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Fonte: Shutterstock.
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Na situação-problema desta seção, conhecemos um profissional da educação física que atua como docente em uma escola e que estava em meio aos desafios de melhorar o estilo de vida de seus alunos e de conscientizá-los sobre a importância de manter hábitos saudáveis. Para isso, o professor teria de escolher ferramentas para avaliar o estilo de vida dos estudantes.
Para atender a tais demandas, o profissional poderia pensar que, para que consiga auxiliar na melhora do estilo de vida dos alunos, deve, primeiramente, aplicar uma avaliação para conhecer as características individuais do público-alvo, e também para entender como é o estilo de vida da turma. A Roda da Vida e o Pentáculo do Saber são bons instrumentos para a avaliação de estilo de vida dessa população, pois são ferramentas visuais, fáceis de serem aplicadas e interpretadas. Os resultados desses instrumentos de avaliação são apresentados por meio de figuras, as quais podem ser coloridas com diferentes tons conforme as respostas dadas, essa utilização de diversas cores ajuda a diferenciar os aspectos abordados, tornando a ferramenta visual, mais compreensível e lúdica. Os resultados obtidos na avaliação podem ser discutidos e comparados com outros resultados, quando houver reavaliações, sempre tomando o cuidado de preservar a identidade do avaliado. Os pontos fracos podem ser expostos aos alunos para a reflexão e para incentivá-los a pensar em possíveis modificações de hábitos que podem melhorar esses aspectos.
O planejamento da prática pode ser baseado nos pontos a serem melhorados, de acordo com o que mostraram os resultados desses instrumentos de avaliação. A intervenção pode ser direcionada a contemplar os pontos fracos observados, sem deixar de focar em atividades práticas que visam o estado físico, mas optando por intervenções mais abrangentes, direcionadas também para os aspectos emocionais e sociais, como as atividades cooperativas. O estado emocional pode ser trabalhado por meio de exercícios respiratórios, de relaxamento, de meditação e de atividades lúdicas.
Além de planejar práticas que abordem diferentes aspectos inerentes à qualidade de vida, a conscientização e a motivação também podem ser trabalhadas com os alunos. O trabalho de conscientização pode ser feito por meio de rodas de conversa e de dinâmicas educativas, abordando a importância de manter um bom estilo de vida, de fazer as escolhas corretas, de praticar atividade física para uma boa saúde física e mental, de não se submeter aos riscos do sedentarismo e de adotar um comportamento preventivo.
O comportamento preventivo pode ser abordado por meio de aulas temáticas, sendo que cada uma poderia abordar um tipo de comportamento. O não uso de drogas, por exemplo, poderia ser abordado em uma aula por meio de atividades práticas e de conscientização, e outros temas, como não tabagismo, uso de cinto de segurança, uso de preservativo e uso de protetor solar, em outras aulas.
Trabalhar motivação com os alunos também é importante, pois muitas vezes eles estão desmotivados em diversos aspectos da vida. Rodas de conversa e aulas expositivas, com histórias reais de mudança de hábitos que se sagraram vitoriosas, podem ser utilizadas para motivar a manutenção de hábitos saudáveis.
Essa poderia ser uma forma de atuar dentro das perspectivas dos questionamentos levantados nesta situação. Vá em frente e indique uma nova possibilidade de resposta, pois a partir do que discutimos nesta seção, você tem plenas condições!
Nesta problemática, consideraremos a rotina de um profissional da educação física que atua como docente no ensino fundamental de uma escola em uma cidade interiorana.
Imagine-se no lugar desse profissional. Como complemento às suas aulas de educação física, você decide abordar o tema qualidade de vida, pois sabe que é um conceito abrangente e importante, que se for trabalhado desde cedo pode ajudar a gerar escolhas que afetarão positivamente a qualidade de vida futura dos alunos.
Você pretende abordar, em suas aulas, todos os aspectos relacionados à qualidade de vida, apresentando um de cada vez, ensinando conceitos e gerando reflexões para que os alunos consigam visualizá-los em seu cotidiano. Como esses temas podem ser abordados dentro deste contexto?
Para atender a essa demanda, o profissional poderia abordar os temas separadamente, em cada aula, explicitando o significado de cada um deles e sua relação com o cotidiano, realizando práticas relacionadas ao tema, tanto para incentivar o trabalho com o aspecto em questão quanto para reforçar o conhecimento.
Destacamos que essa poderia ser apenas uma maneira de responder os questionamentos da situação; você vê outras possibilidades? Vamos lá, exercite os conhecimentos adquiridos!