Comentários

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

O MOVIMENTO

Diana Ribeiro Tatit
Maria Cecília Cerminaro Derisso

Quais são os tipos de movimentos que podemos observar em uma atividade prática?

É possível observar movimentos rápidos, lentos, de dimensão maior ou menor.

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

Sem medo de errar

O interessante das cenas reais é que elas sempre abarcam uma complexidade maior do que os modelos teóricos exemplificam. Na descrição que apresentamos anteriormente, sobre um grupo de pessoas brincando de saltar sobre algumas linhas riscadas no chão, sincronizadamente, ao ritmo de uma música, as três dimensões aparecem concomitantemente: a adesão das pessoas ao jogo mencionado é provavelmente voluntária, uma vez que estão brincando, e a motivação certamente é o prazer que tal jogo propicia. Isto posto, verificamos aí a dimensão prazerosa do movimento.  No entanto, se pudéssemos observar esse grupo de pessoas, seguramente verificaríamos que cada uma se movimenta de forma singular, comunicando mensagens distintas com seu corpo: uns podem saltar de forma leve e suave, outros podem demonstrar fadiga; alguns podem apresentar expressões taciturnas, concentradas e sérias, outros podem manifestar fisionomia neutra, alegre ou envergonhada. Aí está a dimensão expressiva do movimento. O fato de todos saltarem sincronizadamente ao som de um mesmo ritmo com certeza provoca um resultado estético de grande beleza, pois compõem juntos um movimento coreográfico. Ainda que não tenham a intenção do espetáculo, a dimensão estética é perceptível para quem assiste à brincadeira.

Avançando na prática

Motricidade e aprendizagem

A professora Ana leciona em uma sala de educação infantil com crianças de seis anos de idade. Esta é a última etapa da educação infantil, visto que antecede o primeiro ano do ensino fundamental. O conteúdo curricular referente a essa etapa inclui o conhecimento de letras e números em seu contexto social. Em um dia de aula, a professora solicita que os alunos se sentem em suas cadeiras e prestem atenção à aula, na qual ela irá, dentro dos conteúdos matemáticos, apresentar o numeral 6. As crianças, que estavam dispersas pela sala, cada uma manipulando um tipo de material, demonstram insatisfação com as comandas e não conseguem se concentrar. Ao terminar a aula, a professora Ana sente-se frustrada por perceber que não alcançou seu objetivo. Considerando a idade dessas crianças, o conteúdo a ser trabalhado e as relações que a criança nessa idade estabelece com o movimento, a exploração e seu corpo, como você acredita que a professora Ana poderia obter maior sucesso no desenvolvimento da atividade?

Sabemos que o corpo da criança não se movimenta apenas de forma mecânica e que ele é instrumento imprescindível em suas descobertas do mundo. É a partir do corpo que a criança estabelece suas primeiras relações com o mundo, expressa suas necessidades, se comunica e se desenvolve. A professora Ana, ao encerrar uma atividade em que as crianças movimentavam-se livremente, explorando os espaços da sala de aula, desconsiderou a tendência lúdica própria às crianças dessa idade. O respeito a essa tendência é essencial para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na educação infantil. Dessa forma, a professora poderia, a partir dos interesses de cada criança, solicitar a exploração do ambiente, solicitando-lhes, por exemplo, localizar seis peças de um jogo, seis bonecas ou seis carrinhos. Essas possibilidades de exploração dos meios em que se inserem, uma vez oferecidas às crianças, proporcionam-lhes o desenvolvimento de suas capacidades e construção de seus próprios repertórios, respeitando sua exploração de mundo a partir de seus movimentos.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!

0%