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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Comportamento do consumidor em ambientes digitais

Tayra Carolina Nascimento Aleixo

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Fonte: Shutterstock.

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sem medo de errar

Para o caso apresentado, há várias estratégias possíveis de serem exploradas. Contudo, é sempre interessante a possibilidade de usar poucos recursos para testar a hipótese de um negócio. Isso oferece mais segurança na decisão de canalizar recursos para um ou outro projeto. Além disso, é importante que você proponha a capitalização do brand advocacy como ponto nevrálgico da estratégia a ser apresentada.
Vale lembrar que se trata de uma reunião de kick-off de uma consultoria especializada em expansão geográfica e seu cliente possui a natureza tecnológica como escopo (startup e ambiência digital – marketing de afiliados).
Apresentamos, a seguir, uma sugestão de pauta, mas sem a intenção de engessar a sua criatividade ou cercear o conhecimento que você já possui:

  1. Racional para desenvolvimento de novos negócios: possíveis estratégias de expansão no recorte geográfico pretendido (usar todo o know-how da consultoria sobre aquela região);
  2. Oportunidades de capitalizar o brand advocacy existentes: depoimentos no site, campanhas de anúncio no Instagram, parcerias estratégicas para vendas B2B (plataformas com forte presença na região);
  3. Listar as contribuições de todos os presentes na reunião sob a perspectiva do customer oriented como ponto de convergência das áreas (tecnologia, marketing, comercial da startup). Com isso, a priorização de testes pode ser mais assertiva.

Espero que você possa explorar outros pontos de vista e recursos tanto para capitalizar o brand advocacy como também para guiar a estratégia de penetração do novo mercado. Boa jornada profissional!

Avançando na prática

Brand advocacy como estratégia de prospecção de novos clientes

Jorel é empreendedor, mas, após anos de dedicação para a fase de ideação e desenvolvimento do negócio, não consegue alavancar os resultados financeiros advindos da captação de clientes, mesmo já tendo superado a fase de early adopters da respectiva solução. Além disso, não existe budget dedicado ao marketing da marca. Considerando a cultura de experimentação de negócios de base tecnológica, o que você recomendaria para que Jorel consiga promover a defesa da marca para novos prospects?

A relação já estabelecida com clientes pode abrir espaços de parcerias. No contexto apresentado, há um universo de possibilidades ainda não explorados nos mais diversos segmentos do mercado. Um exemplo é a forma como o negócio pode se posicionar como plataforma, empoderando os consumidores a partir de benefícios financeiros compartilhados. Com isso, a exponencialmente é incumbida da tarefa de trazer sustentabilidade ao negócio. Podemos citar como exemplo plataformas de cursos on-line que permitem aos usuários tanto consumir como promover cursos próprios – nesse último caso, a plataforma fica com um percentual sobre as vendas.

Bons estudos!

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