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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

O CUIDADO COM O CORPO

Carolina Polezi

INFORMATIVO SOBRE CUIDADOS DE HIGIENE E SAÚDE

Sua tarefa é construir um informativo sobre cuidados de higiene e saúde na creche.

Fonte: Shutterstock.

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SEM MEDO DE ERRAR

As funções de cuidado não são simplesmente pragmáticas, e sim parte do processo de educar e, por isso, devem ser encaradas como um momento de aprendizagem.

É importante que o professor sempre converse com a criança no momento da troca de fralda, já que há toque corporal. Peça permissão e/ou avise que tocará seu corpo, sempre dizendo os procedimentos que executará. Também, promover práticas que a criança auxilie seu trabalho, como ajudar a tirar os sapatos e a roupa, quando tiver idade para isso.

Durante o banho, aproveite para ensinar as partes do corpo, orientando como cada uma deve ser lavada. Não deixe de transformar esse momento em algo agradável e divertido, assim a criança sempre relacionará o momento de autocuidado e limpeza a algo positivo.

Crie uma rotina para lavar as mãos sempre antes de comer e após as brincadeiras na área externa e/ou no chão.

A escovação dos dentes deve começar assim que o primeiro dente nasce, e até os 12 meses ela deve ser uma prática rotineira, tendo em vista que a criança já apresenta grande parte da dentição. Lembre-se de construir uma rotina de higiene bucal sempre após as refeições e estimule o hábito com escovas coloridas e creme dental próprio para criança. Cuide do armazenamento das escovas sempre de maneira separada, para que não haja contato entre as cerdas das escovas das crianças.

AVANÇANDO NA PRÁTICA

BOA ALIMENTAÇÃO TAMBÉM É CUIDADO

Pesquisas do Ministério da Saúde apontam que 12,9% das crianças entre 5 e 9 anos estão acima do peso, e esse cenário parece estar um pouco mais crítico em uma turma do 1º ano do ensino fundamental I. Nessa turma, 26% das crianças estão acima do peso, e é possível verificar a razão por meio dos lanches que elas levam para a escola: bolachas e biscoitos, salgadinhos de pacotinho, achocolatados, entre outros produtos industrializados.

Planeje uma ação junto à turma para debater a alimentação saudável, a importância de ter uma alimentação equilibrada para a qualidade de vida hoje e ao longo da vida e a diferença entre alimentos naturais e ultraprocessados. Detalhe as ações desse planejamento e justifique cada um deles.

Existem muitas maneiras de discutir a alimentação saudável com as crianças. A informação é fundamental para que elas olhem para a comida de outras maneiras, mas é essencial transpor tal reflexão para ações concretas de mudanças de hábitos e gostos.

É difícil competir com alimentos cheios de açúcar e sódio que alteram a percepção do paladar infantil, então o passo mais importante é mudar a alimentação oferecida na escola. No caso da merenda, optar por alimentos frescos produzidos pela própria comunidade é uma excelente medida, pois o produtor pode até conversar um dia com os alunos sobre produzir o próprio alimento. As sobremesas doces podem ser substituídas por frutas, e os legumes não devem ser sem sabor, por isso é importante pesquisar receitas que recebem ervas e temperos naturais e trazem mais alegria e sabor ao alimento.

Caso haja cantina, devem ser negociados os tipos de alimentos que serão vendidos. Os salgados fritos podem ser substituídos por assados; os chocolates e as balas, por salada de frutas; e bolo caseiro e refrigerante, por suco natural.

Não é possível falar de alimentação saudável sem envolver a família, pois muitos desses hábitos nascem em casa. Diante disso, é necessário construir uma ponte de diálogo com a família, informando a necessidade de repensar os hábitos alimentares, bem como sugerir a troca dos alimentos ultraprocessados por frutas, sanduíches e sucos naturais.

A alimentação saudável deve ser um esforço coletivo de mudança de hábitos da instituição escolar e da família.

Bons estudos!

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