lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc dignissim euismod urna tincidunt sagittis. Vivamus id vehicula eros, non scelerisque eros.

Fonte: Shutterstock.
Deseja ouvir este material?
Áudio disponível no material digital.
sem medo de errar
A arte é um direito humano, como nos mostrou Candido (2004) nesta seção! E esse é um argumento bastante válido para que as diferentes manifestações artísticas circulem na sala de aula, desde as mais consagradas até as mais simples, cotidianas. Músicas e canções populares marcaram a nossa infância e estão bem presentes no cotidiano da escola, podendo ser um importante gênero para a apresentação do sarau, principalmente por ser, provavelmente, uma das primeiras apresentações artísticas que a criança irá desenvolver.
Mesmo com a presença de músicas e canções popularmente conhecidas, você pode pensar, também, na produção de versos pelos próprios alunos, seja em continuidade de textos já existentes, seja originados a partir da própria autoria dos alunos. As rodas de versos podem despertar nas crianças o anseio para a produção da poesia falada, pois um verso por ela elaborado provocará o colega a criar outro, e assim a roda vai se formando.
Essa atividade com versos coloca a criança frente a diferentes formatos de poesia, que podem ter uma métrica predefinida ou não, podem ser maiores ou menores, com uma temática já definida ou não... É possível traçar todos esses detalhes a partir de conversas com as próprias crianças, após o contato com diferentes poesias. Apresente poesias que também provocam em você a fruição da leitura, os alunos sentem quando o texto que lemos é significativo para nós.
Acrescente outras tecnologias para a apresentação da sua turma, as tecnologias contribuem tanto para garantir a inclusão e o desenvolvimento das competências e habilidades quanto para favorecer o aprendizado e apoiar a apresentação artística-cultural da qual eles participarão. Dessa forma, você contribuirá para a produção da linguagem multimodal, incluindo imagens, vídeos, músicas e poesia no mesmo evento.
Não se esqueça de que a apresentação oral exige alguns elementos que lhes são próprios, como a expressão corporal, a entonação da voz, os gestos, movimentos da cabeça, a troca de turnos entre os versos, tudo isso precisa ser passado para a criança, pois faz parte do aprendizado dos gêneros orais.
Avançando na prática
Sarau: outras participações
Durante a produção da roda de versos para a apresentação do sarau, alguns alunos não se identificaram com o gênero poesia e suas características: a elaboração do verso, a escolha do colega para jogar o verso, a apresentação pública “ao vivo” do poema... E se manifestaram argumentando que queriam produzir outro gênero. Sabemos que muitos textos são trabalhados em sala de aula, nos mais variados gêneros; no primeiro ano do ensino fundamental, a literatura está sempre presente, seja pelos contos clássicos ou pelos contos contemporâneos, assim como muitas canções e músicas populares, que são de bastante agrado das crianças. Diante disso, você, um professor comprometido com a aprendizagem dos alunos e certo de que a participação de todos é importante e necessária, dialoga com seus alunos sobre outras possiblidades de participação, respeitando as diferentes identidades e desejos da turma. Nessa discussão, você propõe a eles que, juntos, elaborem outras formas de participação no sarau. De que maneira você conduziria isso? Quais os direcionamentos você daria para ser um início de resolução desta situação-problema, objetivando a participação e a inclusão de todos os alunos na apresentação do sarau?
Fazer uma apresentação oral para outras pessoas não é uma tarefa fácil. Muitos se sentem intimidados para falar em público nos primeiros anos escolares, sobretudo quando começam as perceber que falar para os outros os coloca em uma situação de “julgamento” e avaliação (até mesmo por parte do professor).
Desconstruir esses incômodos é um processo para o qual a escola pode contribuir, sobretudo pela não obrigatoriedade das participações em atividades que exponham as crianças. Ao mesmo tempo, é preciso estimulá-las a participarem, apontando potencialidades que podem ser um diferencial nas suas práticas de oralidade. Incentivar o trabalho coletivo também pode ser um bom recurso para este processo, pois as crianças sentem-se estimuladas também por outros colegas.
Por se tratar de um encontro artístico-cultural, você pode provocar os alunos a pensarem sobre outras possibilidades de participação, retomando livros literários e histórias que foram discutidos em sala de aula e dialogando com eles sobre maneiras de aproveitar o que já conhecem da literatura para usarem no sarau. Dessas discussões com os alunos, você pode acrescentar o uso de tecnologias digitais como apoio para a resolução do problema. Ao lançar para os alunos esse desafio, outras opções de atividades de oralidade surgirão, pois eles relevarão outros gostos, o que pode resultar em apresentações bastante ricas para o sarau.