
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
Convite ao estudo
Olá, você está iniciando agora a unidade que contempla a mídia programática em seus termos, funcionamento, agentes e ecossistema, e que busca contemplar as melhores práticas para a realização do planejamento e de suas táticas.
Com isso, abre-se uma gama de possibilidades que é destinada a cumprir com os nossos objetivos, como o de planejar e criar estratégias de mídia programática para os clientes, por meio de briefings, campanhas e geração de leads.
A proposta apresentada aqui considera vivências reais, pois trataremos tanto a frente do anunciante como a da agência. Vale destacar, porém, que a mídia programática envolve outros agentes, os quais são automatizados e mediados por plataformas. Essas apresentam dados, os quais indicarão como se dão as transações de compra. Esse conjunto de ações e informações devem trabalhar para benefício do cliente.
Com todo o conhecimento que acumulou até agora, tratando-se de mídia paga, o tema central de seus estudos, convido-o a compreender e executar o complexo e variado mundo programático que hoje se torna imprescindível para que se faça negócios na web.
Para iniciar, fixe em um objetivo próprio, permita-se investigar e experimentar e assuma o papel de pesquisador, pois você precisará recorrer a suas próprias ações na web para comprovar nesse meio de atuação a presença da mídia programática em seu próprio contexto, pois ela está bem em frente a você, aqui e agora.
Praticar para aprender
Olá, é com muita satisfação que apresento para você os conteúdos e as práticas que estão contidas nessa seção.
Nessa seção, você compreenderá a mídia programática, aprenderá a identificar o papel do anunciante e fazer o briefing para a agência. Esses são, de agora em diante, os nossos objetivos.
Portanto, como uma jornada em escala, com uma bagagem de conhecimento sobre a mídia programática, sobre o papel do anunciante que irá fazer as ações de marketing digital e comunicação on-line e com a aquisição da competência para coordenar o marketing de uma empresa, fará jus ao seu conhecimento teórico quando praticá-lo com vistas ao mercado.
A fim de aplicar os seus conhecimentos, vamos colocar em prática o que estudamos. Para isso, você será responsável pelo marketing de uma pizzaria de sua região.
Como um dos objetivos da seção é o de fazer um briefing para a agência, nesse momento será você o responsável pela elaboração do documento.
Portanto, escolha uma pizzaria de sua região para trabalhar, colete suas informações conforme os itens do briefing que estudamos e preencha seus campos. Segue o briefing que você estudou, adaptado para o seu trabalho.
Briefing adaptado para a pizzaria
Nome / marca / produto do anunciante:
Objetivo: neste item o anunciante deve definir o objetivo (de marketing e/ou comunicação) a atingir. O objetivo é sempre conciso, como um alvo que se quer acertar em linha reta, e inicia sempre com um verbo no infinitivo.
Público-alvo: trata-se da composição demográfica e psicográfica (criação da persona) do público. Para uma campanha programática, é imprescindível, também, que você tenha conhecimento de dados primários dos usuários (como o comportamento de navegação) que serão repassados na informação do briefing para a agência ou para os editores.
Estratégia de comunicação: caso você tenha conhecimento sobre mídia programática, poderá traçar algumas estratégias. Mas, sugiro que, mesmo assim, deixe que elas sejam exploradas por quem tem conhecimento, no caso, a agência.
Mensagem: você poderá levar indicar aqui no briefing o tipo de mensagem que irá executar. Esse é um bom caminho para que a agência compreenda o tom da mensagem. Lembre-se de que a mensagem deverá estar alinhada com o público e com o objetivo. Também, para se criar a mensagem, a agência poderá contar com sua equipe de criação (ou de sua agência digital) com atenção aos formatos e ao approach criativo.
Seleção de mídias: dependendo do público, deve-se escolher entre mídia offline (eletrônica, exterior, impressa) e on-line (mecanismos de busca, programática, mídias sociais, e-mail marketing, etc.). O ideal é estar na mídia e em veículos em que o público está presente.
Formatos: em mídia programática, os formatos são conforme o espaço destinado pelos canais e veículos. Assim, o foco é em formatos que melhor se adequem à mídia, aos objetivos e ao orçamento.
