
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
Convite ao estudo
Olá, estudante! Certamente, você conhece redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter. É provável, inclusive, que possua um perfil em algumas delas, mas você sabe utilizá-las de maneira correta para ajudar empresas em seus anúncios publicitários?
As redes sociais têm como objetivo principal a conexão entre as pessoas. As empresas estão aproveitando essa conexão para divulgar seus produtos ou serviços, mas nem sempre conseguem alcançar seus objetivos de captação de novos clientes e, consequentemente, o aumento das vendas. Um dos motivos é que as pessoas não entram nas redes sociais para comprar, mas para fazer conexões. Nesse sentido, compreender as ferramentas e as opções de anúncios que as redes oferecem é essencial para que a empresa alcance mais clientes.
Desde que os smartphones foram lançados, o comportamento dos consumidores mudou, a informação está na palma da mão para ser pesquisada e avaliada, sendo possível, até mesmo, verificar os comentários dos clientes sobre determinada empresa. O consumidor, que antes era passivo, ficou altamente ativo. Hoje, ele participa das publicações deixando seu comentário sobre o produto, comenta e compartilha em sua rede. O mesmo acontece se ele teve uma experiencia negativa na compra ou na utilização do produto, afetando assim a decisão de compra de novos clientes.
Você costuma visitar os sites de suas empresas favoritas? Segue as empresas pelas redes sociais? Segundo dados do Facebook de 2019, todos os meses no Messenger, pessoas e empresas trocam 20 bilhões de mensagens, constituindo-se, assim, uma grande oportunidade de conexão, de posicionamento da marca e de aumento das vendas ( POR QUE TROCAR ..., 2018)
Nesta unidade de ensino, vamos explorar as estratégias, as ferramentas e os métodos que são oferecidos pelas principais redes sociais (Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads) para uma atuação empreendedora.
Praticar para aprender
Olá, vamos começar nosso estudo pelo Facebook, a empresa que foi criada por Mark Zuckerberg em 2004 e se tornou publicamente acessível em 2006, deixando de ser uma rede social disponível somente para universidades. Além do Facebook, temos também o Instagram, o Snapchat, o Pinterest e é provável que você também as use. As redes sociais permitiram a conexão entre as pessoas e as empresas e mudaram a forma como as pessoas acessam a internet, pois é a partir delas que descobrem notícias e produtos. Mas, por que vamos começar nosso estudo pelo Facebook, que foi criado em 2004, se hoje temos mídias mais novas, como o Tik Tok? Sim, é verdade, mas também é verdade que a maioria das redes que foram criadas recentemente e começaram a ameaçar o posicionamento de mercado do Facebook, foram compradas por ele como Instagram e WhatsApp.
O Facebook também tentou comprar outras redes sociais, por exemplo, o Snapchat, que vinha crescendo exponencialmente. Como não conseguiu, adotou outra estratégia competitiva: criou recursos semelhantes e os ofereceu a todos os usuários de suas redes sociais, o que impulsionou, por exemplo, a utilização do Instagram com a criação dos Stories. Justamente por este e por outros fatores, quando se trata de desenvolver ações de marketing, o Facebook é uma das redes sociais onde a empresa deve estar.
Nesta seção, vamos conhecer o Facebook Ads, que é um mecanismo de marketing e de publicidade que possibilita às empresas criarem seus próprios anúncios em suas páginas do Facebook. A intenção desta seção é preparar você para que tenha condições de estabelecer a presença on-line de uma empresa, além de conhecer os recursos oferecidos, os tipos e formatos de anúncios, o Gerenciador de Anúncios e os processo de análise de anúncios.
amos conhecer Mariah, uma empresária que possui duas lojas de produtos eletrônicos na cidade de Uberlândia e estava alugando um novo espaço para abrir sua terceira loja. Todas muito bem localizadas comercialmente, onde o fluxo de pedestres era intenso, seu foco de vendas sempre foi o presencial. Então, veio a pandemia da COVID-19 e todo o comércio foi fechado. Com isso, o projeto de abertura de nova loja foi paralisado, sem experiência na área de e-commerce, reuniu-se com sua equipe para, assim, definir uma estratégia de vendas on-line até que as lojas pudessem ser reabertas. Um de seus funcionários deu a ideia de abrir uma página no Facebook para que a empresa pudesse se conectar aos clientes, mesmo estando fechada. No entanto, como os clientes das lojas eram preferencialmente os pedestres que passavam pela rua, a empresa não possuía cadastro deles. O desafio era ainda maior: como entrar em contato com os clientes que já conheciam as lojas?
