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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

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Tayra Carolina Nascimento Aleixo

Fonte: Shutterstock.

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Lightning Decision Jam (LDJ) é um workshop ágil. Inspirado pela metodologia Design Sprint, a LDJ prevê etapas que permitem a exposição de ideias de maneira individual e, na sequência, a votação – ambas sem serem nominais. Esta característica garante que ideias que sejam de pessoas mais influentes não sejam sutilmente ou mesmo inconscientemente impostas ao grupo. Além disso, o modo como o workshop é conduzido permite ganhos significativos de produtividade, uma vez que as ideias são escritas e votadas, e apenas aquelas com maior importância em consenso com o grupo (por conta da votação) serão, de fato, discutidas no final. 
Tal workshop pode ser feito presencialmente, com post-its, cartazes e adesivos de bolinhas coloridas (votos) ou, ainda, remotamente, com whiteboards que permitam a condução com a mesma produtividade e os mesmos critérios de mediação.

Figura 4.5 | Etapas da LDJ
Fonte: elaborada pela autora.

Na primeira etapa, todos os participantes escrevem as dores ou os elementos que não podem surgir ao longo da jornada do estudante na escola. Por isso, chama-se brainstorming invertido, ou seja, ao invés de escrever “garantir videoaulas atraentes”, usar “evitar que o docente leia os slides”. 
Na segunda etapa, os participantes recebem três votos para distribuir nos post-its escritos na etapa anterior. Na sequência, os post-its são agrupados por temática e reescritos na forma de pergunta: “Como poderíamos garantir que as videoaulas sejam atraentes?”. Perceba que, com essa sequência, o time se debruça no problema para, depois, encontrar formas de atender à jornada do cliente.

Após escrever novos post-its com as soluções, na terceira etapa, todos eles são plotados em uma matriz de impacto versus esforço. Nenhum post-it pode estar sobreposto. Aqui, a ideia é ranquear primeiro de acordo com o impacto (visão cliente), depois por esforço (alocação de recursos internos).

Por fim, os participantes montam um plano de ação ou experimento usando o frame de storyboard. Com isso, já saem da reunião com uma clara e objetiva lista de to do para trabalhar em período predeterminado, com métricas já definidas. 
Na internet, você encontra maiores informações, inclusive, sobre quantidade máxima de participantes, timing das etapas e número de votos dedicados à segunda etapa. 
Essa é apenas uma forma de enxergarmos aplicações ágeis em prol do desenvolvimento de um produto focado no cliente. Seja uma pessoa autônoma e crítica para buscar os próprios meios de acordo com a realidade profissional que vive e/ou quer viver e mudar.

Bons estudos!

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