Mercados*: a responsabilidade de se acertar o mercado, a geolocalização, é imprescindível para a assertividade da campanha. Conforme estudamos em segmentação, caso o anunciante esteja presente em um local, é importante que se faça uma campanha com foco no mercado em que está inserido.
Calendário: indicar o período em que será realizada a campanha.
*Para fins de análise de mercado, você poderá pesquisar sobre como os seus concorrentes estão utilizando as estratégias e as criações dos anúncios programáticos. Uma referência sempre é bem-vinda para esse seu começo.
Desejamos boas-vindas ao mundo da automação de compras de mídia e que esse mundo lhe abra várias possibilidades de sucesso para os seus negócios!
conceito-chave
Definição de mídia programática
A mídia programática é um modelo automatizado para compra de anúncios publicitários que combina tecnologia, plataformas e dados com foco em programar estratégias que contemplem cada objetivo das empresas (anunciantes). Por ser automatizada e orientada para dados, as compras de mídia dispensam o contato entre os proprietários de sites e os anunciantes. Por causa desse sistema, o processo e as transações podem ser mais assertivos, eficientes, rápidos e lucrativos para todos os envolvidos.
Diferente da mídia paga, que trabalha com o canal onde o usuário está, a mídia programática, ao ter acesso aos dados dos usuários, irá impactá-lo independentemente do local onde ele estiver. Portanto, ela trabalha mais com perfis de usuários que estão no topo do funil e que são encontrados pela plataforma de dados. Dessa forma, pode decidir quem quer impactar com a sua marca, na hora, no dia ou momento programado.
Para uma melhor compreensão, veja a comparação entre a publicidade tradicional e a publicidade programática.
Na publicidade tradicional, a agência procura o veículo – um jornal, uma revista, TV, rádio, outdoor, ou um proprietário de um site –, solicita o mídia kit ou kit de mídia e escolhe a opção que melhor se encaixa no orçamento. Com isso, alinha-se o formato e frequência da inserção. Pronto, o anúncio estará no ar.
Na publicidade programática não é assim que funciona, pois não há intermediários no processo, ou seja, toda a metodologia dependerá de você (ou sua agência digital). Portanto, a equação é a seguinte: a criação do anúncio, a inscrição em uma plataforma de anúncios programáticos, a escolha do público-alvo e o monitoramento dos resultados que, autonomamente, estão sendo veiculadas pela plataforma, como você verá a seguir.
Dito isso, você irá conhecer, agora, o processo de funcionamento da mídia programática.
Funcionamento da mídia programática
Para se cumprir com as etapas para a realização dos anúncios em mídia programática, você irá acompanhar os passos necessários, que estão contemplados com a imagem que guiará o raciocínio e contemplará os objetivos sobre o funcionamento da mídia programática.

Conforme a Figura 4.1, acompanhe um passo a passo de como funciona a mídia programática.
O primeiro passo para a realização de uma campanha de mídia programática é definir qual é o objetivo da campanha. Quais são os resultados esperados? Os resultados podem ser, por exemplo, cliques que levam para um site ou landing page, obtenção de leads ou vendas, o reconhecimento ou lembrança da marca, entre outros.
O segundo passo, diz-se do público: qual é o público que a campanha deve atingir? E aqui entra a análise dos dados demográficos do público, inclusive, com um dos benefícios da publicidade programática que é a precisão: a precisão e a personalização andam juntas, pois com os recursos de segmentação do público, as campanhas podem ser cada vez mais personalizadas para atingirem grupos de usuários específicos. Nesse momento, inicia-se o uso da DMP (Data Management Platform). Por meio da DMP é possível obter a maior precisão o público das campanhas de mídia programática, pois ela coleta, gerencia e organiza os dados dos usuários com base em sua própria (e absolutamente individual) navegação.
E como isso é realizado? O processo é o seguinte: a DMP auxilia na eficiência da campanha de mídia programática, pois utiliza pixels (o menor componente de uma imagem digital) e cookies (pequenos arquivos de texto que são transferidos para o computador ou celular do usuário quando visita um site ou aplicativo) para realizar o monitoramento e o comportamento dos usuários. Portanto, com a coleta dos dados, é possível fazer a segmentação do público-alvo.