Um ponto positivo, foi que a maioria das empresas adotaram o home office e, com isso, as pessoas começaram precisar de produtos que apoiassem o trabalho em casa, justamente os produtos que Mariah oferecia em suas lojas. Além disso, as faculdades particulares adotaram o ensino remoto, Mariah era estudante de administração e tinha contato com professores que agora precisavam equipar suas casas com recursos que os ajudassem a ministrar suas aulas. Com os professores desta instituição ela conseguiu entrar em contato e oferecer seus produtos, mas esse público era pequeno, ela precisava de mais clientes. A questão agora era como oferecer os produtos se a empresa não tinha presença on-line, nem mesmo o registro de seus clientes antigos?
Vamos ajudar Mariah?
conceito-chave
O progresso tecnológico tem sido, ao longo dos anos, um fator que impulsiona o crescimento da economia. E um dos pontos que transformou nossas vidas, tanto na área pessoal como profissional, foi o surgimento da internet. O acesso à internet foi disponibilizado em meados da década de 1990 e seu crescimento tem sido exponencial. Mais de 4 bilhões de pessoas usam a internet regularmente e, considerando que, desse total, 3,3 bilhões utilizam as redes sociais, cresce a utilização das estratégias de marketing das organizações.
O Facebook é a maior rede social na atualidade, dados de janeiro de 2021 dizem que são 2,8 bilhões de usuários ativos (TANKOVSKA, 2021). Inicialmente criada para a conexão de estudantes em uma universidade, hoje a empresa oferece o Facebook Ads um serviço que possibilita a criação de campanhas de marketing digital. A partir do Facebook Ads, é possível criar anúncios e gerenciar o resultado e o alcance de cada publicação. Esses recursos estão disponíveis tanto para pequenos negócios, como uma Boutique Infantil, até para grandes empresas, como a Jeep Brasil.
A Jeep Brasil é um case de sucesso, a empresa tinha um objetivo claro, e este é o primeiro ponto a ser definido ao realizar anúncios nas redes sociais. O objetivo era levar pessoas até à concessionária para gerar vendas e entender o quão eficiente era a plataforma nessa tarefa. A Jeep Brasil uniu, assim, o on-line com offline com uma campanha que levava clientes para seu site e, depois, para fechar negócio na concessionária, o resultado foi um aumento de 8,9% nas vendas e 2,4 pontos incrementais em intenção de compra. Esses resultados não teriam sido alcançados sem os anúncios realizados na rede social (JEEP BRASIL ..., [s.d.]).
O volume de anúncios pelas empresas nas redes sociais aumenta ano a ano, mas, em 2020, com a pandemia do Covid-19 e com fechamento dos estabelecimentos por determinação governamental para conter o crescimento do vírus no mundo, muitas empresas que ainda não estavam na internet e consideravam seu negócio especificamente presencial tiveram que se adaptar rapidamente à realidade virtual para que seu negócio continuasse existindo. Para a grande maioria das pequenas e médias empresas, a solução de atuação no e-commerce iniciou com a utilização de uma rede social e do WhatsApp.
recursos
O principal benefício para a empresa entrar nas redes sociais está justamente na possibilidade de acesso ao público-alvo que se pretende atender. Nesse sentido, o Facebook, por ser a maior rede social, com 2,8 bilhões de usuários ativos, pode ser uma das primeiras redes em que as empresas devem investir, até porque, para abrir uma conta comercial no Instagram, será necessário ter uma página no Facebook (FACEBOOK, 2021).
