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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

CORPO E MOVIMENTO NA ESCOLA

Carolina Polezi

Corpo e movimento: plano de aula

Explore as letras do alfabeto e as formas geométricas como recursos em um plano de aula.

Fonte: Shutterstock.

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sem medo de errar

Certamente, existe uma infinidade de atividades que podem ser realizadas a partir da proposta. Trarei, aqui, uma possível atividade que poderá ser trabalhada dentro do contexto proposto nesta situação-problema. O exercício “Letra em forma” é uma atividade que se desdobra em movimentos e danças mais complexas e que demandam maior repertório motor, equilíbrio, deslocamento e a relação com o outro. Também, explora as formas das letras, bem como pode ter uma perspectiva bidimensional ou tridimensional.

Objetivo: aproveitar o momento de alfabetização das crianças do ensino fundamental I e explorar as imagens das letras “O”, “X”, “Y” e “I”.

Material: quatro folhas de papel com as letras “O”, “X”, “Y” e “I” desenhadas ou impressas em cada uma delas.      

Estratégias: repertório motor, equilíbrio, espacialização, deslocamento e trabalho em equipe.

Desenvolvimento parte 1: peça para os alunos se deitarem no chão, com espaço suficiente para não se chocarem. Explique que você mostrará placas com algumas letras e eles devem reproduzir essas letras em seu próprio corpo. Uma a uma, mostre as placas e os estimule a criar diversas formas de representar tais letras. Repita o mesmo procedimento, mas, dessa vez, com todos os alunos de pé, estimulando mais o equilíbrio.

Desenvolvimento parte 2: peça aos alunos que experimentem realizar os movimentos em outros níveis e com apoios deferentes. Chame a atenção para a transição entre cada posição, de maneira que eles construam um caminho de conexão entre uma figura e outra.

Desenvolvimento parte 3: em duplas, os alunos devem formar as letras de maneira complementar um ao outro, sem deixar de trabalhar o equilíbrio e a conexão entre as posições de maneira fluida. O uso do apoio em diversas posições (decúbito ventral, dorsal, lateral) melhora a percepção do centro de gravidade, da força e da musculatura.

avançando na prática

Ampliando a espacialização

Partindo de todas as possibilidades de exploração do espaço e das ações corporais que podem ser desenvolvidas de maneira global ou segmentada nesta seção, proponha uma atividade corporal em que o aluno deverá utilizar uma parte do corpo (você determinará), com uma sequência de três ações corporais (apresente ao aluno todas as possibilidades), e escolha um dos espectros espaciais para desenvolver tal atividade. Justifique a escolha de cada elemento e descreva quais são as habilidades que o aluno terá desenvolvido ao final dessa prática.

São muitas as possibilidades de concretização dessa atividade. Para a resolução, é importante estar atento à faixa etária dos alunos, pois cada idade demanda o desenvolvimento de certas habilidades motoras. Para crianças entre 2 e 4 anos, as ações corporais podem ser trabalhadas de maneira isolada, ou seja, não exigir a construção de uma sequência, proponha movimentos dentro de um espaço delimitado, usando demarcações no chão. Para crianças entre 4 e 7 anos, explore a conexão entre as ações corporais, produzindo uma pequena sequência de acontecimentos. Nessa idade, a criança já possui consciência rítmica, e os deslocamentos espaciais podem seguir trajetos. Acima de 7 anos, explore ações corporais mais complexas, abrangendo o uso do espaço de maneira tridimensional, ou seja, estimule também os níveis baixo, médio e alto.

Bons estudos!

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