Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Qualidade e segurança do paciente e a equipe multiprofissional

Emanuel Nunes

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

sem medo de errar

Na situação apresentada, você é responsável por um PA com superlotação e aparente desorganização de processos. Um dos principais problemas é que não há um critério de atendimento. Sendo assim, o que você pode fazer? Um caminho interessante é conversar com todos os colaboradores envolvidos e colocar a sua impressão, discutir e buscar soluções em conjunto para melhoria do processo. Muitas vezes, já existem soluções validadas, mas não significa que darão certo no seu serviço, por isso é importante conhecer o serviço que gerencia, as lacunas, os processos mal desenhados, e assim por diante. A melhor solução é aquela que atende em plenitude o problema.

Uma possibilidade para esta problemática seria a implementação de uma classificação dos pacientes/clientes, para que possam ser atendidos conforme a necessidade ou gravidade. Você consegue imaginar outra resolução para tais questionamentos? Vá em frente, a partir do que discutimos, você tem todos os subsídios para isso. 

Avançando na prática

Serviço acreditado ou não?

A acreditação dos serviços de saúde é um processo pelo qual se certifica a instituição pelos serviços de qualidade prestados aos seus clientes, para tanto é necessário comprovar a sua qualidade por meio dos critérios apresentados pela certificadora. Um serviço acreditado traz uma sensação maior de segurança, pois sabe-se que aquele serviço é fiscalizado e que, se ele não cumprir com os padrões estabelecidos, perderá o selo de qualidade. Já se sabe que um serviço de saúde acreditado é capaz de comprovar a sua qualidade. Para trabalharmos essa temática, usaremos o contexto de um profissional que deveria realizar pesquisa de mercado para contratação de serviços de saúde para os colaboradores de uma microempresa.

Você recebeu uma demanda para escolher convênios de saúde para os seus colaboradores e foi instruído por seu supervisor a escolher o convênio mais barato. Ao fazer a busca, você verifica que os serviços deste mais “em conta” não tem nenhum nível de acreditação. Qual argumento você levaria para o seu supervisor para não contratar um serviço sem acreditação?

Existem inúmeras abordagens possíveis, mas uma básica seria demonstrar que os colaboradores estariam em “mãos” mais seguras, pois os serviços acreditados possuem métodos seguros de assistência; em outras palavras, há uma possibilidade menor de causar danos desnecessários. Prezando pelo bem-estar dos colaboradores, um serviço acreditado seria a melhor opção, mesmo não sendo mais “em conta”. Agora que já vimos essa perspectiva de abordagem, aponte a sua. 

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!