O terceiro passo condiz com a criação e produção do anúncio que deverá contemplar o objetivo de comunicação, o público (demográfico e psicográfico, além dos contextos de sua navegação), a mensagem e o formato do anúncio.
O quarto passo é fazer a compra dos espaços publicitários que estarão disponíveis para a veiculação. Isso acontece por meio do DSP (Demand Side Platform) que é a plataforma usada pelos anunciantes ou trading desk para comprar espaços de mídia. Então, é através da DSP que o anunciante realizará a compra dos espaços publicitários disponíveis. Você lembra quando tratamos do público-alvo? É na plataforma da DSP que são realizadas todas as configurações de exibição do anúncio e da segmentação do público-alvo.
Ao mesmo tempo, enquanto ocorre o quarto passo, que é a compra dos espaços publicitários, os publishers (sites de conteúdo onde serão veiculados os anúncios de mídia programática) devem disponibilizar espaços publicitários na plataforma destinada a eles, a denominada SSP, que é a plataforma pela qual os administradores dos sites publishers disponibilizam e vendem seus espaços publicitários.
Assimile
O fluxo de um anúncio programático cumpre a seguinte cadeia:
1. Uma pessoa clica em um site;
2. O proprietário do site coloca a impressão do anúncio em leilão (SSP);
3. Anunciantes oferecem ofertas pela impressão (DSP);
4. O maior lance vence a impressão do anúncio;
5. O anúncio é veiculado no site do publisher;
6. Se uma pessoa clicar no anúncio, este converte.
Tratamos até agora de plataformas que participam das transações para a publicação dos anúncios de mídia programática, dos agentes que se envolvem nas transações (os anunciantes e os publishers). Mas, como é feita a comunicação entre as plataformas? É isso que você conhecerá agora.
A comunicação entre as plataformas de demanda (DSP) e de fornecimento (SSP) é feita pelo AdExchange, que é o sistema que permite a compra e venda automatizada e que acaba por ser responsável pela eficiência das campanhas. Na continuidade, após todas essas transações de compra e venda automáticas e a liberação do espaço para anúncio, inicia-se a exibição do mesmo para o público-alvo definido e filtrado para a sua segmentação. Mas, como ficam as transações após a exibição do anúncio, ou melhor, enquanto ele estiver no ar, gerando impressões?
Primeiro, como em cadeia (e note que o processo da mídia programática é todo em cadeia), você clica no site em que há um espaço destinado pelo publisher para o anúncio programático (1). Em questões de milissegundos, já em posse de seu perfil demográfico, o espaço do anúncio vai à leilão através da plataforma SSP (2). Os anunciantes que concorrem a esse espaço do site oferecem ofertas para essa impressão via plataforma DSP (3) e, nessa oferta, o maior lance que vence a concorrência (4) exibe o anúncio para você (5). Se você clicar no anúncio, este converte e há a transação financeira de compra e venda entre as partes (anunciante e publisher) através do AdExchange.
A teoria parece um pouco complexa, mas a sua prática é muito simples. Também, talvez, pelos jargões utilizados, faça parecer ainda mais distante de sua realidade, então, use o glossário a seguir para consulta e melhora na sua compreensão do tema.
Terminologias importantes em mídia programática
Assimile
Segundo IAB EUROPE, (2019, s.p.),
AdExchange: é o ambiente no qual ocorre a compra e venda de anúncios por meio do leilão em tempo real.
DMP (Data Management Platform): é uma plataforma que faz a coleta dos dados dos usuários, os gerencia e organiza com base no seu comportamento de navegação. Esses dados são utilizados para uma maior precisão para a segmentação dos usuários (do público) para as campanhas de mídia programática.
DSP (Demand Side Platform): é a plataforma usada pelos anunciantes ou trading desk para comprar espaços de mídia.
Impressões: número de vezes que o anúncio foi exibido.
Inventário: conjunto de espaços com possibilidade de entregas de anúncios.
