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Fonte: Shutterstock.
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sem medo de errar
Como disposto anteriormente, a hamburgueria Alternativa Burger, apesar de muito tradicional e reconhecida em sua cidade, acomodou-se em sua comunicação digital e com a entrada de novos concorrentes, suas vendas e faturamentos diminuíram. Você é o responsável pelo marketing da hamburgueria e, até então, a empresa somente trabalhava com as mídias tradicionais, tais como outdoor, rádio e jornais.
A presença digital do restaurante é tímida, baseada em um site corporativo, voltado para a apresentação de lanches disponíveis, sem qualquer outra ação de interação e relacionamento com o cliente. A missão proposta pela diretoria é traçar um plano para inserção da marca de forma mais ativa no marketing de busca, de modo que sirva de atração para novos negócios.
A solução deste desafio pode ter vários caminhos, ações e atividades pagas ou não. Forte atuação em links patrocinados, anúncios patrocinados são boas saídas, mas atente-se para não esquecer os seguintes pontos aprendidos durante a seção:
As estratégias propostas devem ser basear em ações orgânicas e impulsionadas. Assim, não basta somente patrocinar e investir em palavras-chaves, anúncios e remarketing, sem investir também em ações orgânicas, na otimização do site e no conteúdo que será trabalhado. Portanto, não adianta somente atrair novos leads e ser mais agressivo, e não se preocupar com uma boa gestão de conteúdos que, a médio / longo prazos, sustentem e permitam o relacionamento com atuais e futuros clientes. Recorde as dicas para criação de anúncios e para a escolha de palavras-chaves (tais como o grupo de anúncios) e, por fim, veja todos os diferenciais que as comunicações em marketing de busca podem oferecer e tente trabalhar com todos os aspectos, sem esquecer que a empresa já é tradicional e já possui um bom sistema de indicação boca a boca que pode ser aproveitado também no ambiente digital.
avançando na prática
Campanha no Google Ads para o Dia dos Namorados
Na primeira situação-problema, tratamos do caso da hamburgueria Alternativa Burger e você já ajudou a empresa a se posicionar e a trabalhar melhor dentro das mídias digitais, de forma paga e na geração de conteúdo. Neste escopo, percebeu que uma empresa, ainda que tradicional e reconhecida, não pode atualmente se acomodar em relação a sua comunicação digital, visto as ameaças que a concorrência pode propor, bem como as oportunidades que essas mídias, principalmente as pagas, podem servir para atração de novos negócios e para o relacionamento e a interação com clientes e potenciais clientes.
Nesse primeiro desafio, você obteve êxito e já conseguiu colocar em prática a ativação da empresa no contexto do marketing de busca. Agora, é o momento de criar uma campanha específica para o Dia dos Namorados. Tendo isso como base, que tipo de estratégia e de ações orgânicas e patrocinadas você utilizaria para esta data?
As ações e estratégias propostas devem se basear em ações orgânicas e impulsionadas com foco em conteúdos e palavras-chaves pensando no dia dos namorados. Portanto, mais que patrocinar e investir em palavras-chaves, anúncios e remarketing, é fundamental também construir ações orgânicas, na otimização do site e no conteúdo a ser trabalhado. Portanto, é importante atrair novos leads e ser mais agressivo por meio de anúncios e mídias pagas, mas também se preocupe numa boa gestão de conteúdos que a médio / longo prazo sustente e se relacione com atuais e futuros clientes, assim garantindo que os possíveis namorados visitantes possam continuar interagindo com a marca após a data comemorativa.
Recorde as dicas para criação de anúncios e escolhas de palavras-chaves e, por fim, veja todos os diferenciais que as comunicações em marketing de busca podem oferecer e tente trabalhar com todos os aspectos, sem esquecer que a empresa já é tradicional e já possui um bom sistema de indicação boca a boca, que pode ser migrada para acontecer também no ambiente digital, com campanhas de cunho cultural e que possam, além de estimular curtidas, também instigar a marcação de amigos e o compartilhamento da mensagem.