Comentários

0%

Não pode faltar

LinkedIn Ads

Juliana Flávia Palazzo da Costa

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

Praticar para aprender

Prezado estudante, 
O LinkedIn é uma rede social voltada ao mercado de trabalho, com foco na conexão entre as pessoas que buscam aumentar sua rede de relacionamento profissional e novas oportunidades de trabalho. Também utilizada pelas empresas para conexão com outras empresas e para publicarem suas ofertas de trabalho. 
Pessoas e empresas entram no LinkedIn para fortalecer sua marca, profissional ou empresarial, a plataforma oferece vários recursos gratuitos e pagos a partir do LinkedIn Ads. 
Vamos inicialmente explorar o que o LinkedIn oferece, em seguida vamos analisar o LinkedIn Page, os recursos pagos e os tipos de anúncios que podem ser realizados na plataforma. Assim como no Facebook e Instagram, no LinkedIn é possível criar um perfil e uma página para as empresas. 
Se estamos falando de uma rede social voltada ao mercado de trabalho, todo o seu conteúdo precisa estar direcionado à imagem que você quer ter como profissional. O mesmo vale para a empresa, que poderá reforçar sua marca, apresentar os bastidores, os eventos, os seus valores, entre outros conteúdos que vamos ver ao longo da seção. 
O LinkedIn é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, existem outras como o Viadeo, mas seu foco está voltado aos profissionais da área de Tecnologia da Informação e de áreas correlatas. Com isso, a rede mais utilizada em termos profissionais é o LinkedIn. E qual a importância de ter seu perfil nesta rede social? Como profissional, é uma forma de encontrar pessoas, ampliar sua rede de relacionamentos na área de atuação e ainda conseguir um novo emprego. Já as empresas têm a possibilidade de utilizar o LinkedIn Jobs, que anuncia sua vaga a candidatos com competências, experiências e objetivos similares ao que a empresa procura, além de ampliar a possibilidade de negócios B2B.

Ana Maria é uma profissional de 52 anos de idade, que foi demitida de seu cargo de direção. 
Esteve neste cargo por 10 anos e, durante este período, realizou diversas ações junto à empresa, participou de eventos, recebeu prêmios de melhores resultados, escreveu artigos e foi entrevistada diversas vezes devido ao seu dinamismo e ao fato de ser uma líder inspiradora. Agora, novamente no mercado de trabalho, não sabe por onde começar. Ficou um tempo parada descansando, mas precisa retornar ao mercado. 
Enviou seu currículo a várias empresas, mas já se passaram seis meses e, até o momento, não conseguiu nenhuma entrevista significativa. 
Ana Maria tem muita qualificação e o último salário era alto, os cargos compatíveis com o que ela ocupava possuem salários mais baixos na atualidade. Além disso, ela vem competindo com jovens inovadores que possuem ideias disruptivas e novos modelos de negócio. 
Ela conhece o LinkedIn e possui um perfil, mas nunca se preocupou em movimentar a rede a seu favor, sempre em favor de apresentar a empresa onde trabalhava e os projetos que desenvolviam. O cargo de direção demandava muito tempo e esforço, e ela se dedicava plenamente na divulgação dos projetos da empresa, sempre privilegiando a equipe e não especificamente seu trabalho. Acreditando que estava em uma situação relativamente estável, não se preocupou em ter uma conta premium no LinkedIn, muito mesmo em manter atualizada suas atividades profissionais. 
Como você pode ajudar Ana Maria? 
Animado para conhecer mais sobre o LinkedIn? Então vamos lá. 

