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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

Manifestações sociais por meio das multimodalidades de linguagem

Fabiana Costa Dias

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Fonte: Shutterstock.

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sem medo de errar

Para resolver esse desafio, você precisa levar em consideração a aprendizagem inclusiva, ou seja, aquela em que todos os alunos possam participar e se desenvolver, considerando as singularidades e a pluralidade de relações que eles estabelecem com os conhecimentos. Além disso, a proposta elaborada por você deve ser significativa para o estudante, pois isso faz com que o interesse na realização seja ainda maior. Todo esse processo se faz ainda mais relevante se a aprendizagem for colaborativa, de modo que os alunos, os protagonistas, colaborem uns com os outros nas trocas de informações, nas ideias e nas opiniões, que culminam na troca de conhecimento.

Para isso, ter acesso a relatórios, portfólios ou outros registros dos alunos durante a educação infantil pode contribuir para a compreensão da história de vida escolar dessas crianças e, consequentemente, do modo como aprendem. Daí a importância de manter um diálogo profícuo com professores, pois assim você pode reconhecer as identidades desses alunos e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem.

Uma das várias possibilidades de atividade que temos para o primeiro ano é a produção de um vídeo para ser transmito em um canal da escola, ou na página da escola, atividade que pode proporcionar o conhecimento do funcionamento da linguagem oral, sobretudo pelos gêneros recado, aviso, convite ou receita. Aqui, foram selecionados esses quatro gêneros da vida cotidiana, que podem entrar para a prática escolar de forma significativa; para isso, a sala poderá ser dividida em quatro grupos, ou mais, dependendo da quantidade de alunos, de modo que cada grupo fique responsável pela elaboração de um gênero (ou o mesmo gênero para dois grupos distintos).

Esses gêneros constituem terreno fértil para você trabalhar a multimodalidade. Agora, vamos elencar algumas possibilidades, mas você, provavelmente, também pensou em outras:

Perceba que os gêneros, e aí precisamos retomar o conceito de gênero trazido por Bakhtin (2003), são relativamente estáveis e, em um aviso, pode conter um recado (chegar no horário, por exemplo), assim como na receita (não substituir por outro ingrediente ou apresentar uma lista de substituições), ou também no (trazer um quilo de alimento, etc.).

Além disso, os quatro gêneros sugeridos podem “conversar” entre si; o convite pode apresentar um evento da escola, o aviso comunicar uma mudança no evento, o recado chamar a atenção para uma exigência do evento e a receita apresentar uma receita que se relacione com a temática do evento. Vale ressaltar que toda a produção linguística e não linguística será feita em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, assim como a edição e a versão final do vídeo.

Todas as etapas da atividade devem acontecer de forma colaborativa: o que produzir, como produzir, quais elementos farão parte do vídeo, como o texto será organizado, quem falará o que, quem realizará uma ou outra performance, qual suporte digital será utilizado para a produção e a circulação do vídeo, bem como os meios de divulgação dessa produção.

Avançando na prática

Analisando o gênero oral

Você escolheu um gênero que se origina na escrita para ser produzido oralmente na atividade proposta na situação-problema anterior. Agora, o seu desafio é pensar em modos de análise das características presentes nos gêneros selecionados, pois você verificou que alguns problemas na produção dos vídeos ainda ficaram, mesmo após a edição; essa análise pressupõe também a observação crítica do comportamento dos próprios alunos em relação à atividade e à postura frente à produção oral: estavam atentos ao planejamento da atividade? Contribuíram de forma satisfatória com as ideias para a atividade? Esperaram a troca de turnos? Elaboraram questionamentos para os colegas e para o professor durante a elaboração? Utilizaram a entonação adequada, com ênfase quando necessário? Priorizaram a variedade linguística exigida pelo gênero textual selecionado?

Essa situação-problema requer um olhar avaliativo sobre a atividade que foi elaborada e realizada de forma colaborativa entre alunos e professores. Esse modo de voltar ao texto produzido promove uma aprendizagem ativa e centrada no estudante, pois é ele quem vai apontar o que precisa ser mudando nas próprias atividades ou em atividades futuras.

Comece questionando a própria participação deles na elaboração da atividade – certamente você terá registros de todos os passos da realização das tarefas, pois isso é fundamental para o processo avaliativo de cada criança –, se trouxeram ideias pertinentes ao proposto, se respeitaram a opinião dos demais, etc. Outro ponto importante para chamar a atenção dos alunos nesse momento é a relevância de questionarmos algo quando não entendemos, a fim de esclarecermos ao máximo nossas dúvidas e de construirmos nosso conhecimento.

Ao assistirem ao vídeo, os alunos poderão analisar se usaram a entonação adequada para chamar a atenção dos espectadores, se a postura na tela foi a melhor escolha e se as imagens que apresentaram contribuíram positivamente para o objetivo da divulgação dos vídeos. Tudo isso precisa estar atrelado à variedade linguística adequada para os gêneros escolhidos, sem se esquecer de ter cautela com as variedades inadequadas, a fim de que o preconceito linguístico não seja instalado.

É uma situação de aprendizagem desafiadora e coerente com o que se espera dos alunos nessa etapa escolar, pautada em estratégias de comunicação verbal e não verbal que assegurem o entendimento para todos os alunos.

Bons estudos!

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