lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc dignissim euismod urna tincidunt sagittis. Vivamus id vehicula eros, non scelerisque eros.

Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
sem medo de errar
Todo o conhecimento adquirido nesta seção deve embasar a proposta que resolverá esta situação-problema. A própria BNCC nos traz que, na produção de textos orais, é preciso ter o cuidado de “produzir textos pertencentes a gêneros orais diversos, considerando-se aspectos relativos ao planejamento, à produção, ao redesign, à avaliação das práticas realizadas em situações de interação social específicas” (BRASIL, 2018, p. 79). Assim, precisamos ter o cuidado de planejar, juntamente com os alunos, práticas que envolvam gêneros que circulem nas mídias digitais, que sejam multimodais, tanto multissemióticos, quanto multimidiáticos.
Você tem a opção de escolher entre as competências específicas de Língua Portuguesa para o ensino fundamental. É possível selecionar, por exemplo, a competência 2, em que a linguagem amplia a possibilidade de participação em uma comunidade letrada, ou a competência 3, que prioriza a produção de textos orais, escritos e multissemióticos que circulam nas diferentes mídias; vale ressaltar que outras competências poderiam embasar sua atividade, isso dependerá do objetivo que você pretende alcançar (ajuste o seu planejamento, se necessário). A partir dessas competências, você pode elencar algumas habilidades, como as habilidades 9, 10, 11, 12 e 13 de Língua Portuguesa no ensino fundamental, que vai do 1° ao 5° ano. Tais habilidades envolvem a expressão oral com clareza, com tom de voz audível e ritmo adequado; a escuta de professores e colegas, a fim de elaborar questões e de buscar esclarecimento, se for o caso; o respeito aos turnos de fala, buscando tratamento de acordo com o interlocutor; a observação dos recursos não verbais que enriquecem a produção oral, como o olhar, o riso, os gestos e outros movimentos corporais; e a compreensão da finalidade da produção oral, informando, opinando e relatando experiências.
Perceba que todas essas habilidades podem começar a serem desenvolvidas desde o 1° ano, mediante interações orais de negociação da atividade, ou durante a elaboração das atividades, na definição da ordem de apresentações e nos questionamentos. Práticas, muitas vezes simples – mas pautadas no protagonismo dos alunos em seu aprendizado –, podem desenvolver habilidades que sustentarão o desenvolvimento de competências por todos os anos escolares e para além da escola.
Em acordo com os alunos, você pode propor a recontagem de histórias, a recitação de poesias, a cantiga, atentando para a melodia, o ritmo e a entonação. Em consonância com essa prática, os alunos podem ilustrar os poemas, as histórias e as cantigas, podem, também, gravar vídeos para serem projetados na escola ou divulgados em grupos de estudantes e famílias, ou, ainda, gravar podcasts para circular em plataformas, opinando sobre os textos lidos, além da recontagem.
Avançando na prática
Edição de vídeos e áudios
Considerando o mesmo contexto de aprendizagem, após a produção de áudio e de vídeo dos alunos, você se depara com um conteúdo bastante extenso, que, por esse motivo, não pode ser colocado na página da escola, nem pode ser projetado ou colocado nas plataformas. Diante desse problema, você precisa, juntamente com os alunos, editar esses textos. Como você conduziria isso? Como utilizaria das tecnologias digitais e de outros recursos tecnológicos para potencializar a aprendizagem dos alunos e estimular uma atitude investigativa e crítica sobre o conteúdo que eles produzem?
A BNCC traz como sugestão a edição de textos a partir de ferramentas que deem conta de revisar e editar textos, vídeos e áudios. Algumas escolas têm ferramentas, softwares, plataformas, etc., que permitem realizar esse tipo de trabalho. Construa um ambiente de aprendizagem em que os alunos sejam os protagonistas na solução dos problemas, de modo que eles se posicionem e tomem decisões.
Junto aos alunos, levante os seguintes questionamentos:
- a linguagem utilizada na produção dos vídeos e dos áudios é adequada para o objetivo da interação?
- a troca de turnos foi adequada e fluiu de um para outro interlocutor?
- a entonação da voz, o ritmo, para os áudios, e as expressões corporais dão sustentação ao vídeo?
Dadas as análises em relação à prática da oralidade, atente para as questões tecnológicas:
- os vídeos e os áudios são longos ou curtos demais?
- os vídeos possuem boa luminosidade?
- os áudios estão bem audíveis?
- as ilustrações são visíveis nos vídeos?
Esses e outros questionamentos podem direcionar toda a edição técnica desse material produzido e as ferramentas e softwares ajudam, e muito, nesse processo. Cortar um vídeo, limpar um áudio, intercalar com imagens, enfim, todo o design pode ser feito em programas de edição de vídeo, por exemplo. Não tenha receios de pedir ajuda a outros professores.
Após todo esse trabalho de revisão e edição, os áudios e os vídeos podem ser publicados.