conceito-chave

O LinkedIn é uma rede social profissional, que nasceu em 2013 e foi adquirida pela Microsoft em 2016, seu principal foco em termos de geração de receita são as atividades de B2B (TANKOVSKA, 2021). B2B é uma expressão em inglês que significa business-to-business, traduzindo ao português de “empresa para empresa”. 
Dentre os principais países com maior audiência está o Brasil em quarto lugar com 45 milhões de usuários, sendo os Estados Unidos o primeiro colocado com 170 milhões (TANKOVSKA, 2021). 
Segundo dados de Tankovska (2021), 60,1% do público-alvo a nível global no LinkedIn tem entre 25 e 34 anos, seguido dos jovens entre 18 a 24 anos e em terceiro lugar estão as pessoas entre 35 e 54 anos. 
Ao criar sua conta no LinkedIn, as informações solicitadas estão relacionadas a sua vida profissional, ao seu currículo. Dentre as informações que a rede solicita estão: experiência profissional, espaço para descrever as principais atividades das funções que exerceu, formação acadêmica, competências, idiomas. 
A fim de que tenha um “currículo vencedor”, como o LinkedIn costuma chamar, a rede social irá orientá-lo solicitando mais informações, itens como o resumo profissional e destaques das suas principais produções como: artigos, publicações em revistas, entrevistas, projetos desenvolvidos, tudo que pode tornar seu currículo mais atrativo para as empresas. Indicações são também recomendadas, aqui pessoas da sua atual ou antiga organização, podem recomendar você em relação a uma determinada atividade. Estes são fatores que podem fazer a diferença em um processo de seleção. 
Um grande desafio apresentado dentro das redes sociais é a definição do conteúdo a ser publicado no feed. Tanto pessoas como empresas precisam estar preparadas com suas publicações, isso porque o objetivo é fortalecer a marca pessoal de forma a conseguir novas oportunidades de trabalho, ampliar suas redes de negócios e encontrar profissionais qualificados, estes dois últimos itens no caso das empresas. Nesse sentido, o conteúdo deve ser muito bem planejado. Uma recomendação para as pessoas que querem se destacar no LinkedIn é movimentar sua página com publicações interessantes dentro da sua área de conhecimento. As pessoas recebem um grande volume de informações vindas do mundo todo, mas o que chama realmente a atenção, são boas histórias. Ao entrar no LinkedIn observe as publicações que tiveram maior engajamento com curtidas e comentários, boa parte dessas publicações contam história, seja ela pessoal ou algo que a empresa tenha realizado. Utilizar a metodologia do Storyteling é uma boa estratégia de criação de conteúdo nas mídias sociais (KARIA, 2021)

Assimile 

Storyteling é um termo em inglês. "Story" significa história e "telling", contar, ou seja, é a prática de se contar uma boa história. O cérebro humano funciona de forma que, sempre que uma pergunta é feita, o cérebro automaticamente começa a trabalhar para encontrar uma solução. O mesmo acontece quando você começa a ouvir uma história, você começa a se envolver sempre que tem um drama envolvido e seu cérebro começa a buscar respostas para descobrir o final.

Karia (2014) estudou mais de 200 das melhores palestras TED e percebeu que o que existia em comum é que todas as grandes palestras do TED continham histórias. Estes palestrantes apresentaram suas histórias e conseguiram assim, compartilhar sua mensagem ao mundo, sem parecer que estão ensinando algo ao público e é justamente o ato de saber contar histórias que faz da palestra um sucesso o que confirma o resultado das postagens que contam suas histórias no LinkedIn e que conseguem engajamento do público com curtidas e comentários. Seja empresa ou pessoa física para ter influência é preciso ter voz e autoridade no que está sendo apresentado. 
Ao optar pela criação de uma página no LinkedIn, a empresa precisa selecionar o que será publicado, pois o conteúdo deve ser corporativo, neste sentido a empresa deve se preparar para estar ativa na página. Ações sociais, de responsabilidade ambiental, reforçar os valores institucionais são alguns dos conteúdos que podem ser divulgados e assim a empresa terá mais chance de conquistar não apenas consumidores, como também, poderá fazer negócios B2B. Importante observar que todas as publicações das empresas devem estar alinhadas aos objetivos estratégicos da organização. 
O LinkedIn Soluções de Marketing (2021) afirma ser a melhor opção de marketing B2B:

Como as decisões de compra B2B são complexas e muitas vezes volumosas, as partes interessadas procuram as opiniões de especialistas. Dados mostram que o comprador típico consome de 7 a 10 peças de conteúdo antes de fazer sua escolha; o LinkedIn conta com mais de 610 milhões de profissionais, incluindo 2,8 milhões de decisores e 260.000 executivos da alta administração. Em todo o mundo e em todos os setores, os profissionais participam da conversa compartilhando conteúdo relevante e repleto de insights com essa comunidade. 

(LINKEDIN SOLUÇÕES DE MARKETING, 2021, [s.p.])

Linkedin Page – criando um perfil de negócios

Para conectar com empresas e pessoas no LinkedIn como uma organização é necessário criar uma página, e neste caso o recurso está disponível em desktop, não sendo possível criá-la a partir de um dispositivo móvel. 
Para criar um perfil de negócios é necessário acessar a página do LinkedIn: 

Faça o link o ícone “Trabalhar” que fica no canto direito da página, optar por “Criar uma página da empresa” que é a mesma opção cada a empresa seja uma escola. Em seguida selecione o tipo de página que deseja criar, digite a identidade de página, os detalhes da empresa ou Instituição e detalhes do perfil. Em seguida, averigue a caixa de verificação para confirmar que você tem o direito de agir em nome dessa empresa ou escola na criação da página. Clique em Criar página e em Iniciar a construção de sua página.  