Publisher: é o proprietário / administrador de um site de conteúdo, ou seja, aquele que disponibiliza os espaços para a veiculação dos anúncios.
RTB (Real Time Bidding): compra de mídia em tempo real pela lógica de leilão.
SSP (Supply Side Platform/Sell Side Platform): é a plataforma pela qual os sites vendem seus espaços publicitários.
Trading Desk: é uma empresa especialista em mídia programática. A tranding desk tem acesso às plataformas DSPs e DMPs e, com isso, são capazes de planejar, executar e fazer otimizações nas campanhas de seus clientes.
Anunciante de mídia programática
À medida que os investimentos com anúncios digitais continuam aumentando, os anunciantes devem garantir que os orçamentos de marketing sejam usados de maneira mais eficiente e responsável. A concentração e foco no desempenho e no retorno do investimento será maior do que antes e os profissionais de marketing dos anunciantes precisam concentrar esforços no acompanhamento exato do desempenho em todo o funil de vendas (etapas que representam a jornada do cliente, que inicia quando o lead tem o primeiro contato com a marca e se estende até a efetivação da compra) para aumentar a transparência e minimizar pontos de contato ineficientes.
Portanto, as atribuições dos anunciantes hoje são as de serem também responsáveis pelo acompanhamento e previsão de resultados. Uma das etapas importantes que lhes condiz é a de identificação pontual de seu público que está também identificado em seus dados primários.
Como a responsabilidade de mapeamento e identificação de públicos, assim também é de responsabilidade dos anunciantes e marcas que monitorem e meçam as etapas de suas campanhas, para garantir que conteúdo valioso e envolvente seja direcionado aos consumidores certos, no momento oportuno e em todas as plataformas e mídias.
Os anunciantes estão em uma curva de aprendizado íngreme com a chegada da programática, mas muitos agora estão tomando maior controle do processo através de uma mistura crescente de modelos internos, híbridos e de agências. Seja qual for o modelo escolhido, a transparência da cadeia de suprimentos é fundamental para que eles possam avaliar quais elementos estão contribuindo para o crescimento de seus negócios e ROI de marketing.
Em última análise, os anunciantes procuram um produto de mídia que seja viável, livre de fraude, com proteção às marcas e dentro do target. Sobre os compromissos dos anunciantes (DAVID, 2020), estes se comprometem a desenvolver ações claras sobre como tornar a transparência de dados uma realidade para os consumidores e se comprometer a trabalhar com parceiros para implementar essa boa prática.
Os dados devem ser:
• éticos e transparentes;
• armazenados de forma segura com mecanismos de segurança adequados, incluindo auditorias.
Com isso, aumentam as responsabilidades dos anunciantes no que condiz com a necessidade de adotar uma mentalidade de minimização de dados por meio da organização de marketing digital, com o objetivo de coletar, usar e manter apenas os dados necessários para fornecer uma experiência publicitária de qualidade.
Por outro lado, as responsabilidades dos anunciantes continuam focadas em toda a cadeia do ecossistema digital, iniciando por um briefing com todas as informações relevantes e necessárias sobre a sua empresa e seu negócio.
Para uma empresa anunciante investir em mídia programática são necessários alguns conhecimentos sobre segmentação. A seguir, analise o que cada um apresenta, suas características e alguns exemplos.
4.1 Segmentação: compreender os tipos de segmentações é importante para fazer o funil para os anúncios. Se o anunciante não focar no seu objetivo, não atingirá seu público e, portanto, a sua campanha estará fadada a gastos sem Retorno sobre Investimento (ROI). Observe na sequência os tipos de segmentação para gerar ROI:
Item pedagógico Vocabulário: O Retorno sobre Investimento (ROI) é uma métrica financeira baseada na relação entre o dinheiro ganho e o dinheiro aplicado em um investimento. ROI significa Return over Investment, ou “Retorno sobre Investimento”. Esse cálculo de retorno é muito usado no marketing para validar os investimentos realizados (ROCK CONTENT, 2020).
• Segmentação contextual: a segmentação contextual é a que se refere ao contexto em que o website está inserido, ou seja, os conteúdos que ele publica.
