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FOCO NO MERCADO DE TRABALHO

O eixo oralidade nos documentos oficiais

Fabiana Claudia Viana Costa Dias

Fonte: Shutterstock.

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Entendemos, nesta seção, o quão importante é ter bem traçadas as diretrizes de trabalho e, a partir da Base, desenvolver as práticas de sala de aula que priorizem a produção de saberes e de conhecimento. Assim, você pode pensar em práticas pautadas nas competências e habilidades previstas na BNCC, no que diz respeito ao 5° ano do ensino fundamental. Sugerimos a habilidade EF05LP13, que traz relação direta entre oralidade e mídias digitais.

Essa habilidade permite que você discuta arte, pela literatura, ou consumo, pelos brinquedos das crianças. Dividir a sala em pequenos grupos, de três ou quatro alunos, e solicitar que eles levem brinquedos de seu cotidiano e expliquem a funcionalidade desses brinquedos, durabilidade, se foi difícil a aquisição, é um meio de trabalhar a argumentação e todos os elementos constituintes da oralidade: troca de turnos, entonação, ritmo, postura física para falarem, adequação das variedades, etc.

Com essa atividade, você estará proporcionando o desenvolvimento da competência 7 das Competências Gerais da Educação Básica, que trata da argumentação e, dentre outras coisas, do consumo responsável. Com que frequência as crianças ganham presentes? De quem? O que desperta nelas o desejo de comprar algum brinquedo? O que fazem com os brinquedos quando não usam mais? Perceba que essa atividade pode ser trabalhada com outras áreas de conhecimento, como a Matemática, para cálculos de porcentagens e representação fracionária, por exemplo, analisando a variação de preços entre os mesmos brinquedos de um ano para outro ou a diferença de preço entre um brinquedo e outro (uma rápida busca em sites de compras revela dados valiosos para serem discutidos em sala de aula), ou a área de Ciências da Natureza, construindo propostas coletivas para um consumo mais consciente e criando soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

A partir de todas essas discussões, e do diálogo com outros professores de áreas distintas, é chegada a hora de produzir vídeos, definir o papel de cada integrante do grupo nessa produção, ajustar local de gravação, som, câmera, que pode ser do celular, e como será desenvolvida a exposição. Perceba que os alunos são os protagonistas desta atividade, mas que o seu papel, enquanto professor da turma, é fundamental para os ajustes necessários de todas as ordens: operacional, tecnológico, linguístico, pedagógico. Pedir o auxílio de colegas neste momento é bem-vindo.

Ajustadas essas questões, é o momento de fazer circular essas produções dos alunos. Crianças falando para crianças produz um efeito diferente das propagandas e críticas feitas por adultos (isso pode ser comprovado pelo vasto número de youtubers que temos atualmente e que cresce em uma velocidade a perder de vista). Você pode postar na própria página da escola, criar um canal no Youtube para esta atividade; lembre-se de que a divulgação é fundamental para que os vídeos sejam vistos e os alunos se sintam motivados.

Avançando na prática

A arte e a literatura nas mídias sociais

Após a realização do trabalho proposto para a publicação nas mídias da escola, foi lançada a proposta de um novo trabalho com tema bastante específico: “a arte e a literatura”. Para essa atividade, há a solicitação de que se apresente apenas uma proposta por turma. Neste momento, você precisa direcionar a proposta já realizada pelos alunos para o campo artístico-literário; esse é o campo que contempla a participação dos alunos em situações de “leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística” (BRASIL, 2017, p. 132). Como sugestões de textos para este campo, a BNCC traz as lendas, os mitos, as fábulas, os contos, as crônicas, a canção, os poemas – que podem ser visuais –, os cordéis, os quadrinhos, as tirinhas, a charge/cartum, dentre outros. Selecione o gênero que permita desenvolver uma atividade de oralidade em que toda a turma participe, que os alunos desenvolvam as competências necessárias, de forma produtiva e segura.

Você pode aproveitar as leituras que propõe para os alunos no cotidiano escolar ou apresentar leituras inéditas, para que novos livros sejam explorados. Esses livros podem conter lendas, mitos, fábulas, contos clássicos ou contemporâneos, crônicas, poemas, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charges/cartuns, enfim, há uma vasta cartela de gêneros textuais à sua escolha, se aposse disso. Após a leitura, os alunos podem apresentar à sala a leitura realizada, abrindo espaços para discussão, apontando os elementos importantes para a análise do livro lido, tanto para uma análise positiva quanto para uma análise negativa. Os demais colegas e o professor podem fazer apontamentos sobre a história, inclusive sobre a postura física, sobre a voz, o ritmo e o turno de fala.

A partir desse momento, você pode separar a sala em trios para que os vídeos sejam produzidos, os alunos podem se alternar na apresentação do livro: em um momento, apresentam a capa e todas as informações editoriais do livro, com detalhe para o autor ou autora; em outro momento, apresentam um resumo da história lida; em outro, mostram as ilustrações e as relacionam com o texto; em outro, dão opinião pessoal sobre a história, o que gostaram, o que não gostaram e como agiriam em determinadas situações.

Depois de produzidos, os vídeos podem ser vistos pela sala para que sejam apontados detalhes a serem editados e, então, o vídeo final pode ser postado no canal ou no site da escola.

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