Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Suporte científico e governamental

Tania de Carvalho Spada

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

SEM MEDO DE ERRAR

Na situação-problema desta seção, conhecemos a realidade de um professor de Educação Física que dá aulas no ensino infantil.

A dificuldade desse professor tem sido o comportamento e as brincadeiras desrespeitosas dos alunos durantes as aulas de Educação Física a respeito das diferenças físicas entre eles.

Para resolver essa questão, o professor deve trabalhar, durante as aulas, a conscientização e o respeito com seus alunos por meio de atividades e jogos.

As atividades para trabalhar em aula podem ser:

Além das atividades propostas, o professor deve sempre incentivar o comportamento respeitoso e o trabalho coletivo durante as aulas, assim como repreender e desencorajar o comportamento desrespeitoso.

Ao final das atividades, assuntos como diversidade, respeito e amizade devem ser debatidos.

Essa poderia ser uma forma de atuar dentro das perspectivas dos questionamentos levantados nesta situação, vá em frente e indique uma nova possibilidade de resposta, pois a partir do que discutimos nesta seção, você tem plenas condições.

Avançando na prática

Atuação do Profissional de Educação Física em Unidades Básicas de Saúde

Nesta problemática, acompanharemos um profissional da Educação Física que começou a trabalhar, recentemente, em uma UBS. A função desse profissional será promover saúde, qualidade de vida e prevenir o surgimento ou o agravo de doenças crônicas.

O grande desafio para esse profissional é desenvolver práticas coletivas para pacientes com diferentes limitações, doenças e necessidades. Como você, no lugar desse profissional, se prepararia para cumprir suas funções e prestar um atendimento de qualidade para pacientes com diferentes necessidades?

Para atender a essa proposta, inicialmente, o profissional precisa se qualificar e se preparar; para cada tipo de doença crônica ou condição física, há protocolos e diretrizes de prescrição de exercício que devem ser utilizadas. Portanto, para a prescrição segura e eficaz, o profissional deve seguir diretrizes de prescrição de exercícios.

A aula coletiva deve ser desenvolvida pensando nas necessidades gerais e nas limitações dos pacientes. Adaptações devem ser planejadas para que todos sejam atendidos da maneira mais direcionada possível.

Muitas atividades podem ser realizadas nesse contexto. É importante que, antes de tudo, o profissional, por meio de uma conversa, identifique os gostos individuais e coletivos para propor atividades que agradarão os participantes.

Destacamos que essa poderia ser uma maneira de atender aos questionamentos desta situação, você percebe outras possibilidades? Vamos lá, exercite os conhecimentos adquiridos

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!