Para abrir sua página, a primeira ação deve ser acessar o facebook.com e realizar o cadastro pessoal, que também é chamado de perfil. Sim, antes de criar a página comercial é necessário ter uma pessoa responsável por ela. O processo de cadastro do perfil de uma pessoa exigirá que ela forneça várias informações de si mesma. É justamente por este cadastro que o Facebook consegue segmentar o público e, assim, realizar a divulgação dos anúncios das empresas cadastradas de maneira mais assertiva.
Uma vez criado o perfil, a empresa deverá acessar o ambiente de criação de páginas do Facebook para cadastrar sua página comercial. Ao criar a página, a empresa terá acesso a diversas ferramentas gratuitas e pagas para elaborar seus anúncios e, assim, se conectar ao seu público-alvo.
Mas, por que devo criar uma Página do Facebook se já tenho um perfil?
O perfil do Facebook é para uso pessoal, para ajudar você a se conectar com amigos, familiares e com sua comunidade. A página oferece à empresa recursos que o perfil não possui, como a possibilidade de promoção de seus anúncios, a utilização de botões de chamada para ação, a oferta de seus produtos no Marketplace e a publicação de vagas de emprego (FACEBOOK, 2021).
As principais diferenças estão apresentadas no quadro a seguir conforme a Central de Ajuda do Facebook (2021) informa:
Páginas | Perfil | Grupos | |
---|---|---|---|
Posso criar uma presença comercial? | Sim | Não | Sim |
Quanto custa? | Gratuito | Gratuito | Gratuito |
Quem pode ver minhas informações comerciais? | Público | Público e Privado | Público e Privado |
Posso usar a plataforma para anunciar? | Sim | Não | Não |
Quais as ferramentas estão disponíveis para uso nas plataformas? | Publicações Stories Eventos Horas marcadas Empregos Grupos Anúncios Marketplace |
Publicações Stories Eventos |
Publicações Stories Eve |
Segundo os termos do Facebook, usar o perfil para representar algo além de você mesmo é proibido. O acesso à sua conta poderá ser removido definitivamente se você não a converter em uma página e você perderá todos os seus dados, fotos e contatos.
Gerenciador de Anúncios
A publicidade deve ser realizada a partir do Gerenciador de Anúncios, e o primeiro passo será definir o objetivo; o público-alvo e a região onde o anúncio deverá ser veiculado. O Facebook mapeia a jornada do cliente, ou seja, ele identifica as fases de reconhecimento, consideração e conversão, mas, para que a empresa aproveite este recurso, é preciso escolher a categoria correta de acordo ao objetivo da organização.
Outro ponto que deve ser levado em consideração para que a empresa utilize o Gerenciador de Anúncios do Facebook é que, a partir dele, você não apenas terá a opção de posicionar o anúncio no Facebook e no Instagram, como também terá a opção de posicioná-lo no Audience Network, e, com isso, os anúncios serão veiculados em milhares de outros sites e aplicativos, pois este recurso utiliza os mesmos sistemas de direcionamento, leilão, veiculação e mensuração que os anúncios do Facebook (FACEBOOK, 2021).
Gerenciador de Negócios e o Facebook Business Suite
O Facebook Business Suite foi lançado em setembro de 2020 inicialmente atendendo pequenas empresas do mundo todo, com previsão de atender as grandes empresas em 2021. A diferença entre o Facebook Business Suite e o Gerenciador de Negócios é que, no primeiro, é possível gerenciar as páginas da empresa no Facebook e no Instagram ao mesmo tempo, além de ele oferecer novas ferramentas, como caixa de entrada unificada entre Facebook, Messenger e as contas do Instagram, possibilitando, inclusive, criar respostas automáticas, visualizar informações da Página do Facebook e da conta do Instagram.
Tipos e formatos de anúncios
As categorias de publicidade do Facebook Ads são: Awareness (reconhecimento), Consideration (consideração) e Conversion (conversão).
As empresas, a princípio, escolhem o reconhecimento, pois seu objetivo inicial é fazer com que as pessoas fiquem cientes da sua marca ou negócio, assim, acreditam que terão a oportunidade de conseguir novos clientes. À medida que a empresa se desenvolve e cresce, ela altera o objetivo para campanhas de consideração, buscando o maior envolvimento dos clientes com seus anúncios e, por fim, o objetivo de conversão, que incentiva as pessoas a comprarem produtos ou serviços da empresa (FACEBOOK, 2021).