Exemplificando
Por exemplo, um anunciante que trabalha com aluguel de casas para temporada poderá ter seu anúncio veiculado em websites que produzem artigos sobre os locais em que as casas estão localizadas ou um portal de notícias sobre a região, assim como qualquer canal que produza conteúdo sobre passeios turísticos.
• Segmentação por público-alvo: o anunciante poderá fazer uso de cookies do próprio usuário. Ou seja, se um usuário visitou um website que não tem ligação com a área da marca para a qual o anunciante trabalha, poderá exibir o anúncio em outro site onde o seu usuário está, mesmo que não seja do mesmo segmento ou nicho.
• Segmentação por palavra-chave: quando o anunciante faz o filtro do anúncio com os dados, um dos itens a ser inserido é de palavras-chave. Portanto, esse tipo de segmentação, por abordar o conteúdo, é de segmentação contextual.
Exemplificando
Por exemplo, se você trabalha com decorações para aniversários infantis, poderá fornecer uma lista de palavras-chave sobre o seu tema e seu anúncio poderá ser veiculado em canais que tenham como contexto (conteúdo) temas como presentes para aniversário, filmes e séries infantis, games para crianças e afins. Nessa segmentação, as suas palavras-chave correspondem às que são usadas no conteúdo do artigo, por isso a evidência de estar contextualizada.
• Segmentação geográfica: denominada também de segmentação por geolocalização, são anúncios que abrangem uma certa área (um raio de extensão geográfica) onde são encontrados os produtos, as lojas ou o local de consumo e compra. Portanto, os dados do usuário são usados para favorecer a veiculação.
Exemplificando
Por exemplo, em aluguel de casas para temporada, o anunciante poderá fazer um filtro de palavras-chave como aluguel casa temporada, aluguel + região de localização das casas, casas para alugar + região, etc.

No exemplo da Figura 4.2, foi feita a simulação de busca por “decoração de aniversário infantil”, a qual resultou em alguns anúncios, que seguem na imagem com indicações em cores.
Anúncio em vermelho: o anúncio em vermelho é de um supermercado que está localizado a 2 km de onde foi feita a pesquisa. Portanto, um anúncio seguiu os dados de geolocalização do usuário. Além disso, ele é contextualizado com o tema do artigo do site, que é sobre festas infantis. Quando a palavra infantil aparece para a busca, imediatamente, no leilão dos anúncios que estão concorrendo a ela, que têm a relação com a infância, surge o tipo de leite anunciado (NAN).
Anúncio em verde e anúncio em roxo: são anúncios baseados no contexto de navegação e, portanto, de busca. Trata-se de um contexto individual e do interesse pessoal de quem fez a busca. Assim, são considerados anúncios de segmentação por público-alvo.
O que acontece quando o anúncio de mídia programática já está no ar?
Pois bem, nesse momento, você deve pensar em você mesmo e o que acontece quando você se interessa por um certo conteúdo na web.
Reflita
Você está navegando e clica em um conteúdo que o direcionará para o site de destino, para que você consuma o conteúdo. Nesse momento, anúncios com a mesma abordagem de conteúdo que você procurou irão concorrer para lhe oferecer temas semelhantes ao do seu interesse. Mas, como isso acontece?
Elaboração de briefing para a agência
Para fazer campanhas assertivas em mídia programática é essencial ter um bom roteiro, ou seja, é preciso que você tenha um bom briefing. O briefing é um documento informativo, conciso, completo e detalhado do produto ou serviço do cliente. Vamos iniciar a concepção de como é e o que não pode faltar em um briefing.
Modelo de briefing
Objetivo: neste item o anunciante deve definir o objetivo (de marketing e/ou comunicação) a atingir. O objetivo é sempre conciso, como um alvo que se quer acertar em linha reta, e inicia sempre com um verbo no infinitivo.
Público-alvo: trata-se da composição demográfica e psicográfica (criação da persona) do público. Para uma campanha programática, é imprescindível, também, que o anunciante tenha conhecimento de dados primários dos usuários (como o comportamento de navegação) que serão repassados na informação do briefing para a agência ou os editores.
