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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Estratégias de engajamento

Tayra Carolina Nascimento Aleixo

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Fonte: Shutterstock.

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sem medo de errar

Na posição de head de marketing de conteúdo de uma marca de queijos veganos, você precisa definir uma linha de argumentação em prol da contratação de Renata, digital influencer que poderá resolver alguns gaps existentes hoje na jornada do cliente.
Vale dizer que você já estudou outras possibilidades e está certo (ou certa) de que essa é a melhor solução em termos de custo-benefício para a marca no atual estágio em que se encontra (desenvolvimento).
O primeiro recurso refere-se à ampliação da adoção do produto. Essa etapa dedica-se a evidenciar o uso e o aculturamento de um produto ou serviço. Renata poderá evidenciar que é adepta aos produtos em questão por meio da publicação de fotos consumindo os queijos veganos produzidos pela empresa.
O segundo passo é engajar o cliente a partir da expansão de visibilidade da marca nas redes sociais da digital influencer. Com isso, mais pessoas poderão descobrir e se aproximar da marca a partir do perfil de Renata.
Outra estratégia de conteúdo possível de ser encomendada à influenciadora em questão é a promoção de conteúdos que apresentam e intensificam o problema do consumo de alimentos de origem animal (etapa de educação), com estatísticas capazes de sensibilizar o público.
Com maior pool de conteúdos relacionados à marca de queijos, a etapa de pesquisa também será beneficiada, uma vez que muitos veganos estão fabricando suas refeições em casa e, ao pesquisarem novas receitas, poderão chegar à alternativa de consumo apresentada por Renata.
Como se pôde perceber, as alternativas apresentadas trazem diferentes possibilidades com as quais você pode trabalhar considerando a fase de desenvolvimento da marca, e não delimitam um único caminho a ser seguido por você, enquanto head de marketing de conteúdo.
Use sua capacidade cognitiva sempre com o intuito de entregar valor ao cliente da marca com a qual você trabalha hoje. Exercitando sua criatividade e criticidade, tenha certeza de que você terá destaque no mercado de trabalho. Boa jornada!

Avançando na prática

Coletores menstruais e o desafio de marketing de conteúdo da marca Purple

A marca Purple (nome fictício) tem como propósito diminuir o impacto ambiental das consumidoras. Um dos produtos de seu portfólio que traduz essa proposta é o coletor menstrual, cuja redução do impacto de absorventes no meio ambiente é enorme. Contudo, as vendas desse produto são baixas, e você, no papel de gerente de marketing, tem o desafio de entender a razão disso.

Uma possível primeira hipótese com a qual você, na figura de gerente de marketing, pode trabalhar é descobrir se o gargalo de vendas à persona de compra está na etapa de “educação” na jornada do cliente. Ou seja, você pode verificar se a cliente conhece o impacto do uso de absorventes no meio ambiente e, em seguida, se sabe usar o coletor menstrual.

Bons estudos!

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