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Você foi desafiado a registrar os fatos contábeis apresentados na situação-problema e atualizar o Balancete de Verificação apresentado no Quadro 4.21.
Durante o processo de conciliação contábil, foram identificadas algumas inconsistências na contabilidade de uma empresa da área industrial. Todas as inconsistências se referem a eventos passados e dizem respeito a escriturações já entregues via protocolo junto ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
Os erros identificados não justificam a substituição dos arquivos digitais, sendo suas correções executadas a partir de lançamentos contábeis.
Os erros a serem corrigidos são os listados a seguir:
Diante dos problemas apontados, seu desafio consiste em indicar o tipo de lançamento de correção de acordo com o que determina a legislação: estorno, transferência ou complementação, além de indicar o lançamento a ser executado, considerando a formalidade do Livro Diário quanto à indicação da conta devedora, conta credora, histórico e valor.
Erro 1
Lançamento do tipo Transferência.
Débito: estoque de material de limpeza.
Crédito: despesa de material de limpeza.
Histórico: correção de lançamento lançado equivocadamente como despesa, enquanto a aquisição fora para a estocagem de material de limpeza.
Valor: R$ 4.150,00.
Erro 2
Lançamento do tipo Complementação.
Débito: custo dos produtos vendidos.
Crédito: estoque de mercadorias.
Histórico: complementação do valor relativo à baixa de custo dos produtos vendidos lançado a menor no momento da baixa do estoque.
Valor: R$ 10.000,00.
Erro 3
Lançamento do tipo Estorno.
Débito: bancos conta movimento.
Crédito: tarifas bancárias.
Histórico: Estorno de lançamento efetuado de forma duplicada.
Valor: R$ 500,00.