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sem medo de errar
Como vimos anteriormente, a situação-problema colocava você na posição de responsável pelo marketing da concessionária Alternativa Veículos, muito reconhecida e tradicional em sua cidade. Justamente por todo esse reconhecimento e pela demanda já garantida, a concessionária se acomodou e não desenvolveu uma comunicação digital, deixando de acompanhar a mudança de perfil do seu consumidor e o avanço da concorrência nesse universo.
Como visto também, este cenário fez a diretoria lhe dar a missão de traçar um plano para inserção da marca de forma mais ativa digitalmente, tendo como primeira ação uma campanha inicial no Google Ads. A solução desse desafio pode ter vários caminhos, mas atente-se para não esquecer os seguintes pontos aprendidos nesta seção:
• O primeiro grande passo é definir o público-alvo e realizar uma segmentação. Como a empresa atua com público diverso e seu diferencial está justamente na variedade de marcas e modelos, o ideal aqui é criar algumas personas que representem possíveis públicos da empresa.
• Aproveite as dicas apresentadas na seção para selecionar as principais questões demográficas, geográficas e comportamentais para criar os filtros da campanha.
• Recorde as dicas para criação de palavras-chaves e de textos complementares para os anúncios. É importante propor alguma isca interessante para o acesso, seja num contexto de promoção ou de facilidade e conveniência de compra. Lembre-se de que é fundamental, também, organizar as palavras-chaves de forma mais específica, evitando dispersão e oferecendo maiores resultados a partir da sua utilização nos anúncios e portais, criando relevância para o sistema de busca. É ideal a criação de landing pages (páginas de destino) distintas para as palavras-chaves e cliques propostos, evitando que o usuário, ao clicar, seja direcionado para um local não condizente com sua busca. Além disso, é fundamental a seleção de palavras-chaves negativas, ou seja, que não devem ser consideradas na busca e exibição do anúncio.
• Em relação ao investimento, o ideal é optar pelo CPC para justamente saber, neste primeiro momento, os impactos e resultados da ação para visitas ao site e para a geração de leads.
avançando na prática
Campanha de Final de Ano – Compre agora e pague a primeira parcela somente após o Carnaval
Como vimos anteriormente, você é o responsável pelo marketing da concessionária Alternativa Veículos. No primeiro desafio, você já conseguiu realizar campanhas no Google Ads para a marca e já amplificou o número de visitas ao site da empresa, gerando leads a serem trabalhados pelo departamento comercial.
Agora, está chegando o final do ano, e a diretoria autorizou uma campanha em todas as mídias. A proposta é o consumidor comprar agora o seu carro até o final de dezembro e pagar a primeira parcela de seu financiamento somente após o Carnaval do ano seguinte. Seu desafio, portanto, é estruturar a campanha e fazer as melhores definições de palavras-chaves e formatos.
Assim como no primeiro desafio, a solução deste pode ter vários caminhos, mas atente-se para não esquecer os seguintes pontos aprendidos nesta seção:
• O primeiro grande passo, assim como no primeiro desafio, é definir o público-alvo e realizar uma segmentação de acordo com as características deste novo desafio. É ideal também criar personas que representem o consumidor neste período sazonal. Atente-se aqui, portanto, à data de campanha, pois ela não poderá ser veiculada após dezembro do ano corrente.
• Aproveite as dicas apresentadas na seção para selecionar as principais questões demográficas, geográficas e comportamentais para criar os filtros da campanha. Além disso, atente-se a questões como o 13º salário, natal, presentes, entre outras características sazonais para fazer suas escolhas de palavras-chaves (financiamento de carros, por exemplo) e textos complementares para os anúncios. É importante propor alguma isca interessante para o acesso, seja num contexto promocional ou de facilidade e conveniência de compra.
• Neste desafio, por conta das questões sazonais e para medir a sua real efetividade na mensuração de resultados, o ideal é optar pelo CPC. Assim, será possível precisar os impactos e o desempenho da ação para visitas ao site e geração de leads.