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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

CONCILIAÇÃO CONTÁBIL – ASPECTOS PROCESSUAIS DA DRE

Regis Garcia

Fonte: Shutterstock.

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SEM MEDO DE ERRAR

Você foi desafiado a realizar um teste que consiste em utilizar as informações apresentadas nos itens 1, 2 e 3 da situação-problema apresentada e elaborar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), seguindo as recomendações apresentadas pelo contador responsável pela elaboração e aplicação do teste, como segue:

  • Previamente ao levantamento da DRE, você deverá realizar os lançamentos de ajustes derivados da conciliação contábil apresentada no item 2.

Item 2.1
D = Perdas com créditos de liquidação duvidosa.
C = Duplicatas a receber.
VALOR = R$ 12.500,00.

Item 2.2
D = Depreciações e amortizações.
C = Depreciação acumulada – máquinas e equipamentos.
VALOR = R$ 4.200,00.

Item 2.3
D = Investimentos em outras CIAS.
C = Ganho de equivalência patrimonial.
VALOR = R$ 8.500,00.

Item 2.4
D = Materiais de limpeza.
C = Estoque de materiais de limpeza.
VALOR = R$ 2.700,00.

D = Materiais de expediente.
C = Estoque de materiais de expediente.
VALOR = R$ 1.900,00.

  • Após a apuração do lucro antes do IR e da CSLL, deverá ser feita a provisão de ambos os impostos utilizando os percentuais de 15% para o IR e de 9% para a CSLL. Verificar, ainda, se cabe a aplicação do adicional de IR com alíquota de 10%.

Para o cálculo e a compreensão sobre a origem dos valores, observar o Quadro 4.18, que traz a DRE ajustada a partir dos lançamentos de correção dos itens 2.1 a 2.4.

Valor do lucro antes do IR e da CSLL = R$ 144.370,00.

Alíquota do IR = 15%

Valor do IR = R$ 21.655,50.

Alíquota da CSLL = 9%

Valor da CSLL = R$ 12.933,30.

  • Na DRE, deverá ser apresentado o valor das participações constante do item 3.

Para o cálculo e a compreensão sobre a origem dos valores, observar o Quadro 4.18, que traz a DRE ajustada a partir dos lançamentos de correção dos itens 2.1 a 2.4.

Valor do lucro após o IR e a CSLL = R$ 108.721,20.

Percentual de participação = 8%.

Valor calculado da participação = R$ 8.777,70.

  • A empresa conta com 50.000 ações relativas ao seu capital social e deverá ser elaborada de acordo com a legislação societária e as normas contábeis aplicáveis, devendo apresentar somente grupos e contas com saldo diferente de zero.
Quadro 4.18 | DRE ajustada pelos lançamentos dos itens 2.1 a 2.4
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO EM 31/12/X1
EMPRESA X.Y.Z. COMÉRCIO DE ELETRODOMÉSTICOS S/A
RECEITA OPERACIONAL BRUTA 1.240.000,00
Vendas de mercadorias 1.240.000,00
(-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA 272.800,00
Impostos sobre vendas 272.800,00
RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA 967.200,00
(-) CUSTO DAS VENDAS 520.800,00
Custo das mercadorias vendidas 520.800,00
LUCRO BRUTO 446.400,00
(-) DESPESAS OPERACIONAIS 302.030,00
Despesas com vendas 43.400,00
Comissões 18.600,00
Propaganda e Publicidade 24.800,00
Despesas gerais e administrativas 304.600,00
Folha de pagamento 162.400,00
Encargos sobre a folha 32.800,00
Aluguéis 21.300,00
Materiais de expediente 10.140,00
Materiais de limpeza 5.200,00
Manutenções 12.900,00
Água, luz e telefones 6.740,00
Comunicações e internet 3.900,00
Combustíveis 3.580,00
IPVA 2.240,00
Depreciações e amortizações 30.900,00
Perdas com créditos de liquidação duvidosa 12.500,00
Despesas financeiras (740,00)
Tarifas bancárias 3.050,00
Juros passivos 2.830,00
Juros ativos (1.840,00)
Descontos obtidos (4.780,00)
Outras receitas operacionais (45.230,00)
Ganhos de equivalência patrimonial (8.500,00)
Outras receitas operacionais (36.730,00)
RESULTADO ANTES DAS PROVISÕES PARA IRPJ E CSLL 144.370,00
(-) PROVISÕES PARA O IRPJ 21.665,50
Provisão para IRPJ 21.665,50
(-) PROVISÃO PARA A CSLL 12.993,30
Provisão para a CSLL 12.993,30
LUCRO ANTES DAS PARTICIPAÇÕES 109.721,20
(-) PARTICIPAÇÕES ESTATUTÁRIAS 8.777,70
Participações estatutárias - de empregados 8.777,70
LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO 100.943,50
Lucro por ação* 5,05
(*) A empresa conta com 50.000 ações.Fonte: elaborado pelo autor.