(LINKEDIN HELP, 2021, [s.p.])

No item “Selecione o tipo de página” é possível escolher entre pequenas empresas, média a grande empresa, página de vitrine e Instituição de ensino desde ensino médio a universidades ou faculdade (LINKEDIN HELP, 2021). 
Uma vez que a página tenha sido criada a empresa deverá administrá-la e para isso o LinkedIn oferece vários recursos ao administrador da página que poderá ser um funcionário da empresa. 

Super administrador - dá acesso a todas as permissões de administradores de página disponíveis, incluindo adicionar e remover qualquer tipo de administração na Página, editar informações da página e desativar a Página. Sua página principal de aterrissagem é a exibição super administradora. Administrador de conteúdo – dá permissão para criar e gerenciar conteúdo de página, incluindo atualizações (além de impulsionar atualizações), Eventos, História se empregos. Sua página principal de landing é a exibição de administrador de conteúdo. Curador – dá permissão para visualizar sugestões de conteúdo, criar conteúdo recomendado e visualizar e exportar análises de página. Analista – dá permissão para monitorar o desempenho da Página através de análises para ajudar a impulsionar metas. Os analistas terão acesso limitado à Página em ferramentas de terceiros. Você só terá acesso à guia Análise de uma Página, que também é a sua principal página de entrada. 

(LINKEDIN HELP, 2021, [s.p.])
assimile

“O administrador de página do LinkedIn exerce a função de super administrador, administrador de conteúdo e analista. Cada função lhe dá permissão para executar um conjunto de tarefas como: reagir, comentar ou compartilhar atividades sobre Recruiter Page, em nome da empresa” (SOLUÇÔES ..., 2021, [s.p.]). 

Recursos pagos

A conta premium é um dos recursos pagos, ela oferece algumas ferramentas adicionais para ajudá-lo a encontrar um novo emprego ou uma recolocação no mercado. Um dos recursos disponíveis é a possibilidade de enviar mensagens a recrutadores que não fazem parte da sua conexão na rede, mas esta opção é limitada, a conta trabalha com créditos de InMail, a cada resposta de um recrutador, você recebe mais créditos. Além desse benefício é possível verificar quem visitou seu perfil, desde que ele não tenha entrado como anônimo. Também está disponível para quem tem conta premium o Learning LinkedIn, com diversos cursos on-line, além de ter sua candidatura em destaque.

A conta premium oferece algumas opções como: Premium Career; Sales Navigator, A escolha dependerá do seu objetivo. Se estiver buscando um emprego a opção Premium Career pode ser melhor, mas se estiver buscando ampliar sua rede e controlar sua reputação a opção correta será Sales Navigator. 

Assimile 

O LinkdIn oferece diversos recursos que não são pagos, sendo assim, mesmo que você não tenha uma conta premium conseguirá participar dos processos de seleção que encontrar. Além disso, você poderá escolher empresas e pedir para ser avisado quando estas estiverem com vagas abertas. A conta Premium potencializa suas chances de conseguir um emprego, pois ela é capaz de acelerar esses resultados ao destacar o perfil na rede aos recrutadores. A partir dela é possível ter acesso ao Premium InMail e com isso, você poderá entrar em contato direto com recrutadores, permite visualizar todas as pessoas que visitaram seu perfil nos últimos 90 dias, oferece ainda a possibilidade de melhorar seus conhecimentos a partir de uma série de cursos on-line em vídeo sobre negócios, tecnologia e criação (SOLUÇÕES ..., 2021).

A empresa oferece também “soluções de talentos” com opção para o Recruiter Lite e Premium Business. O primeiro quando a empresa busca contratar talentos e o segundo para ampliar seus negócios com informações que gerem insights para o crescimento da empresa. Antes de escolher uma conta premium o ideal é verificar qual delas está mais próxima do seu objetivo no momento.

