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Exercite: construa um plano de aula para trabalhar uma manifestação cultural brasileira.
Fonte: Shutterstock.
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Nesta seção, aprendemos que estudar a cultura popular brasileira é compreender melhor a identidade e as raízes culturais que formaram a nação. Ao contrário do que se acredita, o sincretismo cultural brasileiro não se deu pacificamente e de maneira alegre, e sim foi por meio de muita violência e repressão sofrida pelos grupos escravizados para aniquilar seus traços histórico culturais e, dessa forma, se tornarem mais facilmente controláveis.
As manifestações populares, muitas vezes, foram maneiras de escapar da violência e um caminho para resistir. Esse debate deve estar claro para o professor ao fazer sua escolha entre um dos três cenários propostos. Tanto a população indígena quanto a negra afrodescendente sofreram aniquilações no Brasil, e a comunidade judia foi altamente perseguida no mundo, apesar de no Brasil não ocupar o mesmo lugar social das duas etnias citadas.
Sendo assim, é importante que o professor escolha uma manifestação que permita debater a história daquele grupo, valorizando criticamente suas contribuições para a identidade brasileira. No planejamento de aula, é necessário contemplar a história daquela manifestação, suas principais influências e seu legado. Quais são os elementos (instrumentos, vestimenta, cantos, dança, comida, entre outros) que compõem tal manifestação? Permita que seus alunos realizem pesquisas e entrevistem membros da comunidade que possam ajudar a compreender essa história. Leve em consideração os pontos elencados nos conteúdos da disciplina Educação Física, na BNCC (BRASIL, 2017, p. 225):
• Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
• Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.
• Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.
Bem como na disciplina de Artes (BRASIL, 2017, p. 197-199):
• Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
• Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Por fim, trazer os conhecimentos debatidos criticamente e amplamente pesquisados para a prática corporal, com o aprendizado dos cantos, poemas, produção de instrumentos musicais e treino de movimentos e corporalidades específicas da manifestação escolhida.
Envolva a comunidade no processo, já que essa manifestação pode também ser de interesse coletivo, uma vez que ajuda pais e responsáveis a entenderem sua própria história.
Tomando por base a primeira situação-problema, em que propusemos o estudo da cultura popular brasileira em escolas com grupos socioétnicos específicos, transporemos essa experiência para pensar a prática no contexto da escola periférica.
Nesta situação, coloque-se no papel de um diretor de uma escola periférica, na qual grande parte de seus estudantes é negra e parda. Proponha um projeto transversal entre as diversas disciplinas do Ensino Fundamental II, que deve usar do estudo da cultural popular brasileira para debater a cultura afro-brasileira e sua importância na formação da identidade nacional.
Partindo da Lei nº 10.639/2003 e Lei nº 11.645/2008, que exige o ensino da cultura afro-brasileira e indígena no contexto escolar, defina diretrizes que os professores devem seguir e abordar com seus alunos.
Promova diálogos e trocas entre os professores das áreas de Artes, Educação Física, História, Português e Literatura, afinal, o tema da cultura popular brasileira pode ser altamente explorado dentro dessas disciplinas.
Pense em um momento de conclusão do projeto, que pode ser em formato de apresentação de trabalho ou um sarau. Seja criativo na sua proposta.
Tenha clareza da importância do papel de liderança e gestão do diretor escolar, sempre promovendo as relações de maneira horizontal e fundamentada no diálogo e na cooperação.