lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc dignissim euismod urna tincidunt sagittis. Vivamus id vehicula eros, non scelerisque eros.

Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
sem medo de errar
Como vimos anteriormente, a situação-problema da seção colocava você no desafio de responsável pelo marketing da hamburgueria Alternativa Burger, muito reconhecida e tradicional em sua cidade. Como visto também, novos concorrentes entraram neste mercado e incomodaram, fazendo com que as vendas e faturamento diminuíssem. Diante disso, a diretoria lhe deu a missão de traçar um plano para inserção da marca de forma mais ativa nas mídias digitais e nas redes sociais, de modo que servissem de atração para novos negócios e para o relacionamento e a interação com clientes e potenciais clientes. Esse primeiro cenário já foi resolvido em seções anteriores.
No desafio desta seção, a hamburgueria fez alguns investimentos relevantes e agora está ampliando seu ambiente e lançando um deck externo coberto, quase duplicando sua capacidade de atendimento. Como grande chamariz para amplificar a divulgação da inauguração, a Alternativa Burger irá colocar todos os seus combos (lanche + fritas + refrigerante) no valor único de R$ 25 (não válido para delivery), e a data de inauguração será no aniversário de sua cidade. Com isso, a sua missão é desenvolver uma campanha digital paga para essa inauguração.
A solução deste desafio pode ter vários caminhos, ações e atividades digitais pagas ou não. Forte atuação em redes sociais, anúncios em sites relacionados e aplicativos são boas saídas, mas atente-se para não esquecer os seguintes pontos aprendidos durante a seção:
• As ações e estratégias propostas devem se basear em ações pagas e impulsionadas, respeitando as métricas e as características apresentadas na seção. Porém, não se esqueça que somente interagir e se relacionar sem investir na atração de novos leads (links patrocinados, anúncios em redes sociais, ações de remarketing etc) não traz tanto resultado. Além disso, não adianta somente atrair novos leads e ser mais agressivo e não se preocupar com uma boa gestão de conteúdo, que, a médio / longo prazo, sustente e se relacione com atuais e futuros clientes. Portanto, ações não pagas, que já vimos em seções anteriores dentro de inbound marketing, podem e devem gerar conteúdo e interação para os seguidores, e isso sempre é muito bem-vindo, já que o boca a boca e a indicação continuam sendo um bom diferencial da empresa e também pode ser explorado no contexto digital. Nesse cenário atual da hamburgueria, entretanto, é fundamental ser mais agressivo e utilizar as mídias pagas, gerando mais leads qualificados e conversões em vendas.
• A comunicação nas redes e nos canais escolhidos, mais que vender e tentar comercializar os combos, deve propor conteúdo para relacionamento, engajamento e compartilhamento. E, principalmente, estimular a visita ao espaço. Então sua proposta deve também pensar em que mensagens e conteúdos deverão ser compartilhados.
• Recorde que consumidores que se engajam com marcas digitalmente não apenas têm mais chances de fazer aquisições, mas também tendem a se tornarem promotores da marca, e atuar para ajudar outras pessoas a também desfrutarem de uma boa experiência de compra. Então campanhas que busquem marcar amigos, compartilhar conteúdos e concorrer a prêmios, por exemplo, são totalmente pertinentes.
Por fim, veja todos os diferenciais que a comunicação em mídias pagas pode oferecer e tente trabalhar com todos os aspectos, sem esquecer que a empresa já é tradicional e já possui um bom sistema de indicação boca a boca, que pode ser migrado para acontecer também no ambiente digital.
avançando na prática
Promovendo uma enquete: promoção da semana
Na primeira situação-problema, tratamos do caso da hamburgueria Alternativa Burger, muito reconhecida e tradicional em sua cidade, mas que justamente por todo esse reconhecimento e demanda já garantida, se acomodou em sua comunicação digital. Como visto também, novos concorrentes entraram nesse mercado e incomodaram, fazendo com que as vendas e o faturamento diminuíssem, o que levou a diretoria a lhe dar a missão de traçar um plano para inserção da marca de forma mais ativa nas mídias sociais, de modo que servissem de atração para novos negócios, para relacionamento e interação com clientes e potenciais clientes. No primeiro desafio, que fazia referência a uma campanha paga digital para o lançamento do novo deck externo no aniversário de sua cidade, você obteve êxito.
A inauguração foi um sucesso e o pedido para que alguns lanches permanecessem em oferta foi muito grande. Assim, você foi desafiado pela diretoria a lançar uma campanha de escolha dos lanches em promoção, onde os usuários seriam convidados a votar nos dias e quais lanches estariam em oferta. Agora, é momento de criar essa interação e as atividades, pensando em amplificar o alcance da campanha e propor interação e relacionamento com seus clientes e potenciais clientes, tendo como base este objetivo.
Para esta resolução, você deve continuar no mesmo conceito já aplicado na anterior, mas investindo no relacionamento, na interação e na mídia paga, tendo como base de atração a enquete e o debate para escolhas dos dias e dos lanches em ofertas. Leve, também, em consideração os possíveis prêmios e sorteios para os participantes, propondo o compartilhamento e incentivando curtidas e comentários. Uma ação do tipo: “Se esta publicação atingir 10 mil curtidas, tal lanche vai estar todas as quintas por R$ 25” pode ser realizada, inclusive de forma patrocinada, para trazer novos clientes.