Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Eventos adversos

Emanuel Nunes

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

sem medo de errar

Na situação apresentada, você foi contratado para assumir atendimentos em uma clínica de idosos, com o histórico de que no serviço acontecem quedas de idosos, mas nenhum dado à sua disposição para fazer qualquer tipo análise. Diante disso, o que você poderia fazer? Um dos caminhos possíveis seria um levantamento retrospectivo dos prontuários dos idosos da clínica em busca de evidências de queda. Após o levantamento, poderia fazer a compilação dos dados e transformá-los em números compreensíveis para análise, para comparação posterior. Um segundo momento seria pensar, junto à equipe, um plano de ação para evitar novas quedas, o qual pode incluir a classificação de riscos, cabeceiras elevadas dos leitos, e assim por diante. Não se limite aqui, pense em mais intervenções para melhorar o atendimento da clínica. Lembre-se de que esse poderia ser um caminho para resolução desta situação, mas você poderá indicar outras perspectivas, vá em frente!

Avançando na prática

Como calcular taxa de eventos adversos?

A epidemiologia é uma disciplina que nos ajuda a compreender uma doença ou um fenômeno através de sua frequência. Para contextualizar esse momento, você é convidado para ajudar um serviço de saúde a calcular a sua taxa de eventos adversos, para tanto, ele coloca à sua disposição os dados dos últimos 12 meses, os quais foram colhidos dos relatórios de notificação que são encaminhados ao serviço de qualidade pelos departamentos do serviço de saúde. No total de 1.589 pacientes, 269 apresentaram algum tipo de evento adverso. Como você faria esse cálculo? E qual seria a taxa de eventos adversos desse serviço?

No contexto apresentado, você foi convidado para calcular a taxa de eventos adversos de uma instituição. Os seguintes dados foram deixados à sua disposição: 1.589 pacientes atendidos em 12 meses, dos quais 269 apresentaram algum tipo de evento adverso. Num primeiro momento, você poderia usar a fórmula para taxa de evento adverso e realizar o cálculo.

Número de pacientes com EA Número de pacientes da amostra ×100

No caso apresentado, a taxa de eventos adversos será de 17,9, ou seja, a cada 100 pacientes atendidos no serviço, 17,9 sofrem algum tipo de dano, o que é um dado alarmante. Você ainda tem muito por fazer. Quais são os principais eventos e como eles acontecem? Agora é com você!

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!