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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Comunicação e brand persona

Tayra Carolina Nascimento Aleixo

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Fonte: Shutterstock.

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Sem medo de errar

Na figura de consultor ou consultora do projeto de lançamento do programa de parcerias da empresa da Gil, você pode apresentar a seguinte resolução (lembrando que não há resposta certa ou errada):
A comunicação pode acontecer remotamente, por meio de mensagens via redes sociais, sinalizando a possibilidade de uma parceria que cria valor também para o público dos cursos que vende. O texto a seguir apresenta um modelo de abordagem:
“Olá, Fulana! Como vai? Sou Gil e tenho um pequeno empreendimento digital dedicado a cristais e óleos essenciais. Levamos momentos de relaxamento e energização para nossas clientes e gostaríamos de oferecer o mesmo para os estudantes do seu curso! O que acha de falarmos a respeito dessa entrega de valor? Com carinho, Gil.”
Perceba que essa parceria pode acontecer, inclusive, em via de mão dupla. Gil poderia aproveitar a força de marketing da empresa e a mailing list para anunciar os cursos e ganhar um percentual sobre as vendas. Com isso, ela se tornaria afiliada dos produtos, enquanto as professoras seriam representantes dos produtos.
Uma ação para aumentar as chances de conversão seria, após a primeira conversa, enviar um kit de degustação dos produtos para que as instrutoras pudessem experimentar. Com isso, seria possível dar início a um relacionamento promissor.
Por fim, as questões financeiras devem ser trabalhadas de antemão, considerando a plataforma que os cursos estão hospedados. Sabemos que há plataformas de curso on-line que já realizam os devidos pagamentos para afiliados. Do mesmo modo, será necessário observar a plataforma de e-commerce que a Gil usa. Caso não haja sistema de representação, será preciso solicitar a criação de um sistema e apresentá-lo já na primeira reunião com cada facilitadora.
Vale ressaltar que não há resposta certa ou errada para essa situação-problema. Você deve reconhecer a complexidade de atuação e as infinitas possibilidades de empreender um ou outro negócio, em diferentes circunstâncias. Por isso, aproprie-se dos conceitos e tenha ousadia para descobrir um universo de oportunidades que estão presentes hoje no mercado. Boa jornada!

Avançando na prática

Curso de culinária japonesa

Carlos é sushiman e quer empreender digitalmente. Como bom comunicador e dono de uma didática elogiada por colegas da cozinha, ele sempre treinou novos entrantes na cadeia de restaurantes em que trabalha há mais de oito anos. Hoje, Carlos quer aplicar essas habilidades em negócios próprios que tenham escala suficiente para que ele possa continuar atuando na profissão que escolheu e pela qual é apaixonado. Como você sugere que Carlos inicie o processo de discovery do novo empreendimento?

Carlos deve começar testando a melhor comunicação, em diferentes mídias. Como a ideia é usar a menor quantidade de recursos possível, ele poderia criar um cartaz, em algum editor gráfico gratuito na internet, com uma chamada de curso on-line ao vivo e investir em anúncio pago para o público-alvo que possa ter interesse nesse produto em alguma rede social específica. Caso haja inscritos, Carlos poderia oferecer um workshop para adquirir experiência antes de gravar um curso, pois com certeza surgirão várias dúvidas e insumos que poderão refinar a sequência da aula ou até mesmo o conteúdo elencado.

Bons estudos!

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