Comentários
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
Um dos grandes desafios do gestor de saúde é assegurar que a capacitação de seus colaboradores melhore os resultados da organização. Mas, por onde iniciar? No decorrer da seção, você percebeu que as prioridades para tomada de decisão, como a realização de metas ou ações, nascem de uma necessidade emergente. Sendo assim, um caminho possível seria conhecer as principais lacunas dos processos e, assim, direcionar os treinamentos de forma mais assertiva. Existem outras possibilidades que você pode explorar. Lembre-se: para melhorar os processos, exige-se também criatividade.
Em um determinado serviço de saúde, um paciente foi internado com uma doença crônica metabólica, conhecida como Diabetes Mellitus (DM), a qual necessita de restrição da dieta para controle da glicemia (açúcar no sangue). Mesmo recebendo todos os cuidados da equipe multiprofissional, a glicemia não melhora. Ao passar visita ao paciente, você observa embalagens de guloseimas e doces que não são permitidos ou fornecidos pela instituição nas dependências do quarto. O que você faz nesta situação?
Existem muitas possibilidades de abordagem para esta situação. Uma possível seria descobrir de onde estão vindo as guloseimas e os doces. É um familiar que traz para o paciente? Ou existe um outro esquema de envio “clandestino”? Uma vez feita a descoberta, é necessário elaborar uma estratégia para resolver a situação. Vale ressaltar que este seria um bom exemplo de inserir o paciente e a família no processo de segurança do paciente. Agora é com você!