
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
sem medo de errar
O seu desafio, enquanto consultor, no caso de Jéssica e sua Escola de Comunicação reside em reduzir a taxa de churn. Algumas informações importantes: a modalidade de ensino é a distância, com aulas gravadas, e o ticket médio é baixo, não suportando a contratação de professores de maneira recorrente (regime CLT, por exemplo).
A seguir, você encontrará algumas possíveis soluções ou caminhos para serem discutidos na próxima reunião com Jéssica. Importante pontuar que a lista não tem pretensão de esgotar as oportunidades que a situação-problema reserva:
- Aquisição de novos clientes: melhorar a comunicação acerca da proposta de valor oferecida pela escola, antecipando a informação e o formato, para que estudantes que buscam uma experiência diferente não se sintam frustrados com o modelo gravado de aulas.
- Experimento com novo produto: calibrar um novo preço para fornecer uma experiência diferenciada para aqueles que buscam a modalidade de aulas ao vivo, rodando um experimento para checar a viabilidade, a demanda e a aderência ao mercado (product-market fit).
- Serviços adicionais: suprir o gap do produto com serviços adicionais, tais como lives pontuais e periódicas com alguns professores convidados, a fim de promover a interação síncrona que o respectivo grupo de estudantes tem sugerido no NPS.
Essas são algumas das possibilidades que podem ser trabalhadas com Jéssica em sua Escola de Comunicação. Fique à vontade para redigir novas soluções e trocar com colegas para discutir a viabilidade das ideias. Nesse exercício, coloque-se na figura de consultor ou mesmo na de Jéssica, assumindo que a perenidade do negócio depende da assertividade e responsabilidade nas decisões.