
Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
sem medo de errar
Na presente situação-problema, você se depara com um evento adverso em curso: um paciente acaba de sofrer uma broncoaspiração enquanto era alimentado. O que você faria? A primeira possibilidade é mitigar o evento adverso. Como estão as condições do paciente? Houve piora do quadro clínico? O que será preciso fazer? Portanto, é necessário assegurar que o paciente se encontra estabilizado e livre de outros riscos. Num segundo momento, você pode realizar a notificação do incidente e seguir até o fim com o plano de ação e melhoria do seu serviço. Lembre-se de que essa é uma perspectiva para resolver o problema apresentado, agora indique a sua.
Avançando na prática
Recebi uma notificação de incidente no meu serviço. E agora?
Aprender com os incidentes não é um privilégio, mas, sim, uma necessidade de todos os serviços de saúde. É preciso uma mudança de cultura para que os incidentes não se tornem parte da “normalidade”, pois eles não são. Eles precisam ser entendidos e sanados. Para contextualizar esse cenário, imagine que você acaba de assumir o plantão e recebe um relatório de que houve um incidente no seu plantão anterior. O que você faria? Levaria para o lado pessoal, ou tomaria outra atitude?
No contexto da situação-problema, você foi surpreendido com uma notificação de incidente que aconteceu no seu plantão anterior. O que você faria? Levaria para o lado pessoal, ou tomaria outra atitude? Um caminho esperado seria compreender que se trata de uma oportunidade de melhoria, logo é necessário entender como isso aconteceu, quais foram os fatores contribuintes, achar a causa raiz e traçar um plano de ação, a fim de evitar que este mesmo incidente ocorra novamente.
Você poderia imaginar outra saída? Vá em frente e discuta com seus amigos e professores sobre essa possibilidade.