Os valores destacados em negrito se referem às contas que receberam valor a partir dos lançamentos de correção dos itens de 2.1 a 2.4.

AVANÇANDO NA PRÁTICA

Conciliação contábil do encerramento do exercício

A empresa Tal Indústria Alimentícia S/A apresentou o seguinte Balancete de Verificação relativo às suas contas de resultado antes do seu encerramento.

Quadro 4.19 | Balancete de Verificação da empresa Tal S/A
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO - CONTAS DE RESULTADO
Venda de mercadorias 4.500.000,00
Impostos sobre as vendas 990.000,00
Custo das mercadorias vendidas 1.890.000,00
Comissões sobre vendas 67.500,00
Propaganda e publicidade 90.000,00
Folha de pagamento 463.900,00
Encargos sobre a folha 93.200,00
Aluguéis 89.670,00
Materiais de expediente 32.740,00
Materiais de limpeza 10.500,00
Manutenções 48.250,00
Água, luz e telefones 24.300,00
Comunicações e internet 17.840,00
Combustíveis 16.900,00
IPVA 8.290,00
Depreciações e amortizações 81.300,00
Tarifas bancárias 9.430,00
Juros passivos 16.320,00
Juros ativos 24.300,00
Descontos obtidos 6.700,00
Outras receitas operacionais 28.340,00
Fonte: elaborado pelo autor.

Durante o processo de conciliação prévia ao encerramento das contas de resultado, foram encontrados alguns problemas. São inconsistências que precisam ser solucionadas antes do encerramento do exercício e do levantamento das demonstrações financeiras:

  1. Na conciliação de caixa, observou-se que havia um registro no controle interno relativo à despesa com manutenções de equipamentos não registrada pela contabilidade, cujo valor pago à vista pelo caixa foi de R$ 2.870,00.
  2. Na conciliação bancária, observou-se que havia um débito na conta no valor de R$ 2.674,00, em dezembro, relativo aos juros decorrentes do uso do limite da conta, que a contabilidade não havia lançado.
  3. O direito de uso das marcas utilizadas pela empresa, contratado junto aos seus proprietários, não foi amortizado no exercício. O valor deste direito é de R$ 120.000,00, e o prazo é de cinco anos.
  4. Foi encontrada uma nota fiscal de venda registrada pela contabilidade, porém sem a provisão dos respectivos impostos incidentes: Pis no valor de R$ 1.650,00, Cofins no valor de R$ 7.600,00 e ICMS no valor de R$ 18.000,00.

Diante dos problemas encontrados, você deverá executar as seguintes atividades:

  1. Demonstrar como ficariam os lançamentos relativos às correções dos problemas apontados pela conciliação contábil apresentados nos itens 1 a 4.
  2. Apresentar o novo Balancete de Verificação, em uma planilha de Excel, com as devidas correções nos valores das contas afetadas. Deixar em negrito os valores que foram ajustados, para melhor visualização.

Todos os conteúdos necessários estão disponíveis na seção, então bons estudos.

Para a solução do item a, você deve efetuar os lançamentos de correção dos problemas apresentados entre os itens 1 e 4 da situação-problema.

Solução
Item 1
D = Manutenções.
C = Caixa.
VALOR = 2.870,00.

Item 2
D = Juros passivos.
C = Contas correntes bancárias.
VALOR = 2.674,00.

Item 3
D = Depreciações e amortizações.
C = Amortização acumulada – direito de uso de marca.
VALOR = R$ 24.000,00*.
(*) Refere-se à divisão do valor do contrato de R$ 120.000,00 pelo prazo de cinco anos.

Item 4
D = Impostos sobre vendas.
C = Pis a recolher.
VALOR = R$ 1.650,00.

D = Impostos sobre vendas.
C = Cofins a recolher.
VALOR = R$ 7.600,00.

D = Impostos sobre vendas.
C = ICMS a recolher.
VALOR = R$ 18.000,00.

Para a solução do item b, você deve refletir estes lançamentos em cada conta do Balancete de Verificação apresentado no Quadro 4.18, inserindo novas contas, caso for necessário

Solução

Quadro 4.20 | Balancete de Verificação ajustado
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO - CONTAS DE RESULTADO
Venda de mercadorias 4.500.000,00
Impostos sobre as vendas 1.017.250,00
Custo das mercadorias vendidas 1.890.000,00
Comissões sobre vendas 67.500,00
Propaganda e publicidade 90.000,00
Folha de pagamento 463.900,00
Encargos sobre a folha 93.200,00
Aluguéis 89.670,00
Materiais de expediente 32.740,00
Materiais de limpeza 10.500,00
Manutenções 51.120,00
Água, luz e telefones 24.300,00
Comunicações e internet 17.840,00
Combustíveis 16.900,00
IPVA 8.290,00
Depreciações e amortizações 105.300,00
Tarifas bancárias 9.430,00
Juros passivos 18.994,00
Juros ativos 24.300,00
Descontos obtidos 6.700,00
Outras receitas operacionais 28.340,00
Fonte: elaborado pelo autor.
Bons estudos!

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