Exemplificando

Ivan é gestor de recursos humanos de uma instituição de ensino na modalidade a distância e está com várias vagas em aberto, pois um novo curso foi criado. Ele precisa contratar um coordenador de curso, professores conteudistas e tutores. Precisa ainda de um gestor de produção. A princípio Ivan divulgou as vagas em um site e direcionou para candidatos da mesma localidade da sede, mas não conseguiu encontrar o perfil desejado. Reunido com a direção, chegaram a conclusão que os trabalhos poderiam ser desempenhados remotamente de qualquer parte do Brasil. Com isso, resolveram publicar a vaga no Recruiter Recruiter, que é uma plataforma de contratação completa, ela ajuda profissionais de talentos a encontrar, contatar e gerenciar os profissionais que estão com oferta de emprego. Com isso, Ivan conseguiu rapidamente encontrar pessoas qualificadas para participar do processo de seleção, pois teve acesso aos candidatos certos para seus cargos com a pesquisa avançada, as sugestões inteligentes e os destaques que o próprio LinkedIn oferece.

O LinkedIn oferece soluções para que as empresas possam alcançar uma rede de milhões de profissionais em todo o mundo, conectar-se com candidatos e construir sua marca empregadora no LinkedIn. As soluções oferecidas são: LinkedIn Recruiter; LinkedIn Jobs Network; LinkedIn Career Pages e Anúncios Trabalhe Conosco (LINKEDIN, 2021). 


LinkedIn Recruiter é uma plataforma que auxilia a empresa a encontrar o candidato mais próximo do que deseja. No LinkedIn Jobs Network, “Os insights da nossa comunidade associam seu anúncio de vaga a candidatos com competências, experiências e objetivos similares para que você encontre a pessoa certa para seu cargo” (LINKEDIN, 2021). 


Com o LinkedIn Career Pages é possível: 

Apresentar sua cultura e oportunidades de carreira sempre que os usuários visualizarem as suas vagas ou pesquisarem sobre a sua empresa. Personalizar mensagens e recomendações de vaga com base na localidade do usuário, setor, função e muito mais. Promover conteúdo exclusivo criado pelos seus funcionários, compartilhando uma perspectiva interna e momentos autênticos da sua empresa. Ficar à frente da concorrência sabendo de onde você está conquistando candidatos e para onde os talentos que você perde estão indo.

(LINKEDIN, 2021, [s.p.])

O Recruiter Sales Navigator Help auxilia na busca de potenciais clientes com insights personalizados e específicos para vendas, como recomendações de leads, atualizações de empresa e muito mais. Outros recursos oferecidos são: contas e contatos de maior interesse, pesquisa avançada é possível ainda visualizar nomes e perfis de usuários fora da sua rede, identificar quem viu seu perfil e obter relatórios de utilização e análises. Além disso, caso tenha uma assinatura Premium Career será possível utilizar as ferramentas para fazer contatos, encontrar e se candidatar ao emprego.

Importante pesquisar para saber mais informações sobre o contrato de anúncio entre o usuário e o LinkedIn. O Contrato de Anúncios explica os direitos e responsabilidades ao criar e trabalhar com anúncios. Para saber mais sobre Acordo de anúncios do LinkedIn acesse a página de termos legais do LinkedIn. 
O LinkedIn Marketing Solutions auxilia a impulsionar campanhas publicitárias, de forma que a empresa poderá gerar leads e verificar o retorno sobre o investimento. Alguns dos recursos oferecidos são: Conteúdo Patrocinado (anúncios veiculados no feed, que a empresa paga para que seja veiculado pelo LinkedIn de acordo aos objetivos da empresa) e InMail Patrocinado (anúncios veiculados por mensagens, estes serão direcionados de acordo ao público-alvo e objetivos da empresa, que devem ser informados no momento da contratação). 
A L’Oréal Brandstorm de 2020 é um exemplo de utilização de sucesso do LinkedIn. Um evento que acontece há 28 anos consiste em uma competição que tem um papel importante na estratégia da marca. O público-alvo são estudantes que em 2020 foram desafiados a inovar a partir do tema central de construir um futuro livre de plásticas no setor de cosméticos. Apesar da pandemia, a empresa optou por continuar e realizou um ambicioso evento no LinkedIn Live e bateu recordes de alcance e engajamento, com mais de 2.000 visualizações únicas durante a transmissão de duas horas. Entre os desafios da empresa estava o de promover o engajamento e a visualização do público-alvo: estudantes, funcionários de instituições de ensino. Além disso, deveria oferecer suporte a um evento que foi programado para acontecer em um formato de game show, com painéis de jurados no local e apresentações de equipes do mundo todo (L’ORÉAL..., [s.d.]). 
A L’Oréal escolheu o LinkedIn, não apenas pelo histórico de sucesso que a empresa possui em promoções orgânicas e pagas na rede, mas também pela possibilidade de integração entre o LinkedIn Events e o LinkedIn Live criando assim um evento digital personalizado. Além dos resultados obtidos no momento do evento a campanha estendida alcançou mais de 8,5 milhões

de pessoas e gerou mais de 33.000 interações, mais que o dobro do ano anterior (L’ORÉAL..., [s.d.]). 

