DIFICULDADE DE ESCRITA
Você terá a oportunidade de refletir sobre estimulação psicomotora e o desenvolvimento da fala, leitura e escrita das crianças.

Fonte: Shutterstock.
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SEM MEDO DE ERRAR
A Psicomotricidade é uma ciência que busca englobar aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano, e a criança que apresenta algum tipo de dificuldade de aprendizagem pode ter problemas psicomotores associados. As atividades que desenvolvem tônus, equilíbrio, estruturação espaço-temporal, esquema corporal, dominância lateral, são todas fundamentais para o processo de aprendizagem.
Todas as habilidades descritas são desenvolvidas a partir da exploração do corpo. Em especial na primeira infância, é através do corpo que a criança conhece e si e ao mundo e vai desenvolvendo capacidades que serão fundamentais para aprender conceitos e conteúdos também intelectuais como a leitura, a escrita, a matemática e outros.
Com a busca por ordem e disciplina é possível que alguns modelos escolares controlem a exploração do ambiente por meio do corpo, impedindo o pleno desenvolvimento psicomotor da criança, necessário para sua evolução escolar. O resultado é que alguns alunos podem ter seu processo de aprendizado afetado ou atrasado por causa disso.
Em nosso estudo de caso, o aluno Igor confunde e/ou troca as letras “b” e “d”, e isso está relacionado com o baixo desenvolvimento de seu esquema espaço-temporal. As duas letras são muito parecidas, só mudam o lado da “barriga”, e para perceber tal diferença é necessária orientação espacial. É pelo corpo que a criança começa a aprender as primeiras noções espaciais, entendendo o que está, por exemplo, à sua frente, atrás, em cima e abaixo.
Atividades que melhorem a noção espacial, direções e lateralidade poderão instrumentalizar Igor para que ele melhore sua percepção espaço-temporal e, portanto, o reconhecimento e diferenciação das letras.
Não basta Igor conhecer as letras: é importante que ele tenha uma elaboração cognitiva para perceber os sons e a sequenciação dos sons, afinal as letras são sons que sequenciados formarão palavras, e estas terão um significado. Portanto, apenas conhecer a letra não é suficiente para ler e escrever.
Para que Igor desenvolva melhor esse aspecto, a musicalização pode ser uma ferramenta imprescindível, dando a essa criança mais domínio sobre os sons, a sua capacidade de construir frases sonoras e dar ritmo a elas. O ritmo é uma habilidade fundamental para a fala, a escrita e a leitura.
Muitas são as atividades que podem ser desenvolvidas a partir das informações que levantamos a respeito das dificuldades de leitura e escrita de Igor. Deixamos aqui uma sugestão de cirandas e danças circulares. Essa atividade tem uma incrível potência para desenvolver ritmo – em especial se for trabalhada em grupo e de mãos dadas, pois as crianças podem se ajudar mutuamente – e melhora consideravelmente a percepção espacial, equilíbrio e lateralidade. Você tem alguma outra ideia de atividade psicomotora para auxiliar Igor em sua alfabetização?
AVANÇANDO NA PRÁTICA
TURMA APRESENTA COLETIVAMENTE PROBLEMAS DE ALFABETIZAÇÃO
A turma do primeiro ano do ensino fundamental está há alguns meses no processo de alfabetização. No segundo semestre letivo, a professora já está construindo palavras de construção silábica simples e com duas sílabas. Mas a professora responsável identificou que alguns alunos vêm apresentando grandes dificuldades de avançar na escrita, como trocar “b” e “d”, escrita malfeita apontando dificuldades visuomotoras e no desenvolvimento motor fino e a dificuldade de juntar as letras para formar as palavras.
Entendemos que esse problema não é pontual, mas coletivo e, portanto, aponta um deficit anterior no desenvolvimento sensório-motor dos alunos. Como os professores dessa turma podem pensar um plano pedagógico para buscar sanar as deficiências e permitir que os alunos avancem na alfabetização?
O processo de alfabetização da criança começa muito antes de empunhar o lápis para desenhar as primeiras vogais. Para que se chegue a esse momento, é necessário que o processo de desenvolvimento psicomotor que se deu na primeira infância tenha trazido práticas corporais suficientes para que os alunos pudessem amadurecer as habilidades fundamentais da psicomotricidade: coordenação motora global, equilíbrio estático e dinâmico, esquema corporal, lateralidade, orientação espacial e orientação temporal.
Fatores sociais, cognitivos e ambientais influenciam diretamente no amadurecimento da psicomotricidade da criança. Isso quer dizer que há duas instituições fundamentais para fornecer e fomentar o amplo desenvolvimento psicomotor da criança: a escola e a família. Elas se complementam, podendo a criança ter boa estimulação em casa pelos responsáveis, na escola pelos professores ou por ambos, o que seria o ideal. Mas é comum grande parte da responsabilidade para o desenvolvimento da psicomotricidade ser depositado sobre os professores.
Se a classe do primeiro ano do ensino fundamental tem apresentado um número considerável de crianças com variados problemas de alfabetização como dificuldade em leitura, troca de letras, desorganização das palavras no papel, dificuldade em juntar letras para formar palavras, isso tudo pode ser resultado de deficiência no desenvolvimento motor.
Portanto, práticas corporais que desenvolvam ritmo, tônus muscular, espacialização, musicalidade e motricidade fina podem dar subsídios para que os alunos dessa turma amadureçam as habilidades psicomotoras e possam avançar no aprendizado da leitura e escrita. Por exemplo: associar músicas ao movimento, ciranda e outras práticas corporais que melhorem a espacialização, pintura, recorte, caligrafia, teatrinho e pequenas coreografias podem ser ótimas práticas para lidar com as dificuldades dessa turma.