Comentários

0%

FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

GERENCIAMENTO DE PROTOCOLO E QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE

Emanuel Nunes

Fonte: Shutterstock.

Deseja ouvir este material?

Áudio disponível no material digital.

sem medo de errar

Contextualizando a situação-problema, você está no papel de um gestor que é chamado para resolver um incidente que envolveu o serviço de nutrição e dietética (SND). Na ocasião, foi servida uma dieta geral a um paciente que precisava de uma dieta hipossódica, logo ele apresentou um pico hipertensivo e precisou ser medicado. Você precisa tomar algumas decisões para ajustar esse processo e evitar este tipo de incidente. Um caminho interessante seria realizar um mapeamento de processo para compreender o funcionamento do SND e visualizar as lacunas e as oportunidades de melhoria.

Na situação-problema, foi verificado que não havia registros ou fluxos específicos para dietas especiais, apenas comunicação verbal. Neste caso, uma opção seria descrever um processo considerando a linha do cuidado, um fluxo que se inicia com a solicitação da dieta especial, passa pela preparação e termina na dispensação. Vale lembrar que em cada etapa existe um processo que complementa o próximo e mantém a continuidade, então, ainda existe muito por fazer nesta situação. Agora é com você! 

Avançando na prática

Melhorando a qualidade da assistência em enfermaria de adulto

As pessoas procuram o serviço de saúde porque estão com algum distúrbio ou sintoma, e são internadas de acordo com sua situação clínica. Todo e qualquer paciente internado, no entanto, tem risco de sofrer uma piora clínica, que pode ser decorrente do processo natural da doença ou por outro motivo, como um incidente. Para contextualizar essa situação, você é um profissional recém-contrato para ajudar nos treinamentos dos novos profissionais de saúde e nas equipes do serviço. Para se realizar um treinamento, também é preciso ter dados que o justifiquem. Sendo assim, ao analisar um indicador, você percebe que 90% dos pacientes que sofreram parada cardiorrespiratória na enfermaria evoluíram para óbito. Diante disso, qual seria o seu plano de ação para reduzir esse tipo de mortalidade?

Na situação apresentada, você está responsável pelos treinamentos da equipe de saúde de um serviço e se depara com um indicador alarmante de mortalidade dos pacientes que sofreram parada cardiorrespiratória na enfermaria: cerca de 90% foram a óbito. Como você pode ajudar a reduzir esse número? Uma boa opção seria idealizar um time de resposta rápida (TRR) para atuar neste caso fora das áreas críticas, manter esse time sempre atualizado e capacitado e, assim, melhorar o atendimento. Outro caminho seria capacitar a própria equipe da enfermaria, considerando que se trata de uma intercorrência comum no setor.

Bons estudos!

AVALIE ESTE MATERIAL

OBRIGADO PELO SEU FEEDBACK!