Otimizando anúncios

O LinkedIn oferece o Sponsored Content que é uma coleção de formatos de anúncios que inclui atualizações patrocinadas no LinkedIn Page e anúncios criados no Gerenciador de Campanhas. O formato desses anúncios é compatível com o funil de conversão de marketing e podem ser usados segundo os objetivos da publicidade como conhecimento da marca, visitas ao site, engajamento, visualizações de vídeo, geração de leads, conversões no site e candidatos a vagas. Esses anúncios são conhecidos como Direct Sponsored Content
Direct Sponsored Content este permite testar diversas variações do seu conteúdo ao mesmo tempo em que mantém o controle sobre o que é publicado na sua LinkedIn Page ou na Showcase Page

O Direct Sponsored Content oferece um recurso em que é possível otimizar a campanha uma vez que a empresa poderá testar diversas variações de conteúdo ao mesmo tempo em que mantém o controle sobre o que é publicado na sua LinkedIn Page ou na Showcase Page. 
O conteúdo será parecido com uma publicação de Sponsored Content da sua empresa, mas não ficará visível na LinkedIn Page nem será enviado aos seus seguidores.

Nesta seção iniciamos explorando o Linkedin, os recursos existentes tanto para as pessoas físicas como para as empresas, vimos que é uma rede profissional que auxilia a ampliação de network facilitando tanto a contratação de pessoas qualificadas como a recolocação profissional uma vez que divulga vagas de emprego no mundo todo. Vimos ainda o Linkedin Page e os requisitos para criar um perfil de negócios. Iniciamos o conhecimento sobre os recursos pagos que a rede oferece e a forma de otimização de anúncios. Observe que este é um conteúdo altamente dinâmico e você deve estar sempre atento a inovação da empresa no sentido de retirar e oferecer novos recursos.

Faça valer a pena

Questão 1

O LinkedIn nasceu em 2013 e foi adquirido pela Microsoft em 2016, constituído para ser uma rede social profissional, auxilia pessoas a encontrar vagas de trabalho e empresas a encontrar candidatos capacitados. O LinkedIn oferece diversos recursos pagos que auxiliam tanto pessoas como empresas. 
Com relação ao texto apresentado, escolha a alternativa correta: 

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Correto!

O Sales Navigator permite visualizar informações do LinkedIn relacionadas a leads, contatos, contas e oportunidades diretamente no seu CRM.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Questão 2

A assinatura do Premium Career permite que você acesse recursos e benefícios avançados ao procurar vagas e candidatar-se a elas. 
Com relação ao texto apresentado, é correto afirmar: 




Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Correto!

Os visitantes que optaram por entrar na sua conta de forma anônima, não são revelados mesmo que você tenha uma conta premium.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Questão 3

O LinkedIn Audience Network é um recurso que permite estender o alcance das suas campanhas de Sponsored Content, exibindo seus anúncios fora do feed do LinkedIn para usuários em aplicativos e sites confiáveis de terceiros. Quando o LinkedIn Audience Network é habilitado na configuração da campanha, os mesmos parâmetros de segmentação, tipo de lance e orçamento criados para sua campanha no feed são aplicados (LINKEDIN, 2021). 
Com relação ao texto apresentado é correto afirmar:







Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Correto!

Ao habilitar o LinkedIn Audience Network, você observará um aumento das impressões do seu público-alvo de até 25%.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Tente novamente...

Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.

Referências

GAMONAR, F. Unique Stories. São Paulo: DVS Editora, 2019. E-book Kindle.

KARIA, A. TED Talks Storytelling: 23 Storytelling Techniques from the Best TED Talks. AkashKaria.com, 2014. E-book Kindle. 
SOLUÇÕES de Recrutamento para Empresas. Linkedin, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3Adyeq0. Acesso em: 23 mar. 2021. 
L’ORÉAL Brandstorm no LinkedIn. Linkedin, [s.d.]. Disponível em: https://bit.ly/3y7oNqg. Acesso em: 23 mar. 2021. 
TANKOVSKA, H. Countries with the most LinkedIn users 2021. Statista, feb 10, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3qxJ5a3. Acesso em: 28 mar. 2021.

LINKEDIN. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3jsJTvg. Acesso em: 18 maio 2020. 
LINKEDIN SOLUÇÕES DE MARKETING. Disponível em: https://bit.ly/3x5aEKf. Acesso em: 18 maio 2021. 

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!