Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Indicadores de qualidade e ferramentas da gestão

Emanuel Nunes

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

sem medo de errar

Na situação-problema, você vive o papel de um profissional que está à frente de uma equipe com histórico de resistência às mudanças. O que você faria para melhorar a adesão desta equipe no contexto da gestão por indicadores? Uma das possibilidades seria você integrar a equipe, fazer com que todos se sintam parte de um time e mostrar que suas opiniões têm muito valor para os gestores. Para tanto, poderia utilizar o brainstorming, por se tratar de uma ferramenta de fácil aplicação e resultados imediatos. Essa seria uma alternativa, pois os colaboradores podem participar e se sentirem mais valorizados e, por conseguinte, haveria maior adesão ao novo processo. Este é só um caminho, existem outros que você pode adotar. Não pare, porque, às vezes, a mudança não ocorreu ainda porque estava faltando alguém como você para fazer acontecer.

Avançando na prática

Preciso fazer um indicador de qualidade. E agora?

Todas as organizações de sucesso possuem indicadores bem pensados e acompanhados que fornecem as informações necessárias para alterar o curso, refinar os processos e inovar sempre que necessário. Para contextualizarmos a situação-problema, você é chamado pelo seu coordenador, o qual solicita a sua ajuda para criar indicadores de qualidade para o serviço no qual vocês atuam. Por onde começar esse processo? Qual caminho você poderia seguir?

Nesta situação, você precisa ajudar o seu gestor a criar indicadores de qualidade para o serviço em que vocês atuam. Então, por onde iniciar esse processo? Uma possibilidade assertiva seria responder às quatro perguntas básicas: o que monitorar? Como e quais dados coletar? Qual indicador acompanhar? Qual é a meta do indicador? Respondendo a essas questões você já tem um grande ponto de partida para desenvolver um bom indicador de qualidade. Agora é com você.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!