Estratégia de comunicação: caso o anunciante tenha conhecimento sobre mídia programática, poderá traçar algumas estratégias. Mas, sugere-se que, mesmo assim, deixe que elas sejam exploradas por quem tem conhecimento, no caso, a agência. Ou seja, as estratégias poderão ser indicadas pela agência, caso o anunciante não tenha uma equipe de marketing com um bom domínio sobre mídia programática.
Mensagem: a mensagem deverá estar alinhada com o público e com o objetivo. Também, para se criar a mensagem, a agência poderá contar com sua equipe de criação (ou de sua agência digital) com atenção aos formatos e ao approach criativo.
Seleção de mídias: dependendo do público, deve-se escolher entre mídia offline (eletrônica, exterior, impressa) e on-line (mecanismos de busca, programática, mídias sociais, e-mail marketing, etc.). O ideal é estar na mídia e nos veículos que o público participa.
Formatos: em mídia programática, os formatos são conforme o espaço destinado pelos canais e veículos. Assim, o foco é em formatos que melhor se adequam à mídia, objetivos e orçamento.
Mercados: a responsabilidade de se acertar o mercado, a geolocalização, é imprescindível para a assertividade da campanha. Conforme estudamos em segmentação, caso o anunciante esteja presente em um local, é importante que se faça uma campanha com foco no mercado em que está inserido.
Orçamento: o orçamento de marketing para a comunicação deve ser pensado em termos de receita e qual é o objetivo que se quer atingir com a campanha.
Calendário: indicar o período que será feita a campanha.
Contemplamos nesta seção os estudos sobre mídia programática, papel do anunciante em mídia e elaboração do briefing para a agência.
Para um melhor aproveitamento dos assuntos estudados, após a leitura do material, faça os exercícios que compõem a seção.
Faça valer a pena
Questão 1
Mídia programática é referente à compra de mídia online, de forma automatizada em que as transações acontecem através de plataformas.
Considerando as plataformas do ecossistema programático, podemos dizer que a plataforma DMP (Data Management Platform):
Correto!
O objetivo da questão é estudar é identificar o significado de DMP (Data Management Platform).
É uma plataforma que faz a coleta dos dados dos usuários, gerencia e os organiza com base no seu comportamento de navegação. Esses dados são utilizados para uma maior precisão para a segmentação dos usuários (do público) para as campanhas de mídia programática. A alternativa está correta, pois as atribuições da DMP são coletar, gerenciar e organizar os dados dos usuários, conforme o seu comportamento de navegação. Com isso, fundamenta-se uma das características da mídia programática: maior precisão na entrega dos anúncios.
É denominada também de segmentação por geolocalização, são anúncios que abrangem uma certa área (um raio de extensão geográfica) onde são encontrados os produtos, as lojas ou o local de consumo e compra. Portanto, os dados do usuário são usados para favorecer a veiculação. A afirmativa está incorreta, pois embora a DMP colete dados sobre a localização de acesso do usuário, ela não é denominada de segmentação por geolocalização.
É a plataforma usada pelos anunciantes ou trading desk para comprar espaços de mídia. Portanto, usa-se de dados para se favorecer sua veiculação. A afirmativa está incorreta, pois a tranding desk tem acesso às plataformas DSPs e DMPs e, com isso, são capazes de planejar, executar e fazer otimizações nas campanhas de seus clientes.
É a plataforma pela qual os sites vendem seus espaços publicitários. Esses dados são utilizados para uma maior precisão para a segmentação dos usuários (do público) para as campanhas de mídia programática. A afirmativa está incorreta, pois isso acontece por meio do DSP (Demand Side Platform) que é a plataforma usada pelos anunciantes ou trading desk para comprar espaços de mídia. Então, é por meio da DSP que o anunciante realizará a compra dos espaços publicitários disponíveis.
É uma plataforma que tem acesso aos usuários e, com isso, é capaz de planejar, executar e otimizar as campanhas de seus clientes. Esses dados são utilizados para maior precisão na segmentação dos usuários (do público) para as campanhas de mídia programática. A afirmativa está incorreta, pois é a Trading Desk que tem acesso às plataformas DSPs e DMPs e, com isso, são capazes de planejar, executar e otimizar as campanhas de seus clientes.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Questão 2
Compreender os tipos de segmentações é importante para realizar o funil para os anúncios, torná-los assertivos e contemplar o retorno sobre o investimento (ROI). Uma das possibilidades de segmentação é a de palavras-chave.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente estas características.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Correto!