Objetivo publicitário no Facebook
Dependendo da meta comercial, há objetivos adicionais que podem ser escolhidos como: turbinar uma publicação; promover sua página; obter mais cadastros; obter mais visitantes para o site; promover a sua empresa localmente; promover seu botão de chamada para ação; obter mais compras no site; promover seu aplicativo.

Caso a empresa tenha dúvidas no momento de definir a sua meta e o objetivo para o anúncio, o Facebook possibilita a criação de um plano publicitário personalizado. Ao escolher essa opção, a empresa deverá responder um teste e, a partir dessas respostas, o sistema recomendará um objetivo para o anúncio.
Assimile
É importante que a empresa saiba escolher o objetivo de campanha corretamente, pois essa escolha determinará seus resultados. A escolha errada trará resultados diferentes dos esperados, por exemplo, a empresa quer aumentar as vendas, mas escolhe criar um anúncio de reconhecimento, seu resultado será de maior visibilidade da marca.
Os anúncios podem aparecer no Feed de Notícias do Facebook (móvel), no Feed de Notícias do Facebook (desktop), na coluna da direita do Facebook (desktop), Feed do Instagram, no Instagram Stories e na Caixa de Entrada do Messenger. Escolher a localização do anúncio é importante e deve estar diretamente relacionada ao público-alvo.
reflita
Qual a importância da identificação do público-alvo para o profissional de marketing digital? Na segunda onda do marketing, Philip Kotler percebeu que o consumidor não é uma massa homogênea. Vivemos atualmente a era do Marketing 4.0, com a entrada da internet e a mudança de comportamento do consumidor. Nesse processo, o marketing de massa, com campanhas publicitárias para acessar a sociedade como um todo, é eficiente?
O Gerenciador de Anúncios oferece vários formatos de anúncios, como imagem, anúncios de vídeo, anúncios em carrossel (uma série de imagens) ou anúncios de coleção (uma coleção de fotos e vídeos) e experiência instantânea.
• Anúncios de imagem – são utilizados elementos visuais envolventes, com imagem de alta qualidade, caso contrário, haverá problemas na promoção da campanha. Podem ser usadas fotos 360° ou panorâmicas, pois o “Facebook reconhece e processa essas fotos procurando por metadados específicos para câmera encontrados em fotos tiradas usando dispositivos compatíveis com imagens 360” (GUIA..., 2021, [s.p.]).
• Anúncios de vídeo – aqui é possível carregar um vídeo em que a empresa apresenta seu produto ou serviço de forma a chamar atenção do público-alvo.
• Anúncios em carrossel – aqui é possível mostrar até 10 imagens em um mesmo anúncio. Esse formato é interessante para contar uma história, apresentar um tema em partes ou, até mesmo, apresentar o produto sob diversos ângulos. O que vale é a criatividade na apresentação do produto ou serviço.
• Anúncios de coleção – interessante para exibir itens de um catálogo e, assim, apresentar os produtos da coleção atual.

Processo de análise dos anúncios
Os anúncios promovidos antes de serem publicados são avaliados para verificar práticas enganosas ou falsas, por isso mesmo, antes de iniciar as atividades de publicidade deve-se conhecer as Políticas de Publicidade do Facebook, pois a violação poderá levar a ações repressivas como: ter a página desativada, o anúncio desabilitado, ter restrição na veiculação e na capacidade de mesclar páginas para novos anúncios.
O Facebook começa analisando as imagens e o conteúdo, caso identifique que a publicação não está de acordo as políticas de publicidade, a empresa receberá uma notificação de reprovação por e-mail com o detalhamento do problema. Nesse caso, duas possibilidades são dadas: editar o anúncio e reenviá-lo ou contestar a decisão.
Alguns dos conteúdos proibidos são: produtos ou serviços ilegais; tabaco e produtos relacionados; drogas e produtos relacionados com drogas; suplementos perigosos; armas, munições ou explosivos; produtos ou serviços para público adulto; entre outros.
