer é algo muito pessoal, assim, é preciso oferecer diversas opções para tentar agradar o maior número de pessoas.
O planejamento deverá conter as modalidades, seus objetivos, os materiais necessários, o número de instrutores, o número de participantes por vez e a duração da atividade. As propostas podem ser divididas por faixas etárias, por exemplo:
- Crianças de 1 a 5 anos: contação de histórias, brincadeiras cantadas, pintura de pele, oficina de balões;
- Crianças de 6 a 10 anos: jogos recreativos, perna de pau ou pé de lata, gincanas, corrida do saco, jogos coletivos, pula-pula;
- Adolescentes de 10 a 15 anos: circuito de parkour, aulas de skate, parede de escalada, jogos coletivos, aulas de dança, gincanas;
- Jovens a partir de 16 anos e adultos: circuito de parkour, aulas de skate, parede de escalada, jogos coletivos, aulas de dança, jogos de tabuleiro, jogo de cartas, jogo de dardos, oficina de trabalhos manuais, oficina de maquiagem, corrida;
- Idosos: circuito de caminhada, aula de ginástica, alongamento ou dança, jogos coletivos adaptados, jogos de tabuleiro, jogo de cartas, jogo de dardos, oficina de trabalhos manuais.
Nem todas as atividades precisam ser divididas por faixa etária, pode haver atividades livres que abordem todas elas.
Uma corrida de 5 km a 10 km pode ser planejada, iniciando e terminando no local do evento, para isso, seria necessária a realização de inscrições com antecedência. Após a largada da corrida, um grupo poderia sair para realizar o percurso caminhando, aumentando, assim, a abrangência da atividade proposta. No encerramento do dia de lazer, poderia ser entregue a premiação dos primeiros colocados na corrida.
Vale lembrar que o objetivo desse dia de lazer é estimular a prática de atividades físicas de lazer, porém, outros tipos de atividades de lazer podem ser propostos, como oficinas e jogos de tabuleiro, entretanto, não se deve tirar o foco principal, que são as atividades físicas.
As atividades podem ser organizadas em estações diferentes, por faixa etária ou por tema, por exemplo: atividades esportivas, oficinas, ginástica e dança, jogos, etc.
O tempo para cada atividade deve ser predeterminado e fixado em lugar visível, assim como a faixa etária recomendada.
O número de instrutores deve ser definido de acordo com a necessidade de cada atividade, pensando no número de profissionais necessários para desenvolver a atividade e manter a segurança dos praticantes.
O número de pessoas que comparecerão ao evento é difícil de estimar, mas, para o planejamento, vale fazer um levantamento de outras atividades ou eventos que aconteceram na cidade para tentar ter um número aproximado de participantes.
Essa poderia ser uma opção de prática dentro das perspectivas dos questionamentos levantados nesta situação. Vá em frente e indique uma nova possibilidade de resposta, pois a partir do que discutimos nesta seção, você tem plenas condições!
Avançando na prática
Possibilidades de atividade física e lazer para idosos
Nesta situação-problema, acompanharemos o caso de um profissional da educação física que trabalhará em uma casa de repouso para idosos.
O objetivo de seu trabalho será programar e executar atividades físicas e de lazer visando à promoção de saúde e bem-estar, à melhora do condicionamento físico e ao trabalho com as relações sociais.
O desafio é atender uma população vulnerável fisicamente, psicologicamente e socialmente. As atividades devem ser bem planejadas para que proporcionem uma melhor qualidade de vida aos idosos.
As ações ocorrerão três vezes por semana, durante uma hora, e devem contemplar o lazer e os aspectos físicos e sociais, respeitando as limitações dessa população.
Como esse profissional pode preparar e organizar suas aulas, contemplando todos esses aspectos?
Quais modalidades podem ser propostas?
Para atender a essa demanda, as aulas devem cumprir diferentes objetivos, pois há a necessidade de se trabalhar diferentes aspectos e as aulas acumulam apenas três horas semanais.
Antes de escolher as atividades, é indicado realizar uma anamnese para conhecer algumas particularidades, limitações, possíveis dores e lesões desse público, além de conhecer suas necessidades, vontades pessoais e preferências. Podem-se sugerir diferentes atividades para que eles elenquem as que mais lhes agradam e, a partir daí, é possível definir as modalidades trabalhadas.
Para contemplar diferentes aspectos, as aulas podem ser dividas. Uma possibilidade, também, é realizar uma atividade que englobe todos os objetivos, ou a maioria deles. Os aspectos físicos podem ser trabalhados de acordo com as capacidades físicas, visando à melhora física global, por exemplo:
- Aula 1: 25 minutos de exercício resistido + 25 minutos de dança (contemplando força, lazer e resistência aeróbica) + 10 minutos de alongamento;
- Aula 2: 25 minutos de exercício resistido e equilíbrio + 25 minutos de caminhada + 10 minutos de alongamento;
- Aula 3: Tai chi chuan + meditação;
- Aula 4: Pilates + exercícios respiratórios + meditação;
- Aula 5: jogos lúdicos com música, mímica ou dança + alongamento.
São diversas as possibilidades de prática, no entanto, para promover a saúde e melhorar o condicionamento físico, diferentes capacidades físicas devem ser consideradas, como força, equilíbrio, resistência aeróbica, flexibilidade e agilidade, pois há uma grande perda dessas capacidades com o envelhecimento.
As atividades lúdicas e musicais devem ser incorporadas para beneficiar o lazer, as relações sociais e os aspectos psicológicos por meio do lúdico, aliviando as tristezas e a solidão, assim como exercícios de meditação e respiração, que também favorecem a saúde mental.
Todas as aulas devem começar com aquecimento e terminar com volta à calma, respeitando sempre as limitações físicas, mentais e emocionais dos praticantes, e realizando uma abordagem divertida, paciente, amigável, carinhosa e acolhedora.
Essa abordagem sugerida pode ser uma maneira de atender aos questionamentos desta situação, mas você pode encontrar outras possibilidades, exercite os conhecimentos adquiridos!