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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Mídia paga: conceito e origem

Emerson Carlos Gomes

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Fonte: Shutterstock.

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sem medo de errar

Como vimos anteriormente, a situação-problema da seção coloca você como responsável pelo marketing da hamburgueria Alternativa Burger, muito reconhecida e tradicional em sua cidade, mas que justamente por todo esse reconhecimento e demanda já garantida, se acomodou e não investiu em uma comunicação digital, trabalhando apenas com indicações boca a boca e anúncios em mídias tradicionais como outdoor, rádio e jornais. A presença digital do restaurante era tímida, baseada em um site corporativo com a apresentação de lanches disponíveis, sem qualquer outra ação de interação e relacionamento. 
Como visto também, novos concorrentes entraram neste mercado e se incomodaram, fazendo com que as vendas e o faturamento diminuíssem. Isso estimulou a diretoria a te dar a missão de traçar um plano para inserção da marca de forma mais ativa nas mídias digitais, de modo que servissem de atração para novos negócios e para relacionamento e interação com clientes e potenciais clientes. 
A solução desse desafio pode ter vários caminhos, ações e atividades digitais pagas ou não. Forte atuação em redes sociais, anúncios em sites relacionados e aplicativos são boas saídas, mas atente-se para não esquecer os seguintes pontos aprendidos durante a seção:
•  As ações e estratégias propostas devem ser basear em ações de inbound e outbound. Portanto, não basta somente interagir e relacionar sem investir na atração de novos leads (links patrocinados, anúncios em redes sociais, ações de remarketing etc.). Também não adianta somente atrair novos leads e ser mais agressivo, e não se preocupar com uma boa gestão de conteúdos, que a médio / longo prazo, sustentem o relacionamento com atuais e futuros clientes. Por exemplo, você pode ter criado um conteúdo pertinente a hamburgueria e patrocinar este conteúdo, de modo a direcioná-lo ao site, no campo de pedidos. 
•  A comunicação nestas redes e canais escolhidos, mais que vender e tentar comercializar os produtos, devem propor conteúdos para relacionamento, engajamento e compartilhamento. Então, sua proposta deve também pensar em que mensagens e conteúdos deverão ser compartilhados. Um bom exemplo são conteúdos sobre as origens dos lanches e sobre a história do hambúrguer.
•  Recorde que consumidores que se engajam com marcas digitalmente não apenas têm mais chances de fazer aquisições, mas também tendem a se tornar promotores da marca, e atuar para ajudar outras pessoas a também desfrutarem de uma boa experiência de compra. Então, campanhas que busquem marcar amigos, compartilhar conteúdos e concorrer a prêmios, por exemplo, são totalmente pertinentes.
Por fim, veja todos os diferenciais que a comunicação em mídias pagas pode oferecer e tente trabalhar com todos os aspectos, sem esquecer que a empresa já é tradicional e já possui um bom sistema de indicação boca a boca que pode acontecer também no ambiente digital, por exemplo, por meio de concursos culturais em que a participação esteja vinculada a curtir as páginas e marcar amigos nos comentários. 

avançando na prática

Criação de um calendário de datas comemorativas

Na primeira situação-problema, tratamos do caso da hamburgueria Alternativa Burger, muito reconhecida e tradicional em sua cidade, mas que justamente por todo esse reconhecimento e demanda já garantida, se acomodou em sua comunicação digital. Como visto também, novos concorrentes entraram neste mercado e se incomodaram, fazendo com que as vendas e faturamento diminuíssem. Isso estimulou a diretoria a te dar a missão de traçar um plano para inserção da marca de forma mais ativa nas mídias digitais, de modo que servissem de atração para novos negócios, mas também para relacionamento e interação com clientes e potenciais clientes.
Nesse primeiro desafio, você obteve êxito e conseguiu colocar em prática a ativação das redes sociais da empresa e já tem bons conteúdos comerciais e institucionais publicados, bem como outras atividades que você já colocou em prática, por exemplo, mídia paga. Agora, é momento de criar um calendário de ações e atividades pensando em datas comemorativas, e propor interação e relacionamento com seus clientes e potenciais clientes tendo como base este calendário.
Analisando o calendário de datas promocionais e comemorativas de sua cidade e do segmento de seu cliente, quais datas selecionaria e que tipo de ações projetaria para estas datas?

Para essa resolução, você deve continuar na mesma linha aplicada na resolução anterior, mas investindo no relacionamento, interação e na mídia paga, tendo como base de atração o calendário promocional e de datas comemorativas de sua cidade. É preciso levar em consideração também possíveis datas comemorativas que o segmento proporciona.
Várias datas podem ser escolhidas, mas sempre pense nas datas importantes para a marca em seu conceito mais institucional (dia do pais, mães, namorados, amigos, e natal, por exemplo) e também em um conceito mais mercadológico (Carnaburger, por exemplo). 
Além disso, veja as datas específicas de sua cidade e outras que podem ser do segmento (dia do hambúrguer, por exemplo), que podem servir de boa referência para interagir e se relacionar com seu público.

Bons estudos!

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