Saiba mais
Para conhecer mais sobre as politicas de publicidade do Facebook, é importante acessar a página de Políticas de Publicidade do Facebook.
Finalizamos a seção, mas não o conhecimento sobre o Facebook. Por ser esta uma empresa dinâmica que busca sempre desenvolver novas ferramentas a seus usuários, recomendamos que o estudo continue, afinal temos que aprender a aprender durante toda a vida. Na próxima seção, o tema será Instagram, uma rede social que cresce a cada dia.
SAIBA MAIS: A função do criativo no leilão de anúncios
Esta trilha é um bônus para que você possa se tornar um expert em anúncios no Facebook e aprender sobre o Leilão de anúncios: https://bit.ly/2WNDhia.

SAIBA MAIS: Mensagens de comércio para empresas
Um formato de anúncio são as mensagens comerciais para empresas, que podem ocorrer no Facebook, Instagram ou WhatsApp, interessado em saber mais? Ingresse nesta trilha: https://bit.ly/3MGjLZA.

Faça valer a pena
Questão 1
Os objetivos dos anúncios do Facebook são divididos em três categorias, que mapeiam a jornada do cliente: reconhecimento, consideração e conversão. Para escolher o objetivo certo para um anúncio, a empresa deverá identificar, primeiro, em qual das categorias a meta geral de negócios se encaixa (PLANEJAMENTO..., 2020).
De acordo ao texto acima, assinale a alternativa correta,
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Correto!
Os três estágios do funil de marketing são:
• Reconhecimento: quando o cliente conhece uma empresa ou um produto.
• Consideração: quando o cliente se interessa por uma empresa ou um produto.
• Conversão: quando o cliente decide comprar um produto ou serviço.
Questão 2
Segundo o Facebook, a empresa que vai investir em publicidade precisa definir suas metas de marketing para que tenha sucesso em seus anúncios. Dessa forma, a empresa sugere a utilização da ferramenta SMART (FACEBOOK FOR BUSINESS, 2021).
Com base no excerto, identifique a alternativa correta:
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Correto!
A meta deve ser clara e específica, as métricas devem ser analisadas para avaliar se alcançou a meta. As metas devem estar alinhadas à estratégia de negócios principal e devem ter uma data de início e fim.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Questão 3
Quando uma empresa planeja uma campanha publicitária no Facebook, o intuito é exibir anúncios para as pessoas mais propensas a realizar uma ação após vê-los. Definir o público-alvo é uma etapa importante durante a criação de anúncios no Facebook. Três são os tipos de públicos usados pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook que são: público básico; público personalizado; público semelhante.
Com respeito ao texto apresentado, identifique a alternativa correta.:
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Correto!
O público básico terá como escolher localização, idade, gênero, interesses e comportamento. O público personalizado é composto por clientes ou contatos dos quais a empresa já possui dados, como um endereço de e-mail ou um número de telefone. O público semelhante busca alcançar pessoas similares aos clientes existentes ou pessoas interessadas na empresa ou no produto que você está anunciando.
Tente novamente...
Esta alternativa está incorreta, leia novamente a questão e reflita sobre o conteúdo para tentar outra vez.
Referências
FACEBOOK. 2021. Disponível em: facebook.com. Acesso em: 18 maio 2021.
FACEBOOK FOR BUSINESS. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3hfVYkF. Acesso em: 18 maio 2021.
GUIA de anúncios do Facebook. Facebook for Business, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3xbkMkQ. Acesso em: 21 maio 2021.
JEEP BRASIL – Representatividade de gênero no Facebook e Instagram. Facebook for Business, [s.d.]. Disponível em: https://bit.ly/3y8TLhF. Acesso em: 15 mar.2021.
PLANEJAMENTO de mídia. Guia de estudo do exame profissional. Facebook for Business, jan. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3hgt446. Acesso em: 21 maio 2021.
POR QUE TROCAR mensagens com as empresas é o novo padrão. Facebook for Business, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3A8ArmB. Acesso em: 29 mar. 2021.
TANKOVSKA, H. Facebook - Statistics & Facts. Statista, Feb 5, 2021 Disponível em: https://bit.ly/2T9DmuR. Acesso em: 29 mar.2021.