O objetivo da questão é aplicar o conhecimento sobre a segmentação por palavra-chave.
Anúncios que abrangem uma certa área (um raio de extensão geográfica) onde são encontrados os produtos, as lojas ou o local de consumo e compra. A alternativa está incorreta, pois esta característica é relacionada com hyperlocal, ou segmentação por geolocalização.
Quando um usuário visitou um website que não tem ligação com a área da marca para a qual o anunciante trabalha, o anúncio em outro site onde o seu usuário está poderá ser exibido, mesmo que não seja do mesmo segmento ou nicho. A alternativa está incoreta, pois essa é a segmentação por público-alvo em que o anunciante poderá fazer uso de cookies do próprio usuário. Ou seja, se um usuário visitou um website que não tem ligação com a área da marca para a qual o anunciante trabalha, poderá exibir o anúncio em outro site onde o seu usuário está, mesmo que não seja do mesmo segmento ou nicho.
A que se refere ao contexto em que o website está inserido, ou seja, os conteúdos que ele publica. A afirmativa está incorreta, pois essa é a segmentação contextual, que indica a relação com os conteúdos que são publicados.
Por exemplo, em um site sobre venda de motos novas da marca XYZ, as palavras-chave poderão ser: vendas + motos novas, motos novas + marca XYZ, venda + moto XYZ, etc.
A afirmativa está correta, pois quando se trata de segmentação por palavras-chave, o que importa é o filtro que se faz na plataforma para evidenciar as palavras que compõe a relação entre os contextos do conteúdo do site e do anúncio. As demais questões estão equivocadas quanto aos conceitos.
Uma métrica financeira baseada na relação entre o dinheiro ganho e o dinheiro aplicado em um investimento. A alternativa está incorreta, pois é o Retorno sobre Investimento (ROI) que é uma métrica financeira baseada na relação entre o dinheiro ganho e o dinheiro aplicado em um investimento. ROI significa Return over Investment ou “Retorno sobre Investimento”. Esse cálculo de retorno é muito usado no marketing para validar os investimentos realizados.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Questão 3
Na publicidade tradicional, a agência procura o veículo – um jornal, uma revista, TV, rádio, outdoor, ou um proprietário de um site – solicita o mídia kit (kit de mídia) e escolhe a opção que melhor se encaixa no seu orçamento. Com isso, alinha-se o formato e frequência da inserção. Pronto, o anúncio estará no ar!
Na publicidade programática não há intermediários no processo. Portanto, a metodologia na publicidade programática cumpre com os seguintes passos:
1. A inscrição em uma plataforma de anúncios programáticos.
2. A criação do anúncio.
3. A escolha do público-alvo.
4. O monitoramento dos resultados das impressões.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dos passos realizados.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Correto!
Alternativa correta: 2, 1, 3, 4.
Para responder à questão é preciso analisar as características de cada atividade da sequência didática e a relacionar com a sua sequência. Na publicidade programática há uma metodologia que segue uma cadeia de eventos desde a criação do anúncio até o seu monitoramento, em que a ordem é: a criação do anúncio (1), a inscrição em uma plataforma de anúncios programáticos (2), a escolha do público-alvo (3) e o monitoramento dos resultados das impressões (4) que, autonomamente, estão sendo veiculadas pela plataforma.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Referências
DAVID, R. WFA. Disponível em: https://bit.ly/3wNjSuq. Acesso em: 9 abr. 2021.
IAB EUROPE. IAB Europe Attitudes to Programmatic. Disponível em https://iabeurope.eu. Acesso em: 10 abr. 2021.
ROCK CONTENT. O que é ROI? Descubra se seus investimentos estão valendo a pena calculando o Retorno Sobre o Investimento. Disponível em: https://bit.ly/35Ng2Ww. Acesso em: 8 abr. 2021.