.jpg)
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
sem medo de errar
Ao ser chamado para prestar assessoria de qualidade para um serviço de vacinas, você se depara com o seguinte problema: perdas de vacina por vencimento ou por falha na temperatura do refrigerador. Qual caminho seguir?
Poderia propor que haja um melhor rodízio entre os lotes de vacinas e comprar um novo refrigerador, mas será que este é o problema real? Será mesmo o problema primário, ou é a consequência de processos mal definidos ou seguidos?
Desse modo, o primeiro caminho seria conhecer os processos a partir do mapeamento deles. Para isso, você poderia escolher o melhor método; depois, seguir as etapas de mudanças de melhorias até a sua implantação e refinamento. Agora é com você, pois, a partir do que discutimos, você tem plenas condições de propor algo.
Avançando na prática
Mudança sem melhoria efetiva no processo
Como você viu no decorrer da seção, a mudança de melhoria tem um caminho metodológico a seguir para ter mais possibilidade de se chegar ao resultado que almejamos. Para compreendermos melhor esse contexto e correlacionarmos com a sua prática profissional, imagine-se no papel de um profissional de saúde recém-chegado em uma importante organização de saúde e que busca por melhoria contínua da qualidade.
Na primeira reunião que você participa, são apresentados os resultados do último semestre, assim como são reportadas as mudanças implantadas que não refletiram em melhoria. O responsável pela reunião passa todos os dados e pede que você o ajude na busca de uma solução. Você questiona como é o acompanhamento dos processos de mudança, e recebe a seguinte resposta: visualizamos a mudança pelos resultados dos indicadores ao fim do mês. Esta é uma forma assertiva de acompanhar os processos de mudanças de melhoria? O que você pode propor para que a mudança gere melhoria?
Na presente situação, o que chama atenção é o fato de a organização ter disposição para as mudanças de melhoria, mas não gerar o resultado esperado. Existem algumas abordagens que você poderia optar, por exemplo, questionar se o mapeamento foi realizado corretamente e se a solução proposta tem consonância com o problema. Outra possibilidade seria propor que se faça uma auditoria dos processos para acompanhamento, pois pode ser que eles estejam corretos, mas não aconteçam devido à ausência de gerenciamento.