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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Avançando em Google Ads

Emerson Carlos Gomes

Fonte: Shutterstock.

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sem medo de errar

Como vimos anteriormente, a situação-problema da seção coloca você como responsável pelo marketing de um restaurante focado na Culinária Mexicana de nome El Tacos. O restaurante é muito reconhecido e tradicional em sua cidade, por ser uma das melhores opções para pessoas que desejam experimentar a culinária mexicana e sentir os sabores picantes e diferentes deste país. Viu também que seu público é bem diferenciado, visto que a empresa atende tanto pessoas curiosas, que precisam de orientação sobre o produto e que querem conhecer mais sobre essa culinária, quanto pessoas que conhecem muito deste universo e necessitam apenas viver essa experiência, de forma mais autônoma. 
Como visto também, novos concorrentes entraram neste mercado e incomodaram, fazendo com que as vendas e o faturamento diminuíssem, o que estimulou a diretoria a te dar a missão de traçar um plano para inserção da marca de forma mais ativa nas mídias digitais pagas junto ao Google Ads, de modo que servissem de atração para novos negócios, mas também para relacionamento e interação com clientes e potenciais clientes. 
A solução deste desafio pode ter vários caminhos, ações e atividades digitais pagas ou não, mas atente-se para não esquecer os seguintes pontos aprendidos durante a seção:
•  As ações e estratégias propostas devem ser basear em ações no Google Ads, mas atente-se que campanhas mais agressivas, focadas em conversão de vendas, exigem possuir estrutura de sites e e-commerce que estejam em sinergia com o propósito de campanha. Assim, então, o primeiro passo seria alinhar o portal já existente de modo a já estar preparado para landing pages para reservas de mesas, compras via delivery ou outro caminho ativo entre empresa e cliente. Assim, é fundamental alinhar bem as palavras condizentes ao segmento, bem como o perfil dos sites parceiros a serem escolhidos na rede de display.
•  A comunicação e definição dos anúncios no Google Ads, mais que vender e tentar comercializar os produtos, devem propor conteúdos para relacionamento, engajamento e compartilhamento. Isso gera mais base inclusive para estratégias de remarketing. Então, sua proposta deve também pensar em que mensagens e conteúdos deverão ser compartilhados pensando no branding da marca. Um bom exemplo são conteúdos sobre as origens da culinária mexicana ou ações que incentivem ao compartilhamento e interação entre amigos. 
•  Em relação ao remarketing, ideal já preparar anúncios que venham com linguagem diretiva para aqueles que já frequentaram seu site e não fecharam a compra ou ação. Então anúncios propostos dentro de uma linha “Reserve agora sua mesa e garanta um drink por nossa conta” ou “Compre agora em nosso delivery e ganhe um taco cortesia” são boas iscas para que as pessoas retornem a sua busca e finalizem suas aquisições. 
Por fim, veja todos os diferenciais que as campanhas no Google Ads podem oferecer e tente trabalhar com todos os aspectos, sem esquecer que a empresa já é tradicional e já possui um bom sistema de indicação boca a boca que pode acontecer também no ambiente digital, por exemplo, através de concursos culturais onde a participação esteja vinculada a curtir as páginas e marcar amigos nos comentários, aumentando a aderência e pertinência dentro do contexto pago via Google Ads.

avançando na prática

Dia dos Namorado no El Taco. Apimente sua relação

Como visto no desafio anterior, você trabalha como responsável pelo marketing na El Tacos, restaurante focado na Culinária Mexicana, muito reconhecido e tradicional em sua cidade, por ser uma das melhores opções para pessoas que desejam experimentar a culinária mexicana e sentir os sabores picantes e diferentes deste país. Viu também que seu público é bem diferenciado, visto que a empresa atende tanto pessoas curiosas, que precisam de orientação sobre o produto e que querem conhecer mais sobre essa culinária, quanto pessoas que conhecem muito deste universo e necessitam apenas viver essa experiência, de forma mais autônoma. 
No primeiro desafio, você já obteve êxito ampliando o universo digital da empresa via Google Ads e utilizando, além das redes de display e palavras-chaves patrocinadas, de uma eficiente estratégia de remarketing. Agora, a diretoria pediu uma ação especial para o Dia dos Namorados, onde tanto a reserva de mesas antecipadas quanto as entregas delivery, propiciam aos clientes descontos exclusivos. O que você proporia de ações para resolução deste desafio?

Como no desafio anterior, a solução deste desafio pode ter vários caminhos, ações e atividades digitais pagas ou não, mas atente-se para não esquecer os seguintes pontos aprendidos durante a seção:
•  Como no primeiro desafio, primeiro passo é lembrar que as ações e estratégias propostas de formas mais agressivas, focadas em conversão de vendas, exigem possuir estrutura de sites e e-commerce que estejam em sinergia com o propósito de campanha. Assim, então, o primeiro passo seria alinhar o portal já existente de modo a já estar preparado para landing pages para reservas de mesas, compras via delivery e demandas para o Dia dos Namorados. Assim, é fundamental alinhar bem as palavras-chaves condizentes ao segmento, bem como o perfil dos sites parceiros a serem escolhidos na rede de display.
•  A comunicação e definição dos anúncios no Google Ads, mais que vender e tentar comercializar os produtos, devem propor conteúdos para relacionamento, engajamento e compartilhamento. Isso gera mais base inclusive para estratégias de remarketing. Então, sua proposta deve também pensar em que mensagens e conteúdos deverão ser compartilhados pensando no branding da marca. Um bom exemplo são conteúdos sobre as origens do Dia dos Namorados, as correlações do tempero mais quente para aquecer o Dia dos Namorados ou ações que incentivem ao compartilhamento e interação entre namorados. 
•  Em relação ao remarketing, ideal já preparar anúncios que venham com linguagem diretiva para aqueles que já frequentaram seu site e não fecharam a compra ou ação. Então anúncios propostos dentro de uma linha “Reserve agora sua mesa para o Dia dos Namorados com condições especiais” ou “Compre agora em nosso delivery e tenha condições especiais neste Dia dos Namorados” são boas iscas para que as pessoas retornem a sua busca e finalizem suas aquisições. 

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