Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Estruturando campanhas

Emerson Carlos Gomes

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

sem medo de errar

Como vimos anteriormente, a situação-problema colocava você no desafio de responsável pelo marketing da concessionária Alternativa Veículos, muito reconhecida e tradicional em sua cidade.
Como visto também, a empresa após um período de dificuldades pela ausência de uma comunicação digital mais efetiva, iniciou um bom trabalho no Google Ads, que gerou muitos novos negócios e ampliou a presença on-line da marca. 
O desafio informado passava pela realização de uma campanha segmentada no Google Ads, tendo como base a oportunidade comercial de condições especiais para a venda de seminovos que estavam há mais de 3 meses na loja. A solução desse desafio pode ter vários caminhos, mas atente-se para os seguintes pontos:
•  A concessionária possui vários segmentos de clientes, dentro dos mais diversos perfis. Assim, o primeiro grande passo é estratificar esses públicos, para poder otimizar as campanhas e anúncios e oferecer as variedades de marcas e modelos disponíveis junto aos seus reais públicos de interesse. Portanto, a primeira etapa deve ser destinada a comparar os modelos que serão vendidos ao perfil comportamental, geográfico e demográficos dos usuários. 
•  Considere todos as informações e dicas que esta seção apresentou e utilize as mais pertinentes neste desafio. Além das dicas textuais para redação de um bom anúncio, uma boa questão a considerar é de negativar algumas palavras, como “veículos novos” ou “0 km”, que podem levar a pessoa a encontrar outro tipo de automóvel e outras condições comerciais de compra. 
•  Outra boa sugestão é sugerir, para realização das campanhas, um planejamento prévio utilizando as ferramentas disponíveis na plataforma Google como o Kewword Planner e Google Suggest.
•  Importante também utilizar todas as dicas apresentadas na seção para criação de palavras-chaves e textos complementares para formatação de anúncios. Dessa forma, é fundamental propor uma isca diretiva interessante para o acesso e captação de contatos, utilizando principalmente o contexto promocional e a conveniência de compra. Então, utilize os termos “Encontre aqui seu seminovo com desconto”, “Compre com desconto na Alternativa Veículos”, “Seu seminovo mais barato você compra aqui”.

avançando na prática

Folia de ofertas da Alternativa Veículos

Como vimos anteriormente, você é o responsável pelo marketing da concessionária Alternativa Veículos, muito reconhecida e tradicional em sua cidade. No primeiro desafio, você já conseguiu realizar uma campanha específica no Google Ads para ampliar a comercialização e as vendas de seminovos da marca Jeep, com a qual a empresa conseguiu uma excelente parceria e negociação. Também já percebeu a importância da segmentação de clientes e das ferramentas de planejamento como o Keyword Planner e o Google Suggest, que facilitam o processo de desenvolvimento de anúncios relevantes e a correspondência de palavras-chaves.
Agora, está chegando o período de Carnaval, e a diretoria autorizou uma campanha em todas as mídias digitais da marca com o tema “Folia de Ofertas”. A promoção funciona da seguinte forma: durante o mês de fevereiro, o consumidor terá condições especiais de compra, com descontos de até 5% em seminovos com IPVA já pago. Seu desafio, portanto, é estruturar essa campanha e fazer as melhores definições de palavras-chaves e formatos para uma campanha no Google Ads de forma segmentada.

Assim como no primeiro desafio desta seção, a solução deste pode ter vários caminhos, mas atente-se para não esquecer os seguintes pontos aprendidos nesta seção:
•  O primeiro grande passo é relembrar a importância de segmentar o seu público-alvo e realizar uma campanha de acordo com a estratificação, principalmente porque a concessionária atua com um público diverso e seu diferencial está justamente na variedade de marcas e modelos. Assim, a estratégia deve se basear em criar algumas personas que representem possíveis públicos da empresa. Atente-s aqui, adicionalmente, à data da campanha, pois ela não poderá ser veiculada após o Carnaval. 
•  Aproveite as dicas apresentadas na seção para selecionar as principais questões demográficas, geográficas e comportamentais para criar os filtros da campanha. Beneficie-se de questões como “Compre seu carro com IPVA pago”, “Veículos em ofertas na cidade X”, entre outras características sazonais, para escolher as palavras-chaves e os textos complementares para os anúncios. Uma dica: é importante propor alguma isca interessante para o acesso, seja num contexto promoção ou de facilidade e conveniência de compra.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!